1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda - Rede para Cyber

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por CB_BRG, 22 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 3264)

1. Olá a todos !

Gostaria de pedir uma pequena ajuda ...

Estou em fase de montagem de um Cyber Café mas, como não tenho grande experiencia em redes, gostaria de pedir ajuda quanto à montagem da mesma.

O que eu quero é ter um PC que funcione como servidor e pelo menos 6 PCs para os clientes.
    Todos deverão compartilhar Internet e acesso a recursos do servidor ( Impressora, Ficheiros, ... ).
    O serviço Internet é cabo ( Bragatel )...

Qual a solução mais económica para o meu caso ?

Desde já o meu agradecimento

2. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Para começar tens que comprar as licenças de todo os software que vai ser utilizado por esse negócio. Isto inclui, nomeadamente os jogos que proibem o pay per play, nesses, tens que comprar uma licenca que permita o pay per play, muita atenção porque se fores comprar jogos á fnac ou assim, eles não permitem develoções depois de aberto, por isso verificar bem a licença antes de comprar.
    Depois tens que verificar se no contrato de prestação do serviço da Bragatel se não á clausulas impeditivas da partilha de internet (parece k uma ves li um contrato do sapo que impedia isso).

Quanto á questão tecnica do mais economico é utilizar uma tipologia de barramento com um hub ou com um reuter.

Eu gostava de saber de onde é que vem as ideias que um cyber café dá lucro, deixa ver.
    2 euros por hora *6 * 8horas de trabalho = 96 euros por dia
    dá ai por volta dos 2500 euros mensais por mes se estiver sempre cheio e cobrar 2 euros.
    tirando o imposto que é devido - 21% =2000 euros, tirando o salário do funcionario (mesmo que sejas tu a trablhar, não andas a trablhar para aquecer porque podias tar a trabalhar noutro lugar) 1400 euros que sobram (a segurança social foi incluinda no salario por simplificação), tirando o aluguer do establecimento (mesmo que seja teu, podias alugar aos chineses para eles fazerem uma loja chinesa e tinhas um rendimento) 800 euros que sobram. Pagar a luz, internet, agua (porque és obrigado por lei a ter casa de banho, ou não tem café no nome?) sobram-te 550 euros (para teres ideia do consumo energetico, 6pcs ligados gastam 40 euros de luz/mes (sem impressora, sem reuter, sem servidor, sem iluminação incluida)).
    Como dificilmente vais ter akilo a abarotar, para teres sempre os PCs ocupados ou não vais conseguir cobrar esse preço (2 euros/hora) conclui-se que o cyber café não é rentavel

3. ApM

ApM Power Member

epa pode n ser assim... esssa é a ideia dum cyber apenas pra jogar, chat etc.

mas se ele ja tiver um cafe que seja rentavel, pode abrir um cyber canto, onde por um x (ou nao, pode ja tar incluido no preço dos produtos) ter uns pcs so para web, email, chat, etc.

o que quero dizer com isto é que ele tambem tem lucro com outras coisas, se calhar o facto de ser cyber leva a alguem ir la comer uma sandes e ver o email (turista por exemplo).

agora on topic:

se nao quiseres meter jogos ao barulho, vai para linux nas estaçoes e de qq maneira linux no server.
    o server tera o modem ligado e faz de router (partilha, portanto, o acesso a internet pela rede), um proxy, samba pra partilha de ficheiros e impressora, e qq coisa k faça a gestao de tempo que o cliente ta a usar o pc (n conheço nd que faça isso, mas deve haver)

os clientes se fores para windows tens k pagar alguns 100€ por licença, fica logo em 600€ em licenças, da pra outro pc.

a rede é um hub/switch ethernet com todos ligados.
    discordo com a topologia barramento que o theforbidden1 disse, pois isso ja não se usa e fica mais barato a topoligia estrela k arranjar equipamento desse. isto sem falar nos maiores debitos.

4. Será que alguém me pode indicar um bom tutorial de como montar uma rede desse tipo ? Se possível com esquema gráfico de ligações ...

Obrigado

5. xokos

xokos Banido

Tutoriais n sei se haverá,se houer devem ser mt dificieis de encontrar.Eu trabalho num hotel,sou responsável pela manutençao da rede deste,posso-te fazer um eskema(básico) se kiseres.Mas o k kero saber e knt sabes tu?O k possas ter entendido do k te explicaram theforbidden1 e ApM?

6. Um amigo disse-me o seguinte :

Para ligar uma rede do género basta um router com DHCP.
    Assim, ligaria o modem do ISP ao router e os PCs ao router. A questão que coloco é a seguinte : tenho 6 PCs além do PC que funciona como servidor, o router tem 4 portas ... Como ligo os PCs que sobram ?

Obrigado

7. Se puderes colocar aqui um esquema básico agradecia !

8. xokos

xokos Banido

Um switch...

Vou fazer um e dps ponho,agora n posso pk tou a trabalhar(ou algo assim :002: )

Se te posso dar uma ideia:
    Se isso é um cafe monta uma rede wireless,nao te complikes a ter pcs(manutençoes regulares,virus, licenças...bla...bla...bla - Hoje em dia kause tda a gente tem portatil,pda ou telm com wlan.Crias uma ligaçao bem protegida e poes um prexo estupidamente barato :p Nao ha nada como poder ir a net com o teu proprio pc enkuanto tomas o cafe :p

Última edição: 24 de Fevereiro de 2007
  9. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

ya mt boa ideia

10. theforbidden1

theforbidden1 Banido

compras um reuter de 6 ou + portas.

11. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Vou dar a minha opiniao com um esquemazito simples.

Internet -> PC Gateway/Proxy -> Switch -> PC's Clientes

Basicamente é o indicado para isso.

Um PC com linux a fazer de proxy / gateway ligado à net e a um switch que depois distribui o acesso à internet pelos diversos PC's Clientes.

12. xokos

xokos Banido

Aki tens algo mt simples do k podes fazer,n ta e nada especificado.Não fui eu k fiz,mas e bastante ilucidativo.

Agora daki pode jogar mt...

13. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Pela experiencia que tenho ter os PC clientes ligados directamente ao router da mau resultado :P

14. xokos

xokos Banido

Como disse isso e o mais simples,a partir disto tem mts de opçoes...
    Mas outra ideia mais simples e rudimentar...pcs com net com previlegios restringidos,da um papel ao cliente com a horae knd acabe e so fazer contas :-D lolololol...

15. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Simples

Router -> Switch -> Pc's

Sistema Operativo Windows?

Se os pc's já tiverem sido comprados e não possuirem licenças a maneira mais económica será comprares um disco rígido para cada máquina que assim já te dará acesso legal a poderes adquirir o sistema operativo em versão OEM.

Sistema Operativo Linux sempre sai mais económico.

Mas tem mais... Partilha de impressão?? Provávelmente vais querer ter o Office instalado... x 6 máquinas começa o orçamento a subir... parece a euribor! lol...

E não te esqueças do software para control total das outras máquinas assim como para a cobrança....

Já para não falar (pois já falaram...) das licenças dos jogos!!!! Começa a fazer bem contas.

A melhor maneira de te ajudarmos penso ser tu detalhares o que queres mesmo fazer. Existem muitos utilizadores, muitos... quer dizer alguns, aqui (como eu) que já instalámos algumas lanhouse's. Mas, precisamos de mais dados.

Diz o que tens, o que queres ter, até quanto queres gastar e em quanto tempo queres retornar o investimento. Vais ver que vão te aparecer outro tipo de respostas.

Cumps,

Partilhar esta Página