1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda problema com coluna central sem som!

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por raven83, 16 de Setembro de 2018. (Respostas: 9; Visualizações: 218)

1. raven83

raven83 Power Member

Caros amigos precisava da vossa ajuda!

Tenho um sistema 5.1 da creative o Inspire T5400 ligado a uma Sound Blaster X-fi Pro 5.1 externa.vHoje reparei que a coluna central não tem som nem mesmo no painel de teste de som da Creative.

Andei a mudar as colunas de sitio e desliguei as ligações da placa de som e colunas...
    Quando liguei tudo e testei fiquei sem som na coluna central.... (ou pelo menos só notei hoje...mas em Agosto estava bom! lol).

As colunas possuem um cabo jack 3.5 verde, preto e laranja.
    O laranja faz subwoffer e coluna central....

Ponho o cabo preto no sitio do laranja e consigo som da coluna central... Portanto não é da coluna ou do subwoofer penso eu...

Alguém me dá uma ajuda?
    Será o cabo laranja lixado? Visivelmente não vejo nada mas ja levou uns puxoes :/ em 15 anos lol
    Estes cabos são universais de colunas para colunas? Se comprar uns para umas colunas logitech 5.1 ira dar nas minhas?

Será a placa de som? Ando com uns blue screens as vezes no pc e como ela é USB estou desconfiado.Terá um pico de corrente lixado uma ligação quando andei a ligar tudo novamente? Este sinonimo é sintoma de curto circuito?

Neste momento estou apostado (embora com pouca esperança) em desinstalar a placa e instalar os drivers novamente....

As colunas são velhas mas gosto muito delas....pensei em troca-las mas recentemente decidi ficar com elas...

Alguém me consegue ajudar mais?

2. carlossantos

carlossantos Power Member

Olá se como dizes com outro cabo funciona, presumo tenhas testado na mesma saida só mesmo a troca de cabo, se foi isso e funciona o problema é o cabo vê as fichas e como é feita a ligação que não deve ser difícil, arranjar cabo para isso.
    Se não foi isso que fizeste testa então as fichas e colunas iguais e trocar o cabo para garantir que é esse o problema.
    Abraço

3. raven83

raven83 Power Member

Apercebi-me agora que o som do subwoffer esta a sair pela coluna central apenas...
    Estou a desintalar os drivers e instalar tudo novamente.... neste momento vou para o penultimo driver (estou desconfiado com a ultima versao)
    Isto é muito estranho...

Actualizaçao... instalei os drivers e o problema e o mesmo....

No teste de som por coluna quando testa o subwoffer da som na coluna central...
    Quando testa a coluna central nao da som....

Liguei agora um cado jack to jack na ligaçao laranja do subwoffer a placa de som - consegui som na coluna central no teste da creative no entanto tenho o subwoffer mudo e o som que devia sair pelo subwoffer sai pela coluna central....

Entretanto fui ouvir musica e no controlo de bass o subwoffer responde.... portanto esta bom...
    Desliguei o cabo laranja e consigo ter som das colunas todas incluindo a central....

Ou seja neste momento tenho som das colunas todas com o cabo laranja desligado apenas.

Alguem me consegue ajudar a chegar a uma conclusao?

Esta o cabo laranja lixado e na ausencia deste a coluna central funciona a mesmo ficando isto em 5.1 stereo?

Última edição: 16 de Setembro de 2018
  4. carlossantos

Pelo que estive a ver o sub é que faz a distribuição pelas outras colunas certo?
    Assim sendo verifica do pc para o sub se os cabos estão nos sítios certos porque se estão já deve ser o sub com problemas, mas pode ser que alguém tenha outra ideia.
    Cumprimentos

5. raven83

raven83 Power Member

Sim esta tudo no sitio certo...
    Sim as ligaçoes sao todas no subwoffer...

Bem o cabo laranja (subwoffer / central) deve estar lixado...
    Ao ouvir musica sem este cabo ligado acabo por ter som das colunas todas tipo stereo a replicar nas colunas todas. Acho que acabo por deixar é de ter efeitos 5.1 quando existe programaçao para isso...

Mas ainda nao consigo perceber o que esta lixado...

A maior suspeita e o cabo laranja
    Mas tambem estou desconfiado da placa de som e do subwoffer...

Fiz uma pesquisa online e nao encontro cabos laranja jack 3.5mm este cabo por ser laranja tem alguma propriedade especial ou e um vulgar cabo jack de 3,5mm?

6. carlossantos

Do que vejo no diagrama esse cabo laranja é o do pc para o sub certo? Se é isso tem de ser um cabo com aparentemente por alto 3 pares de fios cada par com a sua ficha, podes sempre tentar com um cabo audio que tenha as mesmas características nas fichas a fazer a vez de cada cabo do pc ao sub para despistar o cabo, a placa se tiveres outro pc experimenta ligar nesse pc provavelmente a placa de som terá saidas para poderes testar.
    O cabo ser laranja acho que é só "decorativo"

7. raven83

raven83 Power Member

É assim da placa de som saem 3 cabos para o subwoffer:

Laranja - coluna central e subwoffer
    Preto - colunas traseiras esquerda e direita
    Verde - Colunas frente esquerda e direita

A placa de som e externa o cabo da placa de som ao pc e usb!

Experimentei um jack 3.5mm normal a colocar no sitio do cabo laranja:
    Ai ele no teste de som da som na central.... mas em vez de dar som no subwoffer da na coluna central.
    (em musica fica normal)

Por isso e que acho que o cabo laranja tem uma propriedade qualquer de alternancia do subwoffer / coluna central que um cabo jack normal possa nao ter...

Bem acho que foi mesmo o cabo que se lixou ou com um puxao ou com um curto...
    Isto funciona a mesma basicamente.... mas perco o efeito 5.1 quando houver programação para isso....

Nao me estou a ver a dar 15-20 euros por um cabo generico destes...
    :( e uma pena pk adorava estas colunas tenho-as a 15 anos mais ou menos

8. carlossantos

Isso do cabo pode ser as fichas tens de ver se o número de contactos na parte metalica separado por algo preto são iguais nos 2

9. raven83

raven83 Power Member

sim sao iguais nos tres tipo TRS

T
    = Tip, R = Ring, S = Sleeve

mas como resolvo? fichas novas no laranja?

10. carlossantos

Acho que se consegues fazê-lo é o ideal assim garantes a resolução do problema se for do cabo e essas fichas devem ser baratas. Tens é de saber qual a posição de cada cabo na ficha e deve resolver.

Partilhar esta Página