Boas pessoal Tenho um exercicio em que tenho duas struct (carros e clientes) e dois vectores um para os carros e outro para os clientes. A minha dificuldade está em em criar funçoes em que depois possa : -Emprestar / devolver um carro de um socio (trata-se um clube em que os socios poem os carros à disposiçao) -Inserir um carro na lista de aluguer de um carro de um socio -Eliminar um carro da lista de aluguer de um socio; e mostras as respectivas listas. o meu problema é que nao sei por onde começar para criar essas funçoes nem que tipo de informação procurar. Obrigado.
Então nessas struct não tens nada que associe o carro ao sócio que o está a utilizar? Por exemplo um ponteiro para o sócio que tem o carro? Mostra lá as structs..
Imagina que tens 2 blocos de papel (2 vectores) cada folha com a sua estrutura, para eliminar um carro tiras a folha e metes uma em branco a substituir. para inserir, preenches a folha a mao etc Agora transforma isto tudo em codigo
Código: typedef struct data_s { short int dia; /*Dia*/ short int mes; /*Mês*/ short int ano; /*Ano*/ } DATA; typedef struct socio_s { short int cod_socio; /*Código do sócio (entre 1000 e 9999)*/ char nome[41]; /*Nome do sócio do clube*/ char morada[51]; /*Endereço do sócio*/ long int telefone; /*Número de telefone*/ char email[41]; /*Email do sócio*/ DATA data_admissao; /*Data de admissão do sócio no clube*/ } TSocio; typedef struct carro_s { short int cod_carrp; ) char marca[51]; char modelo[31]; char combustivel[16]; DATA ano; } Tcarro;
Assim sendo precisas de criar mais uma struct que represente um empréstimo e depois fazer um vector com ponteiros para os empréstimos.. Ou então, mais simples, se poderes manipular essas structs acrescentar mais uma variável à struct carro_s com um ponteiro para o sócio que detem o empréstimo do carro, ou o até mesmo o cod_sócio.. Se o carro não estiver emprestado metes o ponteiro a NULL..