[Ajuda] Receber $ de apk google play

paixao_iscao

Power Member
Viva

Estou com uma dúvida que se me soubessem responder agradecia imenso.

Criei uma conta de comerciante (apesar de ser individuo particular sem actividade empresarial) para poder vender uma apk na google play.

Pergunta) Tenho de abrir actividade empresarial para isso? Estamos a falar de supostos pequenos lucros. O google diz que cobra automaticamente o iva por mim e a comissão dele, isto é, eu recebo apenas o liquido certo?

"União Europeia

Taxas de imposto
Devido a alterações na legislação fiscal relativa ao IVA que entraram em vigor a 1 de janeiro de 2015, o(a) comerciante já não necessita de gerir a tributação em sede de IVA relativa a consumidores de estados-membros da UE. A Google cobrará o IVA dos consumidores da UE em seu nome. Continuará a poder gerir as taxas de tributação para países fora da UE."


Obrigado a todos.
 
Última edição:
Boas,

Não tou muito habituado em lidar com casos de vendas de apps online... teve a pesquisar um pouco..

Se percebi bem: a google agora trata do IVA..
A partir de 1 de Janeiro de 2015, o programador terá (apenas) de declarar o valor recebido e pagar o seu IRS na sua declaração de rendimentos.. ou seja, terá de declarar esses rendimentos pela totalidade, como rendimentos (normais) de Categoria B. Isto porque as apps não são considerados propriedade intelectual..

Terá de passar uma fatura com os ganhos mensais à Google... (recibo verde) . Não tem retenção de IVA..

Em termos de iniciar a atividade... Se faturar até 10.000 euros, pode ficar no regime de Isenção do IVA (artigo 53º)...

O melhor é ligar para AT para tirar as dúvidas :)

Espero ter ajudado
 
Muito obrigado pela ajuda colega :)
Já deu para perceber o enquadramento que terei que tomar. Vou aproveitar e seguir o concelho de telefonar para as finanças.
 
Back
Topo