[ajuda] que sistema operativo escolher

4brunu

Power Member
boas

recebi hoje o insys gameforce w9761TUN, e estava a pensar instalar o xp x86 e seven x86, mas ambos apenas usam 3Gb de ram, acham que devo por as versoes x64?
que sistema operativo de aconcelham?
cumps
 
versoes de 32bits so leem 3.25 gb de ram, versoes superiores de 64 bits leem 4 a mais gb de ram, essa e sobretudo a grande diferenca, penso que esse insys seja do e-escolas, no entanto o vista 64 bits funciona plenamente nesse portatil, se quiseres instala o XP de 32, mas não tens os 4 gb de ram, apenas 3.25gb...
 
processador dual core T4200 2Gz 800mz
ram 4Gb DDR2
disco 500Gb
grafica nvidea gforce G 105M com 512mb dedicados

acho que estas sao as caracteristicas mais importantes

sim, é do eescolas, sera que o meu processador é compativel com a versao 64bits?
eu estava a pensar instalar o windows seven 64 bits, mas as versoes de 64bits nao têm problemas com compatibilidades de programas?
cumps
 
Certos programas simplesmente não são compatíveis mais isso cada vez se está a tornar um problema menor. Tem em atenção que o Se7en ainda é um RC. Há uns meses instalei-o no meu PC e tinha sempre um erro estranho com o OpenGL. De resto o Se7en tal como outros OS x64 não dá muitos problemas. Cumps
 
processador dual core T4200 2Gz 800mz
ram 4Gb DDR2
disco 500Gb
grafica nvidea gforce G 105M com 512mb dedicados

acho que estas sao as caracteristicas mais importantes

sim, é do eescolas, sera que o meu processador é compativel com a versao 64bits?
eu estava a pensar instalar o windows seven 64 bits, mas as versoes de 64bits nao têm problemas com compatibilidades de programas?
cumps
está à vontade com o processador...é preparado para 64bits...

o meu portatil tem um processador menos potente e menos tamanho em disco de resto é tal e qual e dá-se bem com o vista 64bits, joga cs, pes 9 na boa mesmo tudo ao máximo...esta boa maquina pra eescolas

cumps
 
versoes de 32bits so leem 3.25 gb de ram, versoes superiores de 64 bits leem 4 a mais gb de ram, essa e sobretudo a grande diferenca, penso que esse insys seja do e-escolas, no entanto o vista 64 bits funciona plenamente nesse portatil, se quiseres instala o XP de 32, mas não tens os 4 gb de ram, apenas 3.25gb...
Um pouco offtopic, mas dado que não gosto de ver pessoas a ser induzidas em erro.

O limite dos 32bit não são 3/3,25/3,5/3,X GB de RAM, são 4. Facilmente observável pelo calculo 2^32.
Agora estes 4GB ram também são utilizados para endereçamentos de sistema e daí haver essa flutuação de memória utilizável, diferindo de sistema para sistema.
 
Um pouco offtopic, mas dado que não gosto de ver pessoas a ser induzidas em erro.

O limite dos 32bit não são 3/3,25/3,5/3,X GB de RAM, são 4. Facilmente observável pelo calculo 2^32.
Agora estes 4GB ram também são utilizados para endereçamentos de sistema e daí haver essa flutuação de memória utilizável, diferindo de sistema para sistema.

Ora nem mais. Se o meu professor de Arquitectura de Computadores, ouvisse este pessoal a dizer que o limite é 3,X dava-lhe um ataque :002:
 
Segundo o que eu percebi, posso instalar um SO de 32 bits, que embora diga que utiliza 3Gb de Ram, vai usar os 4, certo?

já agora que sistema operativo me aconcelham?
estava a pensar dual boot xp seven...

cumps
 
Última edição:
Segundo o que eu percebi, posso instalar um SO de 32 bits, que embora diga que utiliza 3Gb de Ram, vai usar os 4, certo?

já agora que sistema operativo me aconcelham?
estava a pensar dual boot xp seven...

cumps

Errado.

