Ajuda/Problema RTX 3080

Maltux

Power Member
Boas malta.

Desde há uns tempos para cá tenho tido uns problemas nas fans do cooler do CPU.
Em uso no ambiente de trabalho não ocorre nenhum stress, mas quando inicio algum jogo (nota que nem sempre me acontece) as fans do cooler oscilam para altas rotações sem razão aparente, podem estar alguns segundos na máxima rotação, como estar cerca de 1min ou até mais em altas rotações também.

Tenho um 8700k sem OC, RTX 3080, Corsair RM850w, 16gb RAM, Aorus Z390 PRO, monitor IPS 2k 144hz. Antes de ter a 3080, tinha uma 1070ti com o mesmo monitor e inclusive antes deste um outro a 1080p e nunca tive este tipo de problema, se alguém me puder dar alguma solução para isto agradecia imenso.

Obrigado a todos.
 
Com a 3080, o teu CPU tem muito mais liberdade para esticar as pernas, do que com a 1070 Ti.
Como o CPU está a trabalhar mais para acompanhar a 3080, vai aquecer mais.
Para além disso, a 3080 produz mais calor, dentro da caixa.

Muda a paste térmica. Melhora a circulação de ar, na caixa.
Muda de cooler para o CPU.
 
O cooler é um H100i, senão estou em erro ainda se encontra em garantia.
Desde o primeiro dia que notei que a 3080 aquece e bem, costuma rondar os 60 e tal graus e no máximo chega aos 72. Vou mudar a pasta térmica, já passou mais de 1 ano desde a ultima troca. A minha caixa neste momento apenas tem as fans do cooler a introduzir ar e 3 a retirar, duas em cima e uma na traseira. Inicialmente a ideia era instalar o cooler na parte de cima, mas devido ao tamanho da board teve de ficar na parte frontal.
 
Que caixa tens?
Basta teres uma frontal mais restrita ou sem capacidade para circulacao de ar, que tudo comeca a virar forno.. falo por experiencia propria ;)
 
Que caixa tens?
Basta teres uma frontal mais restrita ou sem capacidade para circulacao de ar, que tudo comeca a virar forno.. falo por experiencia propria ;)

É uma phanteks p300 ou p400, ao chegar a casa confirmo. Pois eu acho que o meu problema é mesmo circulação de ar, a 3080 aquece bastante. Assim que puder coloco aqui uma foto do interior da caixa a ver o que se pode fazer.
 
eu por exemplo na minha caixa que tem a frontal fechada, e é uma Matx, com a tampa frontal e sem a tampa frontal, consigo ter uma diferença de 10/15º. Basicamente neste momento para jogar, está sem a tampa.
Consigo temperaturas na ordem dos 65º+- na grafica, se lhe meto a tampa da frente vai para +80º.
Já no passado tive este problema com uma 5700xt que devolvi que pensava que era problema da gráfica, e afinal é da caixa :(
Pelos vistos é um problema da caixa e das ventoinhas que tenho (penso que deviam ser Pressao, invés de fluxo).
estou a estudar agora a troca da caixa.. mas como funciona na mesma, nem me chateei ainda.
 
eu por exemplo na minha caixa que tem a frontal fechada, e é uma Matx, com a tampa frontal e sem a tampa frontal, consigo ter uma diferença de 10/15º. Basicamente neste momento para jogar, está sem a tampa.
Consigo temperaturas na ordem dos 65º+- na grafica, se lhe meto a tampa da frente vai para +80º.
Já no passado tive este problema com uma 5700xt que devolvi que pensava que era problema da gráfica, e afinal é da caixa :(
Pelos vistos é um problema da caixa e das ventoinhas que tenho (penso que deviam ser Pressao, invés de fluxo).
estou a estudar agora a troca da caixa.. mas como funciona na mesma, nem me chateei ainda.

Confirmo que a caixa é uma Phanteks Eclipse P400A. Já experimentei jogar um bom bocado sem o vidro lateral e nota-se a diferença na temperatura da GPU, desce à vontade 8/9º.

Neste momento tenho as fans colocadas exatamente como mostra no video, só dizer que o meu cooler frontal é de 2 fans e não 3.

 
@Maltux Tens a certeza que é a P400A? É que a A é que tem a frontal toda perfurada, em rede.
Se é o painel frontal liso, como no video é a P400 "normal".
Se tens um AIO, então este ainda te estrangula mais o caudal. Consegues colocar o AIO no topo?

E coloca na frente apenas 3 fans P120, para criar pressão para dar circulação.

Faz uma primeira experiência, coloca o vidro lateral e retira a tampa frontal. Certamente ainda baixa mais, porque faz tunel. Se isto nao acontecer, então o AIO está a estrangular o fluxo por completo (baixa rotação ex,)

Só para exemplo, como é o standard da minha, e como anda..
https://forum.zwame.pt/threads/nvidia-rtx-ampere-8nm-diario-de-bordo.1055467/page-5#post-16781328
 
Última edição:
Tem de ser a P400A, a frontal é toda em rede perfurada.
Não consigo colocar no topo devido à MB, simplesmente não cabe devido aos plásticos laterais dos conectores e teve mesmo de ficar na parte frontal. Vou então tentar retirar a grelha da frente e verificar se existe mais fluxo, no software vou aumentar a velocidade das fans do cooler também para ver se existe diferença.
 
Boas!

Continuo com o mesmo dilema em relação à GPU. Durante o gaming as fans trabalham em altas rotações mesmo com temperaturas na casa dos 60º, outra coisa que reparei é que apenas trabalham duas fans (central e uma lateral) a outra nem mexe.
Será algum problema de software ou será mesmo de hardware?

Obrigado
 
Back
Topo