[AJUDA] PS2 Slim deixou de funcionar correctamente

bluei16_

Banido
Boas pessoal

Tenho uma PS2 Slim e esta deixou de funcionar correctamente. Começou lentamente a deixar de carregar correctamente os jogos. Por vezes encravava no loading inicial, muitas vezes durante o jogo simplesmente encravava aos pedaços e depois voltava a dar. Ultimamente jogo 5min e depois kaput, fica encravado permanentemente. Depois de encravar normalmente dá mais uns 5min se fizer reset, e ao terceiro reset costuma já nem sequer detectar o CD

Alguém consegue dar uma ajuda? Não problemas em abri-la se for preciso, desde que seja minimamente seguro. Ela já não tem garantia

Obrigado
 
Eu tentava dar uma limpeza na lente... provavelmente não irá adiantar muito, mas era mais por descargo de consciência.

Provavelmente a lente a morrer... se tiveres jeito para bricolage encontras na internet lentes novas à venda.

Abraço
 
Como é que uma lente morre?! Alguém me consegue dar uma dica sobre como limpar a lente? Não quero fazer asneiras. Já estive a ver uns guias com PS's abertas e tudo mas eram todas as grandes e esta é slim, portanto a diferença ainda deve ser considerável
 
a minha fat estava com o mesmo problema, eu fiz uma limpeza geral aquilo, nao so a lente e ficou a funcionar que nem um brinco, procura uns videos no youtube.
 
Posso dizer que tenho a minha PS2 fat desde o lançamento da original e nunca tive problemas nenhuns com o laser. Fartou-se de ser utilizada e continua a funcionar lindamente. Não tenho uma slim mas se tiveres acesso à lente do laser nao é preciso abri-la.

As dicas básicas é manter o sistema livre de pó, assim como os discos que lá se inserem estarem livres de pó, gordura de dedos e riscos. Quanto menos o esforço do laser a recolher a informação dos discos, melhor. Não convém também pegar na consola como se se estivesse a pegar num livro aos trambolhões. E evitar também as trafulhices dos swap discs que além de poderem danificar o laser também podem contribuir para diminuir o tempo de vida do motor.

De resto o laser enfraquece com o tempo e com a utilização, pode-se é prolongar bastante o seu tempo de vida. Limpar o laser pode-se fazer com algum material que não danifique, por exemplo uma cotonete humedecida em solução de álcool diluido com água ou algo do género. Funciona e tem de ser feito com cuidado.
 
Obrigado pelas dicas vou experimentar limpar apenas o laser. Realmente utilizo swap discs mas nunca pensei que tivesse alguma coisa a ver. Como é que um disco pode danificar o laser? Nunca pensei nisso
 
Obrigado pelas dicas vou experimentar limpar apenas o laser. Realmente utilizo swap discs mas nunca pensei que tivesse alguma coisa a ver. Como é que um disco pode danificar o laser? Nunca pensei nisso

No caso do swap magic, tem a ver com o interromper da leitura do disco para substituir por outro do nada, que pode avariar o motor a longo prazo. Um disco nao estraga o laser, mas se estiver sujo com gorduras e pós à partida vai levar mais sujidade para o interior da consola que se pode acumular na lente e no motor, dificultando a leitura. Se estiver riscado o motor tem de se esforçar mais para o conseguir ler e no caso dos riscos profundos o laser é refractado noutra direcção. Isso não faz propriamente mal, nao é isso que estraga, só a acção prolongada nessas condições mais a sujidade que contribuem que o laser enfraqueça ao longo do tempo e deixe de conseguir ler todos os formatos e discos com mesma facilidade. São consequências de um uso regular. Por vezes mudar a orientação da consola (vertical ou virada ao contrário se o sistema permitir isso) ajuda a facilitar a leitura, mas eu não recomendo experiências dessas embora saiba que funcionam.

O melhor mesmo é tentar limpar e caso nao melhore então substituir. Convém é ser algo com alguma qualidade se for para durar.

Não digo que seja por nunca ter corrido jogos piratas que a minha ainda está boa de saúde, mas a verdade é que ainda não tive problemas com ela e já é bastante velhinha.
 
Última edição:
A playstaion nunca foi utilizada intensamente. Uma vez por semana durante talvez dois anos. Nem perfaz 100 utilizações lol

Vou ver isso obrigado pelas explicações
 
Bom a situação de limpar o laser não foi útil. Acabei por abri-la e limpar também as partes móveis do laser que estavam sujas e de voltar a olear. Entretanto parti o botão de ligar a consola pelo que não vou poder ter a certeza de que funcionou até comprar um comando para a poder ligar. No entanto cheguei a ligá-la antes de partir o botão e depois de já a ter lido e o barulho que dantes fazia a ler desapareceu. Portanto conto mesmo que esteja tudo ok
 
Back
Topo