1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda prog C

Discussão em 'Programação' iniciada por rbertolucci, 10 de Janeiro de 2013. (Respostas: 5; Visualizações: 643)

1. Boas pessoal

Tenho um exercicio em que tenho duas struct (carros e clientes) e dois vectores um para os carros e outro para os clientes. A minha dificuldade está em em criar funçoes em que depois possa :

-Emprestar / devolver um carro de um socio (trata-se um clube em que os socios poem os carros à disposiçao)
    -Inserir um carro na lista de aluguer de um carro de um socio
    -Eliminar um carro da lista de aluguer de um socio;
    e mostras as respectivas listas.

o meu problema é que nao sei por onde começar para criar essas funçoes nem que tipo de informação procurar.

Obrigado.

2. Traveller99

Traveller99 Xtreme BOINC

Então nessas struct não tens nada que associe o carro ao sócio que o está a utilizar? Por exemplo um ponteiro para o sócio que tem o carro?

Mostra lá as structs..

3. MoLt1eS

MoLt1eS Power Member

Imagina que tens 2 blocos de papel (2 vectores) cada folha com a sua estrutura, para eliminar um carro tiras a folha e metes uma em branco a substituir. para inserir, preenches a folha a mao etc
    Agora transforma isto tudo em codigo

4. Código:
    typedef struct data_s {

short int dia; /*Dia*/
    short int mes; /*Mês*/
    short int ano; /*Ano*/

} DATA;

typedef struct socio_s {

short int cod_socio; /*Código do sócio (entre 1000 e 9999)*/
        char      nome[41]; /*Nome do sócio do clube*/
        char      morada[51]; /*Endereço do sócio*/
        long int  telefone; /*Número de telefone*/
        char      email[41]; /*Email do sócio*/
        DATA      data_admissao; /*Data de admissão do sócio no clube*/

} TSocio;

typedef struct carro_s {

short int cod_carrp; )
        char      marca[51]; 
        char      modelo[31];
        char      combustivel[16]; 
        DATA ano;

} Tcarro;

Última edição: 11 de Janeiro de 2013
  5. Traveller99

Traveller99 Xtreme BOINC

Assim sendo precisas de criar mais uma struct que represente um empréstimo e depois fazer um vector com ponteiros para os empréstimos..

Ou então, mais simples, se poderes manipular essas structs acrescentar mais uma variável à struct carro_s com um ponteiro para o sócio que detem o empréstimo do carro, ou o até mesmo o cod_sócio.. Se o carro não estiver emprestado metes o ponteiro a NULL..

6. Obrigado. já está rolar!

Partilhar esta Página