1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA] RAID0 - Melhor selecção de HDD´s

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Blasar, 28 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 739)

1. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Como o título indica, a questão é a seguinte: vou comprar um PC novo, muito brevemente, e estou determinado a experimentar um sistema assente num RAID0, tendo só para os discos cerca de 150€ disponíveis.

Pesquisei um pouco, mas não consegui chegar a uma conclusão final, sendo assim decidi vir perguntar aos expert´s ;)

Já tenho em mente algumas opções (sem ordem de preferência), nomeadamente:

1ª SEAGATE 250 GB (ST3250410AS);

2ª SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS);

3ª WD 160GB (WD160YS);

4ª WD 640GB.

Sugeriram-me, também, uma outra opção, que seria um SEAGATE de 320GB (single plate) que desconheço em absoluto, mas já me parece demasiado GB para um RAID0, o mesmo se aplica aos WD640GB, mas se forem a melhor opção, não vejo inconveniente.

Não tenho preferência entre os WD, sendo que me parece um exagero um RAID0 de +500GB, mas como já disse, se for essa a melhor opção...

Entre os dois modelos da SEAGATE apresentados, aconselharam-me os SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS), pois, na loja onde vou comprar o PC, já os utilizam regularmente para este tipo de configurações e até agora estão bastante satisfeitos. No entretanto fiz uma pesquisa mais profunda, e deparei-me com algumas reviews, onde a crítica que lhes fazem não é nada boa. >(

Sendo assim, e posto isto, agradecia a quem me pudesse elucidar e ajudar a fazer a melhor escolha para montar um sistema em RAID0.

O PC é para uso pessoal, sendo que as tarefas principais são: jogos; filmes; alguns trabalhos em CAD e afins; encoding/decoding; etc.

A base do sistema será: P5Q Dlx + C2Q + 4GB DDR2.

O que pretendo é o melhor compromisso performance/preço (os WD Raptor são os melhores, mas também são caros, logo não são uma hipótese viável.)

Obrigado.

2. GraveSleepy

GraveSleepy Power Member

Amigo, vale mais juntar mais uns trocos e comprar pela qualidade e assim no futuro é mais provavel nao teres problemas...WD :lol:

3. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Eu para raid0 escolheria dois destes...

4. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Nem mais...

5. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Desde já muito obrigado por todas as respostas, e pelo que vejo temos novas opções em "cima da mesa".

As minha dúvidas, agora, são:

Para o RAID0, não há vantagem no facto de os discos serem single plate? Fiquei com essa ideia, daí as minhas opções iniciais.

Será que vale a pena um RAID0 de 1TB ou mais? Tinha ideia que a "eficiência" do RAID0 ia diminuindo com o aumento da

capacidade dos discos (mantendo todas as outras variáveis constantes, obviamente).

A optar por um RAID0 de grande capacidade, entre o SEAGATE 500GB 32MB e os WESTERN DIGITAL 640GB 16MB, qual a

melhor opção?

Obrigado.

Última edição: 28 de Julho de 2008
  6. Echuu

Echuu Power Member

Só respondendo à tua 3ª questão, eu diria que a melhor opção seria o RAID0 com Seagate's. Mas provavelmente alguém muito mais dentro do assunto que eu saberá ajudar-te melhor.

7. rustyballzz

rustyballzz Power Member

acho um abuso Raid 0 com 1TB.
    se conseguires esticar o orçamento ate 240€ , compra 2 WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB SATA 16MB.
    pessoalmente prefiro apenas com 2 raptores de 36GBs, mas a diferença de preço é pouca dai os de 74GBs serem o ideal

cumps.

Última edição: 28 de Julho de 2008
  8. Mitch

Mitch Banido

2x seagate 250GB ST3250410AS

excelente performance para o preço

9. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Obrigado, mais uma vez, por todas as opiniões expressas.

@rustyballzz: Bem sei que seria, talvez, a melhor opção mas, como disse, o que procuro é um compromisso entre performance/preço,

e os Raptor não são o melhor exemplo desse binómio.

@Mitch: Por acaso, já tinha visto esse seu gráfico num outro tópico sobre RAID0 e fiquei surpreendido, daí ter incluído essa

hipótese inicialmente. Mas na loja onde irei comprar o PC, recomendaram-me os SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS), em detrimento

dos primeiros, e depois, chego aqui e falam-me dos Seagate de 500GB 32MB (que julgo não serem single plate) e nos WD 640GB

(idem) e, no fim de contas, sinto-me "como o maluco no meio da ponte".

Seja como for, e após ter em conta todas as vossas opiniões, julgo que a escolha passa pelos Seagate (já que não me apetece gastar

acima de 150€), a dúvida agora é entre os 500GB e os de 250GB (e dentro destes, entre o ST3250410AS e o ST3250310NS) :005:

Vou ver a disponibilidade na loja, comparar os preços e fazer a derradeira escolha, mas seja como for, já estou mais elucidado. ;)

Cumprimentos.

Partilhar esta Página