1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Q6600 OC -> 3600mhz

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por spl1t, 3 de Maio de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1173)

1. spl1t

spl1t Power Member

Boas,

As specs do meu pc são Asus P5E, Q6600, CORSAIR XMS2 PC-6400(800mhz) 4-4-4-12, 8800GT(golden sample), NOX PULSAR 650W , watercooling.

Practicamente não consigo ter 3600mhz estáveis e já tentei várias configs.

1-Tenho 1.50vcore na bios e no windows só tenho 1.43 em idle com pencil vmod ! Não percebo o porquê de ter tanto vdrop..
    2- O que mexo na BIOS praticamente é 400x9 DDR2-800 4-4-4-12 vcore 1.50 vdimm 2.16 e nb voltage tenho a 1.40. Já tive as memórias a 961mhz a 4-4-4-12 mas nao as consigo ter estáveis e antes conseguia !

Corro prime 5 minutos e o pc reinicia e dá overclock failed. Com OCCT dura 10minutos ate reiniciar, já não sei o que fazer, gostava que me dessem umas orientacoes !

Deixo aqui uma pic do meu sistema Instável neste momento:

2. lohka_86

lohka_86 Banido

Aumenta a voltagem do NB, por exemplo...

3. spl1t

spl1t Power Member

Para quanto ? é q o northbridge meti mesmo ás escuras pq nem sei qual é o default, meti 1.40 sem saber..

4. yahh

yahh I folded Myself

O default é 1.25, salvo erro.

Experimenta ir até aos 1.5

5. spl1t

spl1t Power Member

Pus 1.50 agora, mas acho q é um bocado arriscado visto que quando meto os dedos no northbridge quase que fico com eles lá colados por aquilo a 1.50 é um abuso. De qualquer maneira tá a correr o ORTHOS para ver se é do nb o problema de instabilidade.
    Já agora, sabem-me dizer porque é que mesmo com o pencil vmod tenho um vdrop de 0,08 ? :s

6. yahh

yahh I folded Myself

1.5v obviamente não é para ficarem no dia-a-dia. É pa ver se é possível chegar a alguma conclusão quanto à instabilidade.

7. rav3n

rav3n Power Member

experimenta outras bios/activa a opçao para diminuir o vdroop da qual nao me lembro agora do nome(load line calibration?)

8. spl1t

spl1t Power Member

O Pc acabou de reiniciar após 3 minutos de ORTHOS, logo não é do northbridge! vou fazer um update a bios como o rav3n disse para ver se as outras diminuem o vdrop, volto já !

9. spl1t

spl1t Power Member

já fiz update á bios e o vdrop continua o mesmo. Já não sei o que fazer :s

10. yahh

yahh I folded Myself

O teu CPU deve ser querer mais voltagem...

11. spl1t

spl1t Power Member

mais de 1.50 para o dia-a-dia é suícidio :s

12. yahh

yahh I folded Myself

... ou seja não podes usar os 3.6 para o dia a dia.

O meu E6600 é a mesma coisa. Para 3.4 vai bem, para 3.6 requer uma quantidade exponecialmente parva de voltagem.

13. spl1t

spl1t Power Member

pois, sinto-me frustado :o

14. Rangiku

Rangiku Power Member

da-lhe voltagem q e' o q ele quer... :D

15. Ricasete

Ricasete Power Member

Coloca uma pic do coretemp e também do speedfan (ou everest) com o cpu em load (prime, orthos, occt, qualquer um).

16. spl1t

spl1t Power Member

Atenção q essa foto tem o pc default @ 2.4GHZ visto q o acabei de formatar, e se o propósito é ver as temperaturas em full, a 3.6 nao passa os 38ºC(tenho uma sonda no processador). É que o acpi da board não lê bem as temperaturas ..

Última edição: 4 de Maio de 2008
  17. Ricasete

Ricasete Power Member

As temperaturas dos cores não consegues medir com uma sonda. Quando muito consegues ver a temperatura entre o cpu e a base do cooler.

De qualquer forma tens um cpu com um VID baixo, o que à partida indica uma boa capacidade de OC. Não é completamente linear, mas é um bom indicador.

A maioria dos quads que tenho visto faz 3600 (estáveis) com menos de 1.43 de vcore. Com esse vid provavelmente consegues bem menos.
    Além disso, essa mobo é excelente. Lê isto.

Se tivesse que apostar as causas para não conseguíres estabilizar o bicho:

1º Cooling do nb. Se não consegues por lá o dedo é porque está a aquecer demasiado. Experimenta apontar uma boa fan para lá para testares. Outra possibilidade é tirares os heatpipes, meteres pasta térmica (mx-2, por ex) e voltares a montar. Tenho visto alguns casos em que a montagem deixa mesmo muito a desejar.

2º Relaxa as mems. Pelo menos enquanto testas o cpu.

3º Tens a bios actualizada?

Última edição: 4 de Maio de 2008
  18. spl1t

spl1t Power Member

Comparando as temps do coretemp relativas ao cpu com as temps reais é uma grande diferenca (15ºC~20ºC) logo as dos cores também devem ter a mesma diferenca digo eu.

Neste momento tenho o meu cpu a 3500mhz estáveis com 1.45vcore na bios no windows só detecta 1.36 em full, 1.40 em idle com vpencil mod feito o que acho ridiculo visto nao resultar quase nada ou nada mesmo. As mems tão a 930mhz a 5-5-5-15 embora consigam dar 4-4-4-12 com esta frequência.

Tenha a ultima versao da bios a 0607, nao percebo o problema disto. a 3.5 está estável, a 3.6 nao está mesmo tendo uma VID baixa como disseste e nao ser preciso assim dar tanto vcore para obter resultados iguais a outros com vid's mais altas ...

19. spl1t

spl1t Power Member

Acho que vou ficar pelos 3.5 estáveis tambem ninguém dá mais palpites :confused:
    Continuo a não perceber este vdrop mesmo com pencil vmod >(

20. Mordorr

Mordorr Power Member

Faço isso na boa, com 1.425Vcore, e pencil trick....24/7.

Tenho aquela treta ligada, de baizar a velocidade do CPU....C1E salvo erro.

Sempre poupa o Hardware e a conta da luz...:004:

Cumps,

Partilhar esta Página