AJUDA - que lente é esta ou filtro?

Kpez

Membro
Olá pessoal, tenho uma enorme dúvida. Já viram akeles videos característicos de pessoal a andar de skate ou a fazer manobras de desportos radicais? Normalmente esses videos são feitos com uma espécie de lente em que dá a impressão oval da imagem. Falo deste tipo de videos porque é usual ver nesses desportos essas filmagens. O exemplo que mando a seguir é d um grupo que dança e grava normalmente as coreografias do mesmo modo.

http://www.youtube.com/watch?v=zyEVRadUbnw&feature=rec-HM-r2


Vejo se me entendem, reparem no modo como o video está gravado, como se estivessemos a ver por um local oval ou angular, não sei bem explicar.
O que queria que me ajudassem, é que me explicassem como posso fazer filmagens ou com camarâs de video ou com máquinas digitais e obter este modo. Se é uma lente especial, uma opção de algumas máquinas, um filtro, um efeito, etc.

Obrigado pelo vosso tempo e espero que me possam ajudar.
 
Olá pessoal, tenho uma enorme dúvida. Já viram akeles videos característicos de pessoal a andar de skate ou a fazer manobras de desportos radicais? Normalmente esses videos são feitos com uma espécie de lente em que dá a impressão oval da imagem. Falo deste tipo de videos porque é usual ver nesses desportos essas filmagens. O exemplo que mando a seguir é d um grupo que dança e grava normalmente as coreografias do mesmo modo.

http://www.youtube.com/watch?v=zyEVRadUbnw&feature=rec-HM-r2


Vejo se me entendem, reparem no modo como o video está gravado, como se estivessemos a ver por um local oval ou angular, não sei bem explicar.
O que queria que me ajudassem, é que me explicassem como posso fazer filmagens ou com camarâs de video ou com máquinas digitais e obter este modo. Se é uma lente especial, uma opção de algumas máquinas, um filtro, um efeito, etc.

Obrigado pelo vosso tempo e espero que me possam ajudar.

É uma fisheye.

Podes tentar reproduzir isso no photoshop, mas nunca fica tão bem. E uma boa lente fisheye é bem cara ;)
 
obrigadao =) agora ja sei como se chama =P

e editor de video que me faça algo parecido conheces ?

photoshop normalmente é so para fotos e o meu objectivo era mesmo fazer video como aquele.
 
obrigadao =) agora ja sei como se chama =P

e editor de video que me faça algo parecido conheces ?

photoshop normalmente é so para fotos e o meu objectivo era mesmo fazer video como aquele.

Repara que vendo o teu tópico no sub-fórum de fotografia, pareceu-me que querias aquele efeito em fotografia e foi nesse sentido que te dei a resposta.

Não sei se estas lentes, nas máquinas de filmar se chama fisheye. Nem sequer sei de se dá para fazer isto com uma máquina vulgar, ou se é preciso uma máquina própria com este tipo de lente já "incorporada".

Assim sendo, para vídeo não só não te sei responder, como acho que aqui não será o local ideal para perguntares ;)
 
thanks, ajudou imenso esse video =)

... sim eu sei extr3me, mas como quis fazer a pergunta para video e foto e não queria tar a abrir dois topicos, queria matar dois coelhos de uma vez.

obrigado na mesma, agora ja sei procurar melhor qualquer coisa pois já sei o nome. =)

já agora se puderem passem pelo meu topico sobre a Cyber Shot W300


;)
 
Fisheye

Não sei se estas lentes, nas máquinas de filmar se chama fisheye. Nem sequer sei de se dá para fazer isto com uma máquina vulgar, ou se é preciso uma máquina própria com este tipo de lente já "incorporada".

Assim sendo, para vídeo não só não te sei responder, como acho que aqui não será o local ideal para perguntares ;)

Sempre pode usar uma Nikon D90, que além de suportar lentes fisheye, tem um efeito fisheye com lentes normais (não sei é se funciona em vídeo, mas suponho que sim).

Tal como uma UGA, um fisheye tem um angulo de visão muito alargado. Mas ao contrario das UGAs rectilineas, a fisheye amplia o centro. Como consequencia disto, as linhas rectas deixam de ser rectas.

O ângulo alargado, quer seja uma UGA rectilinea ou uma fisheye, permite filmar o percurso inteiro de uma manobra de skake sem precisar de muito movimento de camara. A ampliação do centro da lente fisheye adiciona dramatismo porque no ponto central da manabora podemos encher quase por completo a frame.

Com uma lente tele, ou acompanhamos o movimento do skater ou então ele fica bastante pequenino em quase todas as frames.

O que o fisheye por software faz não é mais do que distorcer a frame, ampliando o centro e encolhendo os lados. Claro que a qualidade da imagem no centro vai ser penalizada pois cada pixel vai ter de ser interpolado para dar uma dúzia deles, coisa que não acontece com uma verdadeira lente fisheye.

Além da solução D90, é possível comprar teleconversores fisheye para adaptar a camcorders ou digitais compactas das que suportam video. Isto para já não ir às camaras de vídeo profissionais que permitem trocar lentes.
 
Back
Topo