[AJUDA] Problema no arranque

SergioX

Power Member
Boas,

preciso de uma ajuda já que me apareceu um problema que nao consigo ultrapassar.

Ocasionalmente, ultimamente cada vez mais, o computador nao entra no sistema operativo (Windows XP Home SP2) e aparece uma mensagem como esta (tirei este exemplo da net ja que nao estou ao lado do comp. que tem o problema):

Novell Net ware ready firmware V1.00(940810)
(C) Copyright 1991 - 1994 Novell, Inc. All Rights Reserved.
Via Rhine II Fast Ethernet Adapter V4.14(11/05/2005)

"Analyzing Network Media Type, This Wil Tare Several Seconds...
OK
RPL-ROM-ADR:0014 2A2E 5694
RPL-ROM-IRQ:10
RPL-ROM-PIO:400

RPL-ROM-FFC:"

Pelo que percebi o disco não é detectado e o boot é feito pela rede. Já verifiquei na bios que as opções de arranque têm a ordem correcta IDE-0, CD-ROM, Floppy...

Tendo conhecimentos relativamente básicos de hardware, gostava de saber se o meu disco (cerca de 6 anos) poderá estar a dar as últimas ou se o problema poderá ser outro.

Obrigado
 
Última edição:
Obrigado pela resposta, claudio.

Parece ser mesmo esse o problema, o disco não arranca e não é detectado. Estará danificado ou haverá alguma soluçao para resolver essa situação?
 
primeiro verifica se o discro vibra se sentes o movimento da agulha ou de leitura de dados.. se não estiver substitui o cabo ide e liga noutra ficha molex ( outra ligaçaõ da fonte ) se mesmo assim não der quando entras na bios verifica se na lista de devices aparece o nome do teu disco la.. se não aparecer das duas uma ou ele estava fartinho de trabalhar xD ou então andaste a mexer nas opções de detecção de devices PATA\Sata da tua bord.. ja agora qual é a bord que tens?
 
Back
Topo