!!AJUDA!! Quero voltar a ter um dumbphone :)

Bruninho

Power Member
Boas malta,

Seguinte situação, descobri que um smartphone tem mais desvantagens do que vantagens (para mim claro), portanto pretendo passar a ter um dumbphone só para chamadas e mensagens. Alg aqui já o fez, faz?

No entanto, por vezes posso precisar de GPS etc e para isso gostava de manter o meu smartphone original a fazer de hotspot em situações que esteja fora de casa a trabalhar, viajar ou a usar o tablet (ou eventualmente comprar um hotspot dedicado, vejo mais tarde).

Visto que o uso de net vai ser limitado, gostaria de saber se ha algo melhor a nível de preço do que os 8€ para atuais clientes M4/M3 da MEO (da qual sou cliente). Ou se esta é mesmo a melhor opção que tenho :)

Outra dúvida se eu adicionar este serviço ao M3/M4 a minha fidelização altera?

Abraço
 
Boas malta,

Seguinte situação, descobri que um smartphone tem mais desvantagens do que vantagens (para mim claro), portanto pretendo passar a ter um dumbphone só para chamadas e mensagens. Alg aqui já o fez, faz?

No entanto, por vezes posso precisar de GPS etc e para isso gostava de manter o meu smartphone original a fazer de hotspot em situações que esteja fora de casa a trabalhar, viajar ou a usar o tablet (ou eventualmente comprar um hotspot dedicado, vejo mais tarde).

Visto que o uso de net vai ser limitado, gostaria de saber se ha algo melhor a nível de preço do que os 8€ para atuais clientes M4/M3 da MEO (da qual sou cliente). Ou se esta é mesmo a melhor opção que tenho :)

Outra dúvida se eu adicionar este serviço ao M3/M4 a minha fidelização altera?

Abraço
Pinephone Pro
https://www.pine64.org/pinephonepro/

Deve ser das melhores opções que tens. Metes praticamente qualquer SO Linux ali e controlas praticamente tudo. Sem pub, sem trash apps, sem maior parte do lixo que vem com os telefones comuns!
Continuas a ter um bom smartphone com funcionalidades de sobra para o que pretendes sem teres que voltar à idade da pedra!
E podes mudar o título da thread para "Quero voltar a ter controlo sobre o meu telefone"! :)
 
Qual é a desvantagem (que não possas controlar) de ter um smartphone?

O uso impulsivo e abusivo do mesmo... "checkar" os smartphones tornou-se um hábito (uma pessoa já os desbloqueia sem pensar e perde minutos / horas de vida de uma forma inconsciente).

Eu apesar de já não usar redes sociais há cerca de 2 anos (apenas tenho face e não tenho a APP instalada, só uso mesmo pela funcionalidade do messenger, não sigo ng), continuava a usar o tlml para navegar na internet e basicamente distrair-me de sentimentos negativos ou do aborrecimento (ou procrastinar em coisas mais importantes, como me deitar cedo, estar mais atento aos meus filhos, brincar com eles, não perder tempo desnecessário, o que depois me deixava stressado porque já saía em cima da hora para o trabalho etc, porque apesar de não querer conscientemente fazê-lo desbloqueava e checkava umas noticias antes de ir para cama e acabava a perder duas horas, e de manhã quando acordava a mesma coisa). As xs mesmo sem redes sociais perdia horas por dia no tlml, principalmente quando andava mais cansado, porque aí o auto-controlo torna-se ainda mais baixo (e ando mesmo cansado pq tenho um recém nascido e uma criança de 3 e um estágio e uma tese de mestrado para entregar).

Claro que um smartphone é porreiro para servir de GPS (se calhar uso-o para isso meia dúzia de xs por ano), comunicar por Whatsapp e Messenger (a coisa mais importante para mim num smartphone), ver qualquer coisa importante rapidamente (a quantidade de coisas que achamos importantes verificar baixa dramaticamente se não tivermos um smartphone), e tirar uma foto rápida aos miudos ou a alguma coisa que queiramos lembrar, mas não é essencial longe disso, e acho que à maioria das pessoas (estando elas ou não conscientes do facto), faz mais mal que bem terem um dispositivo deste género no bolso.
 
Última edição:
O uso impulsivo e abusivo do mesmo... "checkar" os smartphones tornou-se um hábito (uma pessoa já os desbloqueia sem pensar e perde minutos / horas de vida de uma forma inconsciente).