Um sistema de 32bit nunca te vai permitir usufruir de 4GB de Ram.
Ele detecta 4GB, mas apenas vai permitir usufruir de cerca de 3GB. Como foi explicado alguns posts atrás.

O que te recomendava? Vista x64. E Se7en x64 em dual-boot, se quiseres mesmo experimentar.
Não te recomendo o XP x64. Tem alguns problemas de incompatibilidade de hardware, e por vezes é difícil encontrar drivers para alguns dispositivos.
 
Boas...

Também sou possuidor de um Insys e utilizo o W7 x64 como SO principal sem qualquer problema (excepto o touchpad). Por isso estás na boa para o testares ( com ou sem dual-boot).

Cumps.
 
Basicamente pelo que tive a ler, a melhor aposta em termos de SO x64 será o Vista, certo?

É que eu tenho instalado o Windows XP Pro, mas tendo em conta que utilizo muitos programas de 3D (Maya, 3ds, Zbrush, Blender, Mudbox, Houdini) queria mudar para um sistema operativo de x64.

É mais estábel que um de 32bits e gere melhor a memória, certo?

O meu sistema é o seguinte:

ASUS P5Q
Intel Core2Duo E8400 45NM FSB1333MHZ BOX
Sapphire Ati HD4850 512MB DDR3 PCI-E
OCZ Reaper DDR2 2x1GB PC9200

O meu receio em parte também é que instalado o Vista o sistema fique mais lento tendo em conta que só tenho 2GB de RAM. É que preciso de um sistema estável e fluido para poder trabalhar á vontada.
 
Basicamente pelo que tive a ler, a melhor aposta em termos de SO x64 será o Vista, certo?

É que eu tenho instalado o Windows XP Pro, mas tendo em conta que utilizo muitos programas de 3D (Maya, 3ds, Zbrush, Blender, Mudbox, Houdini) queria mudar para um sistema operativo de x64.

É mais estábel que um de 32bits e gere melhor a memória, certo?

O meu sistema é o seguinte:

ASUS P5Q
Intel Core2Duo E8400 45NM FSB1333MHZ BOX
Sapphire Ati HD4850 512MB DDR3 PCI-E
OCZ Reaper DDR2 2x1GB PC9200

O meu receio em parte também é que instalado o Vista o sistema fique mais lento tendo em conta que só tenho 2GB de RAM. É que preciso de um sistema estável e fluido para poder trabalhar á vontada.

em relação ao 32bits ser mais estável isso já não é verdade...se queres um SO x64 parte para o vista...não caias na asneira do xp x64 pois foi um SO que teve pouco "investimento"...problemas de drivers, estabilidade não é tanta como o x86...

com esse hardware só não o fazia devido à limitação da ram...penso que no minimo dos minimos para um pc com SO de 64bits precisa de 3g de ram...não quer dizer que não se porte bem com 2g...

cumps
 
Nesse caso vou aguentar-me com este xp e dps quando colocar mais RAM mudo. É que no sitio onde trabalho tenho o vista x64 com 4 GB RAM, e consigo trabalhar bem com 2 Maya's abertos + renders etc.
 
penso que seja o unico problema mesmo seja a ram mas há quem use o x64 com 2 gigas de ram mas pra mim no minimo dos minimos 3 gigas
 
É já na próxima semana que vou comprar a memória. Entretanto, jogos em windows x64, não há grandes problemas pois não?
 
Boas...

Também sou possuidor de um Insys e utilizo o W7 x64 como SO principal sem qualquer problema (excepto o touchpad). Por isso estás na boa para o testares ( com ou sem dual-boot).

Cumps.
Touchpad??? Eu também tenho um INSYS com W7 x64, e o touchpad funciona perfeitamente. Instalei os drivers do vista.
 
Touchpad??? Eu também tenho um INSYS com W7 x64, e o touchpad funciona perfeitamente. Instalei os drivers do vista.

Fui agora ao site da Insys sacar as drivers actualizadas de 2009, mas mesmo assim o problema mantem-se, diz sempre que não encontra o SO em questao!

Só se estiver relacionado com a build que eu tenho instalada!!

Cumps
 
Back
Topo