[Ajuda] Rede em Linux

Gaminger

Power Member
Olá :).

Este ano na Disciplina "Técnologias Informáticas" vou participar num projecto onde tenho de montar uma Rede em Linux, com uma Torre a funcionar como servidor e outra a ser cliente, alguém me pode dar umas dicas e indicar uma boa versão que seja fácil de configurar para por isto a andar?

Obrigado.

Cumps.
 
Entretanto já me aconselharam a distribuíção "PCLinuxos" para fazer a rede em Linux. Mas agora deparo-me com outro problema. Não faço ideia como hei-de configurar a rede para ela. Assim que tivert dois computadores basta ligá-los com um cabo ethernet e eles comunicam um com o outro?

Existe alguma outra distribuíção que me possam aconselhar para fazer uma pequena LAN entre dois computadores em que um trabalha como servidor e outro como cliente? Limite de memória RAM é 192Mb... o PCLinuxos pede no mínimo 256, e temos tido alguns problemas a trabalhar com ele. Além disso não funciona correctamente em todos os computadores (independentemente da memória).

E temos outros problemas. Não compreendo a instalação. Tenho o LiveCD mas aquilo é tudo menos userfriendly. Estive a ler um pouco como funciona a instalação da dist nas máquinas mas não encontrei nada... quando meto o CD não tem lá uma opção "Instal"... o que é estranho.

Bem, obrigado pela atenção.

Atenciosamente
Gaminger
 
viva,

sugiro que utilizes um linux com MUITA documentação tipo um opensuse, ou qq coisa do genero.
a limitação de memoria é para te forçar a não utilizares interfaces gráficas.

se necessitares de ajuda manda-me pm com o teu msn.
 
Para redes eu gosto do ClarkConnect, não usa interface gráfica, e pode ser configurado em qualquer sítio, tem um interface web, como um router normalíssimo.

O ClarkConnect necessita de 64mb de ram, é muito leve...
Tem várias versões, acho que a mais completa é paga, mas tem uma versão free muito boa.

Cumpz jpsfs
 
Embalado com outro tópico, mete Slackware nas duas. E deixa o daemon OpenSSH activo na instalação. Presto, num tens um server SSH e no outro tens um client SSH. Job done :) Se não chegar para o prof deixas tbm o Apache e o vsftpd ligados e pronto, Webserver e FTP server. No outro lado usas o Firefox. Job done.

Recursos no server não vão ser um problema, e no client, bom KDE talvez pese um bocado, mas podes sempre usar XFCE ou Fluxbox/Blackbox. Pessoalmente prefiro Flux, mas XFCE não é muito pior.

Compatibilidade de hw depende, a maioria dos problemas que vais encontrar é com coisas onboard. Se conseguires fugir disso e usar uma gráfica/NIC "normais" tiras 90% dos problemas da frente.

Quanto a ser fácil... bom... Um comentário num forum qqr diz que Slack é acessivél a qualquer utilizador meio inteligente. Eu diria qualquer um que não esteja totalmente queimado...

Btw, não fujas de fazer algumas coisas à pata. Pq se o prof se lembra de perguntar algo mais "arcano" e usas-te uma distro "automágica" vais ficar tipo boi a olhar para um palácio e sem chance de te safares.
 
Back
Topo