Eu apesar de já não usar redes sociais há cerca de 2 anos (apenas tenho face e não tenho a APP instalada, só uso mesmo pela funcionalidade do messenger, não sigo ng), continuava a usar o tlml para navegar na internet e basicamente distrair-me de sentimentos negativos ou do aborrecimento (ou procrastinar em coisas mais importantes, como me deitar cedo, estar mais atento aos meus filhos, brincar com eles, não perder tempo desnecessário, o que depois me deixava stressado porque já saía em cima da hora para o trabalho etc, porque apesar de não querer conscientemente fazê-lo desbloqueava e checkava umas noticias antes de ir para cama e acabava a perder duas horas, e de manhã quando acordava a mesma coisa). As xs mesmo sem redes sociais perdia horas por dia no tlml, principalmente quando andava mais cansado, porque aí o auto-controlo torna-se ainda mais baixo (e ando mesmo cansado pq tenho um recém nascido e uma criança de 3 e um estágio e uma tese de mestrado para entregar).

Claro que um smartphone é porreiro para servir de GPS (se calhar uso-o para isso meia dúzia de xs por ano), comunicar por Whatsapp e Messenger (a coisa mais importante para mim num smartphone), ver qualquer coisa importante rapidamente (a quantidade de coisas que achamos importantes verificar baixa dramaticamente se não tivermos um smartphone), e tirar uma foto rápida aos miudos ou a alguma coisa que queiramos lembrar, mas não é essencial longe disso, e acho que à maioria das pessoas (estando elas ou não conscientes do facto), faz mais mal que bem terem um dispositivo deste género no bolso.

Hora de desenterrar.

Chegaste a avançar com a mudança?
Se sim, como correu? conseguiste manter? Qual o equipamento?

Obrigado :)
 
@scrub

Então aqui vai o resto da história...

Comprei um AGM M7 por 100€, apesar de ter android e me permitir ter o Whatsapp\Messenger, o ecran era tão mau tão mau que achei espetacular para o uso que queria.

Tive-o durante 3 meses. O uso de internet e do tlml para fins que não chamadas foi praticamente 0. Não senti grande falta de nada tirando a app do mbway e uma vez a do GPS.
No entanto o écran ser pequeno, mas sobretudo mau, o tlml ser gigante (parece um walkie talkie) e a escrita não ter PT, levou me a procurar algo parecido mas mais ergonómico e no qual conseguisse ler bem msgs, como por exemplo, aqueles numeros de acesso ao Paypal (sim o ecran é assim tão mau).

Encontrei o Xiaomi Qin F22 (perto de 100€) mas decidi arriscar mais um pouco e acabei por comprar um Unihertz Titan Pocket (280€), este tem a vantagem do AGM M7 pq o ecran continua pequeno (apesar de quase o dobro do outro) mas com muito melhor qualidade, alem disso tem um teclado QWERTY, 128gb ROM, 6GB de RAM, NFC e Android 11.

Neste momento, tenho-o há cerca de 6 meses, acho-o a solução ideal. O ecran faz com que não o use para quase mais nada do que para as apps que realmente "preciso" (mbway, messenger, whatsapp, outlook, todoist, googlekeep e eventualmente o edge para pesquisar algo rápido). O meu uso de internet continua a ser quase nulo, até porque os meus olhos não aguentam (devido ao tamanho) olhar para ele mais de 10/15m seguidos e consigo responder à patroa no whatsapp.

Conclusão vivo bem sem um smartphone, gosto de ter acesso a ferramentas como a minha lista de tarefas, email, calendário, mbway e pesquisar algo rápido. No entanto, continuo a achar que o malefício de ter um computador/centro de entretém distração no bolso é maior que os benefícios, se não tivesse esta opção de meio termo teria continuado com o "dumbphone", não pretendo voltar a ter um smartphone convencional.
 
Última edição:
@scrub

Então aqui vai o resto da história...

Comprei um AGM M7 por 100€, apesar de ter android e me permitir ter o Whatsapp\Messenger, o ecran era tão mau tão mau que achei espetacular para o uso que queria.

Tive-o durante 3 meses. O uso de internet e do tlml para fins que não chamadas foi praticamente 0. Não senti grande falta de nada tirando a app do mbway e uma vez a do GPS.
No entanto o écran ser pequeno, mas sobretudo mau, o tlml ser gigante (parece um walkie talkie) e a escrita não ter PT, levou me a procurar algo parecido mas mais ergonómico e no qual conseguisse ler bem msgs, como por exemplo, aqueles numeros de acesso ao Paypal (sim o ecran é assim tão mau).

Encontrei o Xiaomi Qin F22 (perto de 100€) mas decidi arriscar mais um pouco e acabei por comprar um Unihertz Titan Pocket (280€), este tem a vantagem do AGM M7 pq o ecran continua pequeno (apesar de quase o dobro do outro) mas com muito melhor qualidade, alem disso tem um teclado QWERTY, 128gb ROM, 6GB de RAM, NFC e Android 11.

