Ajuda - processador "perdeu" velocidade

Li-Pol

Membro
Boas, pessoal

Tenho aqui uns "problemazinhos"...

Há pouco tempo decidi limpar o PC do meu pai por dentro, nomeadamente as ventoinhas que já tinham algum pó acumulado.

Desmontei-as com todo o cuidado, voltei a montá-las, mas a partir daí sucedeu que ao ligar PC só consegui que este arrancasse depois de carregar no botão "reset". E assim se mantém, não faz qualquer bip, simplesmente liga mas não arranca, sendo preciso o tal "truque" para começar a andar.

Tenho a impressora ligada por USB e desde que fiz a limpeza sempre que a ligo o PC reinicia-se automaticamente, é muito mau porque se alguém se distrai as aplicações abertas vão todas ao ar... :'(

Mas o mais chato que aconteceu foi que o processador perdeu (?) velocidade, é um Pentium IV 3.2 GHz, no entanto desde essa altura passou a funcionar a 1.6 GHz. Entretanto fui à BIOS e a única coisa que consegui fazer foi alterar a velocidade do relógio para os 132 MHz (só me permite duas opções 100 ou 132), tendo o processador passado a funcionar a 2.11 GHz.

Já fiz o update à BIOS, não funcionou. Hoje tirei-lhe a pilha para lhe fazer o reset, mas continua na mesma.

Quando vou às propriedades do computador obtenho isto

propiedadesprocessadorop2.gif




Já não sei mais o que fazer, alguém terá uma dica?...

A Board é uma PM2MP, presumo que da Jetway (o PC foi adquirido em 2004 na Vobis e numa reparação em garantia devem ter trocado a board porque a original era ASRock).

Desde já, obrigado.
 
Não terás mudado algum jumper de sítio ou assim?

Pondero essa hipótese, vou voltar a verificar tudo...

lol retiras-te o cooler do cpu do sitio? se sim, puses-te nova massa térmica? vê as temperaturas do processador..

Sim, retirei o cooler (tinha imensa sujidade) mas tinha bastante massa térmica e pensei que ainda seria suficiente... para além do que descrevi acima o PC está a portar-se normal... não noto sobreaquecimento nem há crashes... mas pelo sim pelo não, acho que vou fazer um reforço da massa...

Mas agora só amanhã, hoje já está apertado (e ainda tenho de ir comprar massa...).
 
Back
Topo