Ajuda ram 5333mhz

Ola bom dia
Tenho 2 kits ddr4 da g.skill cl22-32-32-52 1.6v (8gb x 4) 5333mhz com cpu 11900k placa mae asus rog z590 gaming wi-fi, RTX3090 com uma fonte de 1000w da corsair o meu problema que eu não consigo atingir limite de das memórias já tentei com o xmp e nada em manual nao entendo muito.
obrigado
 
Última edição:
5333mhz dual rank?! Boa sorte... Para além de misturares dois kits estás a usar numa board que não está na lista das boards testadas com o kit.

Devias conseguir usar apenas 1 kit (single rank) 2x8gb com uma board high end, tipo Asus maximus apex, msi z590 unify. Mesmo assim deve ser necessário vccio/vcsa estupidamente elevados para manter estabilidade e bom cooling no cpu.
 
Bom Dia
não, não preciso delas a 5333mhz mas acima dos 3600mhz sim e para responder ao askan7 confirmo mas se nunca foi testado nesta placa ao menos tento lol eu só queria que ficasse melhor do que as rams antigas que tenho, pouco importa se vai ser em dual rank ou single rank consegui uma velocidade de 4200mhz mas fica com erros.
 
Última edição:
Bom Dia
não, não preciso delas a 5333mhz mas acima dos 3600mhz sim e para responder ao askan7 confirmo mas se nunca foi testado nesta placa ao menos tento lol eu só queria que ficasse melhor do que as rams antigas que tenho, pouco importa se vai ser em dual rank ou single rank consegui uma velocidade de 4200mhz mas fica com erros.
Esqueceu me de um pequeno promenor a placa mae é uma

ROG STRIX Z590-A GAMING WIFI​

Esqueceu me de por o A nao sei se muda alguma coisa...
 
Bom Dia
não, não preciso delas a 5333mhz mas acima dos 3600mhz sim e para responder ao askan7 confirmo mas se nunca foi testado nesta placa ao menos tento lol eu só queria que ficasse melhor do que as rams antigas que tenho, pouco importa se vai ser em dual rank ou single rank consegui uma velocidade de 4200mhz mas fica com erros.

dual rank significa que tens 2 ranks de memória por canal. Como tens 4 sticks single rank, tens a memória em dual rank. 2 sticks (2 ranks por canal).

É mais difícil atingir frequências altas com dual rank. 4000mhz é uma boa frequência para dual rank. Vais ter é de ajustar os timings manualmente, não sei que timings é que hynix djr fazem a 4000mhz, podes ver forums para teres uma idea por onde começar.

Se fosse samsung b-die podia te ajudar. Normalmente fazem 4000mhz 16-16-16 relativamente fácil com 1.45v.
 
Última edição:
Ai... um dinheirão investido para nada, isso não são ram's para utilizadores comuns e sem conhecimento de ajustes manuais. São ram's para overclockers, para fazer uns benchs e tentar bater uns record em algo em que a ram ajude, por isso é preciso saber fazer ajustes, ter arrefecimento e MB adequados e contar ainda com a sorte de que o cpu tenha um bom IMC senão é desperdiçar dinheiro...

Provavelmente com um kit 4133 ou 4266 não terias essas chatices, tinhas praticamente a mesma performance, ou até melhor visto que não estás a conseguir usar essas devidamente, e poupavas dinheiro.

Se isso foi comprado recentemente e podes trocar, aconselho a fazer a troca.
 
Exatamente, para quem não vai mexer o melhor ainda é um kit 3600mhz cl16 da micron. Já é decente e até faz mais com overclock.

Performance máxima, provavelmente um bom kit b-die com bons timings, 3600mhz cl14 ou cl15 1.35v .
4000mhz 17-17-17 1.35v, 16-16-16 1.4v melhor ainda e nem é assim tão caro.

Acima de 4000mhz fica mais difícil especialmente com dual rank e requerem muita voltagem no controlador de memória. Não é recomendado para alguém que não sabe ajustar as coisas.
 
Última edição:
Entendi, obrigado pela ajuda e pelas informações vou ver que posso fazer então, mandar para traz fica dificil aqui a tempos comprei la um waterblock que nao era compatível com a minha rtx e nem quizeram saber nem resposta deram senão vendo-as de novo e compro outras
 
Back
Topo