[AJUDA] RAID0 - Melhor selecção de HDD´s

Blasar

Colaborador
Staff
Boas!!

Como o título indica, a questão é a seguinte: vou comprar um PC novo, muito brevemente, e estou determinado a experimentar um sistema assente num RAID0, tendo só para os discos cerca de 150€ disponíveis.

Pesquisei um pouco, mas não consegui chegar a uma conclusão final, sendo assim decidi vir perguntar aos expert´s ;)

Já tenho em mente algumas opções (sem ordem de preferência), nomeadamente:


1ª SEAGATE 250 GB (ST3250410AS);

2ª SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS);

3ª WD 160GB (WD160YS);

4ª WD 640GB.



Sugeriram-me, também, uma outra opção, que seria um SEAGATE de 320GB (single plate) que desconheço em absoluto, mas já me parece demasiado GB para um RAID0, o mesmo se aplica aos WD640GB, mas se forem a melhor opção, não vejo inconveniente.

Não tenho preferência entre os WD, sendo que me parece um exagero um RAID0 de +500GB, mas como já disse, se for essa a melhor opção...

Entre os dois modelos da SEAGATE apresentados, aconselharam-me os SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS), pois, na loja onde vou comprar o PC, já os utilizam regularmente para este tipo de configurações e até agora estão bastante satisfeitos. No entretanto fiz uma pesquisa mais profunda, e deparei-me com algumas reviews, onde a crítica que lhes fazem não é nada boa. >(

Sendo assim, e posto isto, agradecia a quem me pudesse elucidar e ajudar a fazer a melhor escolha para montar um sistema em RAID0.

O PC é para uso pessoal, sendo que as tarefas principais são: jogos; filmes; alguns trabalhos em CAD e afins; encoding/decoding; etc.

A base do sistema será: P5Q Dlx + C2Q + 4GB DDR2.

O que pretendo é o melhor compromisso performance/preço (os WD Raptor são os melhores, mas também são caros, logo não são uma hipótese viável.)

Obrigado.
 
actualmente tirando os raptor, os WD640GB são os discos mais rapidos do mercado,se achares muito podes sempre comprar dois SEAGATE de 320 single plate
 
Desde já muito obrigado por todas as respostas, e pelo que vejo temos novas opções em "cima da mesa".

As minha dúvidas, agora, são:



Para o RAID0, não há vantagem no facto de os discos serem single plate? Fiquei com essa ideia, daí as minhas opções iniciais.


Será que vale a pena um RAID0 de 1TB ou mais? Tinha ideia que a "eficiência" do RAID0 ia diminuindo com o aumento da

capacidade dos discos (mantendo todas as outras variáveis constantes, obviamente).


A optar por um RAID0 de grande capacidade, entre o SEAGATE 500GB 32MB e os WESTERN DIGITAL 640GB 16MB, qual a

melhor opção?



Obrigado.
 
Última edição:
A optar por um RAID0 de grande capacidade, entre o SEAGATE 500GB 32MB e os WESTERN DIGITAL 640GB 16MB, qual a melhor opção?

Só respondendo à tua 3ª questão, eu diria que a melhor opção seria o RAID0 com Seagate's. Mas provavelmente alguém muito mais dentro do assunto que eu saberá ajudar-te melhor.
 
acho um abuso Raid 0 com 1TB.
se conseguires esticar o orçamento ate 240€ , compra 2 WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB SATA 16MB.
pessoalmente prefiro apenas com 2 raptores de 36GBs, mas a diferença de preço é pouca dai os de 74GBs serem o ideal

cumps.
 
Última edição:
2x seagate 250GB ST3250410AS

raidseagate2x250vistax6tt7.jpg


excelente performance para o preço
 
Boas!!

Obrigado, mais uma vez, por todas as opiniões expressas.


@rustyballzz: Bem sei que seria, talvez, a melhor opção mas, como disse, o que procuro é um compromisso entre performance/preço,

e os Raptor não são o melhor exemplo desse binómio.


@Mitch: Por acaso, já tinha visto esse seu gráfico num outro tópico sobre RAID0 e fiquei surpreendido, daí ter incluído essa

hipótese inicialmente. Mas na loja onde irei comprar o PC, recomendaram-me os SEAGATE 250Gb ES.2 (ST3250310NS), em detrimento

dos primeiros, e depois, chego aqui e falam-me dos Seagate de 500GB 32MB (que julgo não serem single plate) e nos WD 640GB

(idem) e, no fim de contas, sinto-me "como o maluco no meio da ponte".


Seja como for, e após ter em conta todas as vossas opiniões, julgo que a escolha passa pelos Seagate (já que não me apetece gastar

acima de 150€), a dúvida agora é entre os 500GB e os de 250GB (e dentro destes, entre o ST3250410AS e o ST3250310NS) :005:


Vou ver a disponibilidade na loja, comparar os preços e fazer a derradeira escolha, mas seja como for, já estou mais elucidado. ;)

Cumprimentos.
 
Back
Topo