Ajuda, questão legal em relação aos jogos

J_M

Power Member
Boas, vou criar um FPS para a escola, foi pedido que fosse uma game engine free.
Tive a ideia de modificar o counter strike (o original ou o source), ou seja, criar um mapa baseado na escola e skins para os dois grupos em confronto.

A minha questão é, posso fazer isto se tiver o jogo original? Posso criar um mapa, modificar as skins das personagens e (se for possivel) a imagem de background do menu? Dar-lhe outro nome? Basicamente será um mod. Será isto legal?

Não vou comercializa-lo, vai ser apenas exibido como projecto. A minha duvida tem a ver com o facto de não saber se é legal.
 
Hmmmm, mas... o jogo vai ser apresentado a um juri, e imagino que as pessoas vão querer joga-lo nos pcs, nesse caso eles precisam de possuir o jogo original para jogarem o mod não é?
 

nesse caso nao sei se será a melhor opção, visto os utilizadores precisarem de gastar dinheiro para o jogar.

Que outras opções do genero tenho? Quero um jogo que permita jogo em rede entre varios jogadores, mas que nao implique o jogo original.

Ioquake é a unica opção que me lembro de momento, mas lembro-me que ao instalar pediu-me para copiar e colar um ficheiro presente no cd do jogo. Passa-se a mesma situação com este que com o counter-strike?
 
Última edição:
Que outras opções do genero tenho?

Porque não fazer exactamente aquilo que disseste no inicio e fazeres tu de raiz um FPS?

Boas, vou criar um FPS para a escola

Claro que da mais trabalho e precisas de saber programação, computação gráfica, grafismo, som e afins... mas que tem muito mais valor tem.


Seja como for caso queiras pegar num engine livre, podes ir pelo do Quake que é GPL e portanto não vais ter problemas.
 
Porque não fazer exactamente aquilo que disseste no inicio e fazeres tu de raiz um FPS?



Claro que da mais trabalho e precisas de saber programação, computação gráfica, grafismo, som e afins... mas que tem muito mais valor tem.


Seja como for caso queiras pegar num engine livre, podes ir pelo do Quake que é GPL e portanto não vais ter problemas.

O mapa vai ser baseado na minha faculdade, estou a pensar criar algumas skins para as personagens tambem. Queria pegar numa engine que ja tivesse opções graficas, motor de fisica, motor de som e funcionalidades em rede e modificar.

Fazia o mapa, as skins, modificava o background do menu e colocava o texto em portugues.
É possivel pegar no motor do quake3 e fazer isto? Que ferramentas preciso? (não o nome, o tipo de ferramentas...)
Obrigado
 
tinhamos decidido fazer algo semelhante. Mas era para ser baseado no Deus Ex (ou seja unreal engine 1 com dialogos e tal). Claro podiamos fazer mas ficamos presos no facto de ser necessario o jogo e a falta de etica de trabalho necessario para tal trabalho.
Quake 3 será possivel, mas do que me lembro é mais dificil trabalhar nesse.

se houvesse problemas legais não é por modificares o jogo mas sim por estares a fazer um shooter situado num ambiente escolar
 
tinhamos decidido fazer algo semelhante. Mas era para ser baseado no Deus Ex (ou seja unreal engine 1 com dialogos e tal). Claro podiamos fazer mas ficamos presos no facto de ser necessario o jogo e a falta de etica de trabalho necessario para tal trabalho.
Quake 3 será possivel, mas do que me lembro é mais dificil trabalhar nesse.

se houvesse problemas legais não é por modificares o jogo mas sim por estares a fazer um shooter situado num ambiente escolar

Quanto ao facto do ambiente ser escolar, isso está a ser tratado.
O meu problema é que gostava muito de usar o motor do counter-strike ou do novo source, mas mesmo tendo o jogo original não o vou poder distribuir por colegas e professores.
 
Back
Topo