Ajuda! Python

Olá eu estou a precisar de ajuda para fazer este exercício e agradecia muito se alguem me conseguisse ajudar.
O exercício é este:
Faça um programa em Python que mostre os divisores de um número introduzido pelo
utilizador.
Crie um dicionário vazio . Este dicionário irá conter os divisores de numeros. A chave de cada
elemento do dicionário será o próprio numero; o valor de cada elementodo dicionário será um
tuple, com todos os divisores desse número.

Numa iteração while, peça, sucessivamente, um número ao utilizador. Quando o aluno
introduzir o número zero, termina a introdução de números e sai do while. Para cada número
introduzido, verifiquee se já existe no dicionário. Se existir não faz nada e pede novo número.
Se não existir, faça um tuple com todos os divisores desse número. Guarde esse tuple no
dicionário tendo como chave o número respectivo.
Em seguida, percorra o dicionário usando uma iteração e mostre os números, e os respectivos
divisores na consola no seguinte formato:
Nr: 3 Divisores: 1, 3
Nr: 6 Divisores: 1, 2, 3, 6
Finalmente, percorra o dicionário e mostre, para cada número, a soma dos seus divisores, no
seguinte formato:
Nr: 3 Soma dos divisores: 4
Nr: 6 Soma dos divisores: 12
 
Precisas de ajuda em quê mesmo? Isto é ir por partes.

Começa pela parte em que estás a pedir ao utlizador números e em que o programa pára quando o utilizador meter o 0.

Depois fazes a parte em que metes cada número no dicionário se este ainda não existir lá.

Depois a parte de encontrar todos os divisores.

Depois a parte do tuple.

Depois a parte de meter o tuple no dicionário usando o número como chave.

Depois a parte de somar todos os números do tuple, para apresentares.

Depois a parte de imprimir a informação como é pedida.
 
Back
Topo