Ajuda Q6600 OC -> 3600mhz

spl1t

Power Member
Boas,

As specs do meu pc são Asus P5E, Q6600, CORSAIR XMS2 PC-6400(800mhz) 4-4-4-12, 8800GT(golden sample), NOX PULSAR 650W , watercooling.

Practicamente não consigo ter 3600mhz estáveis e já tentei várias configs.

1-Tenho 1.50vcore na bios e no windows só tenho 1.43 em idle com pencil vmod ! Não percebo o porquê de ter tanto vdrop..
2- O que mexo na BIOS praticamente é 400x9 DDR2-800 4-4-4-12 vcore 1.50 vdimm 2.16 e nb voltage tenho a 1.40. Já tive as memórias a 961mhz a 4-4-4-12 mas nao as consigo ter estáveis e antes conseguia !

Corro prime 5 minutos e o pc reinicia e dá overclock failed. Com OCCT dura 10minutos ate reiniciar, já não sei o que fazer, gostava que me dessem umas orientacoes !

Deixo aqui uma pic do meu sistema Instável neste momento:

picpj4.jpg
 
Para quanto ? é q o northbridge meti mesmo ás escuras pq nem sei qual é o default, meti 1.40 sem saber..
 
Pus 1.50 agora, mas acho q é um bocado arriscado visto que quando meto os dedos no northbridge quase que fico com eles lá colados por aquilo a 1.50 é um abuso. De qualquer maneira tá a correr o ORTHOS para ver se é do nb o problema de instabilidade.
Já agora, sabem-me dizer porque é que mesmo com o pencil vmod tenho um vdrop de 0,08 ? :s
 
Pus 1.50 agora, mas acho q é um bocado arriscado visto que quando meto os dedos no northbridge quase que fico com eles lá colados por aquilo a 1.50 é um abuso. De qualquer maneira tá a correr o ORTHOS para ver se é do nb o problema de instabilidade.
Já agora, sabem-me dizer porque é que mesmo com o pencil vmod tenho um vdrop de 0,08 ? :s

1.5v obviamente não é para ficarem no dia-a-dia. É pa ver se é possível chegar a alguma conclusão quanto à instabilidade.
 
experimenta outras bios/activa a opçao para diminuir o vdroop da qual nao me lembro agora do nome(load line calibration?)
 
O Pc acabou de reiniciar após 3 minutos de ORTHOS, logo não é do northbridge! vou fazer um update a bios como o rav3n disse para ver se as outras diminuem o vdrop, volto já !
 
picxt0.jpg


Atenção q essa foto tem o pc default @ 2.4GHZ visto q o acabei de formatar, e se o propósito é ver as temperaturas em full, a 3.6 nao passa os 38ºC(tenho uma sonda no processador). É que o acpi da board não lê bem as temperaturas ..
 
Última edição:
As temperaturas dos cores não consegues medir com uma sonda. Quando muito consegues ver a temperatura entre o cpu e a base do cooler.

De qualquer forma tens um cpu com um VID baixo, o que à partida indica uma boa capacidade de OC. Não é completamente linear, mas é um bom indicador.

A maioria dos quads que tenho visto faz 3600 (estáveis) com menos de 1.43 de vcore. Com esse vid provavelmente consegues bem menos.
Além disso, essa mobo é excelente. Lê isto.

Se tivesse que apostar as causas para não conseguíres estabilizar o bicho:

1º Cooling do nb. Se não consegues por lá o dedo é porque está a aquecer demasiado. Experimenta apontar uma boa fan para lá para testares. Outra possibilidade é tirares os heatpipes, meteres pasta térmica (mx-2, por ex) e voltares a montar. Tenho visto alguns casos em que a montagem deixa mesmo muito a desejar.

2º Relaxa as mems. Pelo menos enquanto testas o cpu.

3º Tens a bios actualizada?
 
Última edição:
Comparando as temps do coretemp relativas ao cpu com as temps reais é uma grande diferenca (15ºC~20ºC) logo as dos cores também devem ter a mesma diferenca digo eu.

Neste momento tenho o meu cpu a 3500mhz estáveis com 1.45vcore na bios no windows só detecta 1.36 em full, 1.40 em idle com vpencil mod feito o que acho ridiculo visto nao resultar quase nada ou nada mesmo. As mems tão a 930mhz a 5-5-5-15 embora consigam dar 4-4-4-12 com esta frequência.

Tenha a ultima versao da bios a 0607, nao percebo o problema disto. a 3.5 está estável, a 3.6 nao está mesmo tendo uma VID baixa como disseste e nao ser preciso assim dar tanto vcore para obter resultados iguais a outros com vid's mais altas ...
 
Acho que vou ficar pelos 3.5 estáveis tambem ninguém dá mais palpites :confused:
Continuo a não perceber este vdrop mesmo com pencil vmod >(
 
Faço isso na boa, com 1.425Vcore, e pencil trick....24/7.

Tenho aquela treta ligada, de baizar a velocidade do CPU....C1E salvo erro.

Sempre poupa o Hardware e a conta da luz...:004:


Cumps,
 
Back
Topo