Neste momento, tenho-o há cerca de 6 meses, acho-o a solução ideal. O ecran faz com que não o use para quase mais nada do que para as apps que realmente "preciso" (mbway, messenger, whatsapp, outlook, todoist, googlekeep e eventualmente o edge para pesquisar algo rápido). O meu uso de internet continua a ser quase nulo, até porque os meus olhos não aguentam (devido ao tamanho) olhar para ele mais de 10/15m seguidos e consigo responder à patroa no whatsapp.

Conclusão vivo bem sem um smartphone, gosto de ter acesso a ferramentas como a minha lista de tarefas, email, calendário, mbway e pesquisar algo rápido. No entanto, continuo a achar que o malefício de ter um computador/centro de entretém distração no bolso é maior que os benefícios, se não tivesse esta opção de meio termo teria continuado com o "dumbphone", não pretendo voltar a ter um smartphone convencional.
No sei sei se seria melhor, no teu caso, optares pelo nokia 8210 . Da para a net, e tens pouquissimas apss para ele. Mas da para o whatsapp.
 
Lamento , mas não concordo contigo.
Tenho um smart. se olho para ele 5 vezes num dia será muito.
Não uso face youtube ou browser no telemovel, porque simplesmente não tenho pachorra para isso. pouco mais o uso para chamadas e mensagens, Whatapp até me esqueço que o tenho.
Então de férias pior ainda. se estiver sem bateria nem me chateia.
e se antes o usava para ver as horas, e ai sim usava bastante, decidi andar de relogio.
por ser um pouco grande incomodas-me andar sempre com ele no bolso, por isso em casa fica onde o ppousei e esqueço. na rua só me lembro devido ao tamanho dele. ou claro, quando me ligam.
penso que virá tudo do habito e do controlo que possas ter e queiras ter.
Não critico as tuas opções, porque de certa forma concordo na maioria com elas, mas dai a achar que a maquina tem mais dominio sobre mim que eu proprio, Não.! Mas tocaste num ponto em que muitos se poderão ver. A dependencia nas tecnologias.
Já ninguem compra mapas para ir a um sitio desconehcido, já ninguem pergunta onde fica a rua tal... E é vé los nos cafés mais virados para o telemovel que a observar o entorno. Se alguem cai, há mais gente a filmar que a socorrer :)
 
@kromo

Eu pessoalmente tenho dificuldade em resistir à tentação de me distrair com o computador q tenho no bolso. Nunca fui de redes sociais. E o WhatsApp uso pq a minha familia mantem contacto por la. Mas o mindless browsing, as noticias, o reddit etc. eram o meu kriptonite.

Essa afirmação de dominio sob a maquina e sob os teus comportamentos é de louvar, mas a maior parte das pessoas esta tao envolvida na armadilha que nem tem awareness do que fazem com aquilo na mão. Eu apesar do ter opto por controlo de estimulo vs autodeterminação. Porque comigo n funciona, tenho 38 anos e conheço me. Tb tenho PHDA, acho que vem daí a dificuldade em resistir.

@Gepeto

Para ja estou a conseguir gerir mt bem o uso deste smartphone. Se bem que acho que metade desta capacidade de gestão vem da minha hipermetropia que n me permite olhar para ele mais de 15m sem torrar os olhos para o resto do dia.
 
@Bruninho

Obrigado pela resposta. E é bom ver que continuas "na luta". :D

É isso que procuro, um ecrã pequeno e que me atraia menos a pegar constantemente para abrir e fechar apps e que seja um equipamento pequeno (ao ponto de quase nem o sentir no bolso).
Inicialmente pensei num dumbphone de verdade. Qualquer Nokia, por exemplo, só para comunicações e fotografia.

Mas utilizo diariamente o Android Auto, e não faz sentido ter um Android no carro apenas para essa funcionalidade, teria que ter 2 cartões, invalida um pouco este caminho.

Então encontrei esse que falaste, Xiaomi Qin F22, que achei demasiado grande para o que procuro.
Restando assim o Xiaomi Qin F21 PRO. Parece uma boa solução para o que procuro, acreditando que na versão Google:

- Android Auto funciona.
- Conectividade funciona com as operadoras de Portugal.

Na altura pesquisaste este ultimo ponto?

Obrigado.
 
Última edição:
@scrub

Penso que na altura o fiz, porque estive mesmo com ele no carrinho para mandar vir.
Tb li relatos que o Android Auto funciona na versão com google apps.
Tens ainda outra opção Unihertz Jelly Bean 2, tb estive quase para comprar este.
 
Última edição:
Back
Topo