1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda, Que resolução usar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Veda, 3 de Novembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 780)

1. Veda

Veda Power Member

Boas Pessoal,

Eu adquiri uma X1950 Pro, e o meu monitor é um LCD Samsung LE23R81b, nas definições da grafica dá até 1920x1080, a resolução nativa do LCD é 1368*768. (estou a usar ligação DVI-HDMI)

Em ambiente de trabalho uso 1368*768 e dá perfeito.

A minha grande duvida é: Que resolução usar para ter melhor qualidade de imagem, por exemplo no PES2008 se usar 1368*768 dá perfeito, mas se puzer 1600*900 ou 1920*1080 a imagem parece cintilar, mas dá rapido na mesma, não é questão de a placa não aguentar, eu keria saber se há alguma resolução acima de 1368*768 que dê imagem perfeita.

Agradeço ajuda, Veda

2. Jonas69

Jonas69 Power Member

se o monitor só aguenta determinada resolução é claro que no jogo também aguenta a resoluçao máxima, logo se puseres mais haverá problemas
    Deverás jogar a 1368x768 sempre :P

3. ShadeX

ShadeX Power Member

Uma vez mais alguem que não entende que um TFT não é um CRT. Resolução nativa é mesmo isso. São o numero de elementos que compôem o TFT. Não tens outra resolução pq essa é fisica e não pode mudar, obviamente.

Quando escolhes uma res mais baixa os circuitos do monitor faze upscaling, quando escolhes uma res mais alta eles fazem downscaling. Claro que isso acareta montes de coisas giras, esp quando a res mais alta ou mais baixa não é um multiplo inteiro da nativa. Ganhas desde blur a cintilação a artefactos.

Moral da história: Compras um CRT ou usas a res nativa do monitor TFT. Dá-te por feliz que tens uma placa gráfica que se aguenta à jarda nessa res. Se tivesses um monitor com uma res nativa alta e uma placa gráfica da treta ai vias o que era mau, ter de escolher entre uma res com problemas ou um framerate baixo.

Uma coisa que o ppl tem de decididamente aprender sobre TFT's é que depois de o comprarem a escolha está feita. Têm de pensar neste "pormenorzinho" da resolução antes da compra e não depois. Claro que se fores a uma loja ninguem te vai dizer nada disto... muitas das vezes nem sabem para eles quanto mais ensinar...

4. Veda

Veda Power Member

Obrigado pela explicação, fikquei a perceber, mas achas que num monitor de 23" joagr a 1368*768 é mau, estou a perder qualidade ou não? A mim os graficos parecem-me muito bons mas não sei se podiam ser melhores.

Já agora, eu tb tenho um LCD LG LC55 de 32" que a resolução nativa é 1368*768 e consigo jogar a 1920*1080 na boa sem cintilar.

Agradeço ajuda, Veda

5. ShadeX

ShadeX Power Member

Tens de entender a dif fundamental entre resolução e refresh rate.

A resolução nativa é um facto fisico incontornável. Alguns monitores fazem melhor serviço a mostrar res não nativas que outros, mas o facto continua de que apenas a res nativa aparece a 100% de qualidade.

A cintilação prende-se com o refresh rate. Técnicamente isso não devia afectar os TFT's, mas na prática afecta, não pelo TFT em si mas pelo humano. Se o refresh fosse fixo a (por exemplo) 60hz tinhas 60fps max. Isso não só te limitava a 60fps mas tambem estava (e demasiadamente...) a assumir que o motion blur era state of the art. Num filme/semelhante tens a pelicula ou o programa 3D a gerar o MB necessário para o teu cérebro levar a coisa como fluida. Num jogo 3D normal não tens. Ou tens cada vez mais fps para "encher os vazios" ou vez os "saltos". A unica coisa que safa [email protected] ou [email protected]fieldsps é precisamente o motion blur "incorporado". Se não fosse por isso precisavas de muito mais do que aquilo que tens. Num jogo normal, @60fps e sem motion blur o teu cérebro consegue "ver" lindamente que não está ok.

p.s. Quanto à 2º questão, a rsposta é sempre "se não usas a resolução nativa perdes qualidade". Incontornável. Num TFT/LCD tens um nr finito de elementos fisicos. Se a tua res for igual à do monitor tens 1:1 de corrêspondencia. Se for diferente os cirtuitos do monitor fazem "ajustes". É fácil ver a diferença, especialmente com texto. Quando tens a res nativa o texto é pin sharp, quando sais dela o texto fica automaticamente desfocado, por pouco que seja. Uns bons circuitos podem compensar isso até certo ponto, com scaling e unsharp masking integrados, mas nunca vai ser 100% do original.

O que me parece ser o caso é que tu num dos monitores (e sim, varia de monitor para monitor...) consegues "ver" o refresh rate deficiente. A primeira coisa é mesmo instalar os drivers do próprio monitor, pq os genéricos nem sempre são o suficiente. Em seguida vê se podes usar um refresh rate mais alto (72/75/80hz) e por fim corta no brilho.

Infelizmente em monitores é um bocado "até estar certo". Não existe uma formula mágica. Mas se souberes como a coisa funciona por trás já é um bom ponto de partida para resolveres os eventuais problemas.

Última edição: 3 de Novembro de 2007
  6. Veda

Veda Power Member

Obrigado mais uma vez pela ajuda, mas a tua areia é um bocado de mais para o meu camião, é assim: relativamente aos drivers o LCD não trazia nem consigo encontrar na net, mas aplca detecta-o, o refresh rate não consigo alterar, apenas dá 60Hz.

Eu em 1368*768 até k jogo fixe, mas estou com akela sensação que num ecran de 23" podia ser melhor.

Abraço.

7. Voystice

Voystice Power Member

Talvez pudesse ser melhor,... mas tambem não sei se a diferença sería assim tão perceptível, creio que isso tambem ía depender da qualidade de imagem do próprio monitor e da grafica!

E lembra-te, podes ter um ecrã de 23'', mas não te esqueças que ele é "wide", logo a tua "altura" é a mesma um monitor normal de 17'' com resolução 1024x768; resolução essa que é a que eu uso no meu crt de 17'' com um refresh rate de 85Mh no máximo!

Ou seja, tu tens uma resolução bem parecida com a minha, à excepção que tens mais visão "para os lados", o que é sempre bom para ambientes de trabalho exigentes!

Para jogos, estás na boa, pode não ser uma resolução abismal, mas tambem não envergonha ninguem e sendo assim, tambem não te esforça a gráfica até aos limites, ficam sempre com uma boa margem de manobra na performance!

Cumps!

\w/

Partilhar esta Página