1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA]Programa para o trabalho

Discussão em 'Programação' iniciada por dk.pt, 11 de Janeiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 892)

1. dk.pt

dk.pt Power Member

Boas,
    é o seguinte o meu patrao mandou me fazer um programa simples. mas o programa simples pra mim e dificl. :S queria fazer o programa em VB6 ja tenho uns conhecimentos em VB so k ainda nao sei como associar VB a base de dados.
    O Programa:
    Adcionar Socios
    PEsquisa Socios
    (Na pagina do socio ter uns botoes para apagar e outro para modificar os dados)

Cumps

Se Alguem soubere de algum tutorial que explique esse tipo de coisas que pretendo fazer no programa deixe o link para fazer ;) Obrigada pela atencao

2. dk.pt

dk.pt Power Member

qual o programa que faco a base dados para associar ao visual basic?

3. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Desde que existam connectors e/ou bibliotecas, qualquer um.
    Alternativamente até as bases de dados do Access se "associam" ao VB6.

Vais concerteza encontrar o que precisas por aqui.
    Esse é um tipo com muuuuita paciência, e escreve na nossa língua.
    Para além disso, acredito que aqui mesmo, na Zwame, encontres o que precisas. Já devo ter visto uns 10 posts diferentes sobre ligações a bases de dados com o VB6

4. dk.pt

dk.pt Power Member

As bases de dados do acesse tambem dá para associar ao VB 2008?

5. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

6. dk.pt

dk.pt Power Member

Boas, e o seguinte eu tenho e o visual basic 2008 e difrente ao VB6 :S tipo como conecto a base dados ao programa(form)? depois de conectar a base dados ao progrma como e que faco para ver os socios?

7. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Parece que estás mesmo verdinho :confused:

Depois de "ligares" a base de dados precisas de executar queries "à base de dados".
    O básico dela é uma linguagem declarativa, que te permite consultar os dados da base de dados.
    Para "ver os sócios" terias de escrever algo do género:

Código:
    SELECT * FROM Socios
    O resultado da query é devolvido e podes, no VB, tratar a informação que te chega.

O mais básico é o SELECT.
    A síntaxe é a seguinte:

Código:
    SELECT [campos] FROM [tabela]
    Se quisesses consultar todos os sócios de Setúbal, por exemplo, já terias de escrever algo assim:

Código:
    SELECT * FROM Socios WHERE Localizacao='setúbal'
    (o asterisco (*) significa tudo)
    E eram-te devolvidos todos os dados de todos os sócios que tivessem Setúbal na Localização.
    Enfim, há inúmeros conceitos que têm de ser assimilados antes.
    Existem bastantes tópicos aqui mesmo na Zwame com exemplos completos de ligação à bases de dados. Há inclusivé no repositório de código uma classe para te facilitar a tarefa.

Como eu te disse, e o palmoura completou, encontras bons exemplos no macoratti, ou no planet-source-code.
    Se calhar, se não quiseres começar por o básico, saca um desses exemplos completos e a funcionar do macoratti ou do planetsourcecode e tenta dissecá-los à unidade.
    Tenta entender, não copiar. É esse o segredo.

Última edição: 21 de Janeiro de 2009
  8. Estrutura 1º as coisas

boas,
    1º faz uma analise cuidada do que precisas em termos de modelo ER e da forma como vais gerir toda a informação
    2º pensa nas operações essenciais que precisas para controlar toda a estrutura que montaste
    3º Já sabes a linguagem tenta investigar um pouco mais sobre a mesma
    4º Antes de começares a debitar código consulta uns tutoriais e alguns exemplos já que vais trabalhar com BD's procura coisas do género VB6 ADO e VB6 Connection String
    5º começa a desenhar uma coisa simples para 1º gerir uma das tuas tabelas (Exemplo: Socios)
    um formulario que te permite adicionar, alterar e remover socios por exemplo.

Penso que tens aqui um conjunto de dicas úteis para conseguires fazer alguma coisa de resto consulta os tutoriais de VB do Macoratti que ele tem la dicas importantes.

Já agora vê este exemplo http://www.macoratti.net/07/05/vb_prgs.htm
    tens aí neste exemplo uma grande ajuda

Mais uma dica para ADO http://www.macoratti.net/ado_fast.htm

Bom trabalho :)

Última edição: 21 de Janeiro de 2009

Partilhar esta Página