1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[AJUDA] PS2 Slim deixou de funcionar correctamente

Discussão em 'PlayStation' iniciada por bluei16_, 28 de Maio de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 1716)

1. bluei16_

bluei16_ Banido

Boas pessoal

Tenho uma PS2 Slim e esta deixou de funcionar correctamente. Começou lentamente a deixar de carregar correctamente os jogos. Por vezes encravava no loading inicial, muitas vezes durante o jogo simplesmente encravava aos pedaços e depois voltava a dar. Ultimamente jogo 5min e depois kaput, fica encravado permanentemente. Depois de encravar normalmente dá mais uns 5min se fizer reset, e ao terceiro reset costuma já nem sequer detectar o CD

Alguém consegue dar uma ajuda? Não problemas em abri-la se for preciso, desde que seja minimamente seguro. Ela já não tem garantia

Obrigado

2. vvalk3ng

vvalk3ng Power Member

Provavelmente e a lente que está a dar o berro mas não sei ao certo qual pudera ser o problema.

3. Anistruk

Anistruk I folded Myself

Eu tentava dar uma limpeza na lente... provavelmente não irá adiantar muito, mas era mais por descargo de consciência.

Provavelmente a lente a morrer... se tiveres jeito para bricolage encontras na internet lentes novas à venda.

Abraço

4. bluei16_

bluei16_ Banido

Como é que uma lente morre?! Alguém me consegue dar uma dica sobre como limpar a lente? Não quero fazer asneiras. Já estive a ver uns guias com PS's abertas e tudo mas eram todas as grandes e esta é slim, portanto a diferença ainda deve ser considerável

5. joques

joques Power Member

a minha fat estava com o mesmo problema, eu fiz uma limpeza geral aquilo, nao so a lente e ficou a funcionar que nem um brinco, procura uns videos no youtube.

6. Real_Saturn

Real_Saturn Power Member

Posso dizer que tenho a minha PS2 fat desde o lançamento da original e nunca tive problemas nenhuns com o laser. Fartou-se de ser utilizada e continua a funcionar lindamente. Não tenho uma slim mas se tiveres acesso à lente do laser nao é preciso abri-la.

As dicas básicas é manter o sistema livre de pó, assim como os discos que lá se inserem estarem livres de pó, gordura de dedos e riscos. Quanto menos o esforço do laser a recolher a informação dos discos, melhor. Não convém também pegar na consola como se se estivesse a pegar num livro aos trambolhões. E evitar também as trafulhices dos swap discs que além de poderem danificar o laser também podem contribuir para diminuir o tempo de vida do motor.

De resto o laser enfraquece com o tempo e com a utilização, pode-se é prolongar bastante o seu tempo de vida. Limpar o laser pode-se fazer com algum material que não danifique, por exemplo uma cotonete humedecida em solução de álcool diluido com água ou algo do género. Funciona e tem de ser feito com cuidado.

7. bluei16_

bluei16_ Banido

Obrigado pelas dicas vou experimentar limpar apenas o laser. Realmente utilizo swap discs mas nunca pensei que tivesse alguma coisa a ver. Como é que um disco pode danificar o laser? Nunca pensei nisso

8. Real_Saturn

Real_Saturn Power Member

No caso do swap magic, tem a ver com o interromper da leitura do disco para substituir por outro do nada, que pode avariar o motor a longo prazo. Um disco nao estraga o laser, mas se estiver sujo com gorduras e pós à partida vai levar mais sujidade para o interior da consola que se pode acumular na lente e no motor, dificultando a leitura. Se estiver riscado o motor tem de se esforçar mais para o conseguir ler e no caso dos riscos profundos o laser é refractado noutra direcção. Isso não faz propriamente mal, nao é isso que estraga, só a acção prolongada nessas condições mais a sujidade que contribuem que o laser enfraqueça ao longo do tempo e deixe de conseguir ler todos os formatos e discos com mesma facilidade. São consequências de um uso regular. Por vezes mudar a orientação da consola (vertical ou virada ao contrário se o sistema permitir isso) ajuda a facilitar a leitura, mas eu não recomendo experiências dessas embora saiba que funcionam.

O melhor mesmo é tentar limpar e caso nao melhore então substituir. Convém é ser algo com alguma qualidade se for para durar.

Não digo que seja por nunca ter corrido jogos piratas que a minha ainda está boa de saúde, mas a verdade é que ainda não tive problemas com ela e já é bastante velhinha.

Última edição: 28 de Maio de 2009
  9. bluei16_

bluei16_ Banido

A playstaion nunca foi utilizada intensamente. Uma vez por semana durante talvez dois anos. Nem perfaz 100 utilizações lol

Vou ver isso obrigado pelas explicações

10. bluei16_

bluei16_ Banido

Bom a situação de limpar o laser não foi útil. Acabei por abri-la e limpar também as partes móveis do laser que estavam sujas e de voltar a olear. Entretanto parti o botão de ligar a consola pelo que não vou poder ter a certeza de que funcionou até comprar um comando para a poder ligar. No entanto cheguei a ligá-la antes de partir o botão e depois de já a ter lido e o barulho que dantes fazia a ler desapareceu. Portanto conto mesmo que esteja tudo ok

Partilhar esta Página