Ajuda problema com coluna central sem som!

raven83

Power Member
Caros amigos precisava da vossa ajuda!

Tenho um sistema 5.1 da creative o Inspire T5400 ligado a uma Sound Blaster X-fi Pro 5.1 externa.vHoje reparei que a coluna central não tem som nem mesmo no painel de teste de som da Creative.

Andei a mudar as colunas de sitio e desliguei as ligações da placa de som e colunas...
Quando liguei tudo e testei fiquei sem som na coluna central.... (ou pelo menos só notei hoje...mas em Agosto estava bom! lol).

As colunas possuem um cabo jack 3.5 verde, preto e laranja.
O laranja faz subwoffer e coluna central....

Ponho o cabo preto no sitio do laranja e consigo som da coluna central... Portanto não é da coluna ou do subwoofer penso eu...

Alguém me dá uma ajuda?
Será o cabo laranja lixado? Visivelmente não vejo nada mas ja levou uns puxoes :/ em 15 anos lol
Estes cabos são universais de colunas para colunas? Se comprar uns para umas colunas logitech 5.1 ira dar nas minhas?

Será a placa de som? Ando com uns blue screens as vezes no pc e como ela é USB estou desconfiado.Terá um pico de corrente lixado uma ligação quando andei a ligar tudo novamente? Este sinonimo é sintoma de curto circuito?


Neste momento estou apostado (embora com pouca esperança) em desinstalar a placa e instalar os drivers novamente....

As colunas são velhas mas gosto muito delas....pensei em troca-las mas recentemente decidi ficar com elas...

Alguém me consegue ajudar mais?
 
Olá se como dizes com outro cabo funciona, presumo tenhas testado na mesma saida só mesmo a troca de cabo, se foi isso e funciona o problema é o cabo vê as fichas e como é feita a ligação que não deve ser difícil, arranjar cabo para isso.
Se não foi isso que fizeste testa então as fichas e colunas iguais e trocar o cabo para garantir que é esse o problema.
Abraço
 
Olá se como dizes com outro cabo funciona, presumo tenhas testado na mesma saida só mesmo a troca de cabo, se foi isso e funciona o problema é o cabo vê as fichas e como é feita a ligação que não deve ser difícil, arranjar cabo para isso.
Se não foi isso que fizeste testa então as fichas e colunas iguais e trocar o cabo para garantir que é esse o problema.
Abraço


Apercebi-me agora que o som do subwoffer esta a sair pela coluna central apenas...
Estou a desintalar os drivers e instalar tudo novamente.... neste momento vou para o penultimo driver (estou desconfiado com a ultima versao)
Isto é muito estranho...


Actualizaçao... instalei os drivers e o problema e o mesmo....


No teste de som por coluna quando testa o subwoffer da som na coluna central...
Quando testa a coluna central nao da som....


Liguei agora um cado jack to jack na ligaçao laranja do subwoffer a placa de som - consegui som na coluna central no teste da creative no entanto tenho o subwoffer mudo e o som que devia sair pelo subwoffer sai pela coluna central....

Entretanto fui ouvir musica e no controlo de bass o subwoffer responde.... portanto esta bom...
Desliguei o cabo laranja e consigo ter som das colunas todas incluindo a central....

Ou seja neste momento tenho som das colunas todas com o cabo laranja desligado apenas.

Alguem me consegue ajudar a chegar a uma conclusao?

Esta o cabo laranja lixado e na ausencia deste a coluna central funciona a mesmo ficando isto em 5.1 stereo?
 
Última edição:
Pelo que estive a ver o sub é que faz a distribuição pelas outras colunas certo?
Assim sendo verifica do pc para o sub se os cabos estão nos sítios certos porque se estão já deve ser o sub com problemas, mas pode ser que alguém tenha outra ideia.
Cumprimentos
 
Pelo que estive a ver o sub é que faz a distribuição pelas outras colunas certo?
Assim sendo verifica do pc para o sub se os cabos estão nos sítios certos porque se estão já deve ser o sub com problemas, mas pode ser que alguém tenha outra ideia.
Cumprimentos

Sim esta tudo no sitio certo...
Sim as ligaçoes sao todas no subwoffer...

Bem o cabo laranja (subwoffer / central) deve estar lixado...
Ao ouvir musica sem este cabo ligado acabo por ter som das colunas todas tipo stereo a replicar nas colunas todas. Acho que acabo por deixar é de ter efeitos 5.1 quando existe programaçao para isso...

Mas ainda nao consigo perceber o que esta lixado...

A maior suspeita e o cabo laranja
Mas tambem estou desconfiado da placa de som e do subwoffer...

Fiz uma pesquisa online e nao encontro cabos laranja jack 3.5mm este cabo por ser laranja tem alguma propriedade especial ou e um vulgar cabo jack de 3,5mm?
 
Do que vejo no diagrama esse cabo laranja é o do pc para o sub certo? Se é isso tem de ser um cabo com aparentemente por alto 3 pares de fios cada par com a sua ficha, podes sempre tentar com um cabo audio que tenha as mesmas características nas fichas a fazer a vez de cada cabo do pc ao sub para despistar o cabo, a placa se tiveres outro pc experimenta ligar nesse pc provavelmente a placa de som terá saidas para poderes testar.
O cabo ser laranja acho que é só "decorativo"
 
Do que vejo no diagrama esse cabo laranja é o do pc para o sub certo? Se é isso tem de ser um cabo com aparentemente por alto 3 pares de fios cada par com a sua ficha, podes sempre tentar com um cabo audio que tenha as mesmas características nas fichas a fazer a vez de cada cabo do pc ao sub para despistar o cabo, a placa se tiveres outro pc experimenta ligar nesse pc provavelmente a placa de som terá saidas para poderes testar.
O cabo ser laranja acho que é só "decorativo"


É assim da placa de som saem 3 cabos para o subwoffer:

Laranja - coluna central e subwoffer
Preto - colunas traseiras esquerda e direita
Verde - Colunas frente esquerda e direita

A placa de som e externa o cabo da placa de som ao pc e usb!

Experimentei um jack 3.5mm normal a colocar no sitio do cabo laranja:
Ai ele no teste de som da som na central.... mas em vez de dar som no subwoffer da na coluna central.
(em musica fica normal)

Por isso e que acho que o cabo laranja tem uma propriedade qualquer de alternancia do subwoffer / coluna central que um cabo jack normal possa nao ter...

Bem acho que foi mesmo o cabo que se lixou ou com um puxao ou com um curto...
Isto funciona a mesma basicamente.... mas perco o efeito 5.1 quando houver programação para isso....

Nao me estou a ver a dar 15-20 euros por um cabo generico destes...
:( e uma pena pk adorava estas colunas tenho-as a 15 anos mais ou menos
 
Acho que se consegues fazê-lo é o ideal assim garantes a resolução do problema se for do cabo e essas fichas devem ser baratas. Tens é de saber qual a posição de cada cabo na ficha e deve resolver.
 
Back
Topo