Ajuda - Rede para Cyber

CB_BRG

Membro
Olá a todos !

Gostaria de pedir uma pequena ajuda ...

Estou em fase de montagem de um Cyber Café mas, como não tenho grande experiencia em redes, gostaria de pedir ajuda quanto à montagem da mesma.

O que eu quero é ter um PC que funcione como servidor e pelo menos 6 PCs para os clientes.
Todos deverão compartilhar Internet e acesso a recursos do servidor ( Impressora, Ficheiros, ... ).
O serviço Internet é cabo ( Bragatel )...

Qual a solução mais económica para o meu caso ?

Desde já o meu agradecimento
 
Olá a todos !

Gostaria de pedir uma pequena ajuda ...

Estou em fase de montagem de um Cyber Café mas, como não tenho grande experiencia em redes, gostaria de pedir ajuda quanto à montagem da mesma.

O que eu quero é ter um PC que funcione como servidor e pelo menos 6 PCs para os clientes.
Todos deverão compartilhar Internet e acesso a recursos do servidor ( Impressora, Ficheiros, ... ).
O serviço Internet é cabo ( Bragatel )...

Qual a solução mais económica para o meu caso ?

Desde já o meu agradecimento

Para começar tens que comprar as licenças de todo os software que vai ser utilizado por esse negócio. Isto inclui, nomeadamente os jogos que proibem o pay per play, nesses, tens que comprar uma licenca que permita o pay per play, muita atenção porque se fores comprar jogos á ***** ou assim, eles não permitem develoções depois de aberto, por isso verificar bem a licença antes de comprar.
Depois tens que verificar se no contrato de prestação do serviço da Bragatel se não á clausulas impeditivas da partilha de internet (parece k uma ves li um contrato do sapo que impedia isso).

Quanto á questão tecnica do mais economico é utilizar uma tipologia de barramento com um hub ou com um reuter.

Eu gostava de saber de onde é que vem as ideias que um cyber café dá lucro, deixa ver.
2 euros por hora *6 * 8horas de trabalho = 96 euros por dia
dá ai por volta dos 2500 euros mensais por mes se estiver sempre cheio e cobrar 2 euros.
tirando o imposto que é devido - 21% =2000 euros, tirando o salário do funcionario (mesmo que sejas tu a trablhar, não andas a trablhar para aquecer porque podias tar a trabalhar noutro lugar) 1400 euros que sobram (a segurança social foi incluinda no salario por simplificação), tirando o aluguer do establecimento (mesmo que seja teu, podias alugar aos chineses para eles fazerem uma loja chinesa e tinhas um rendimento) 800 euros que sobram. Pagar a luz, internet, agua (porque és obrigado por lei a ter casa de banho, ou não tem café no nome?) sobram-te 550 euros (para teres ideia do consumo energetico, 6pcs ligados gastam 40 euros de luz/mes (sem impressora, sem reuter, sem servidor, sem iluminação incluida)).
Como dificilmente vais ter akilo a abarotar, para teres sempre os PCs ocupados ou não vais conseguir cobrar esse preço (2 euros/hora) conclui-se que o cyber café não é rentavel
 
epa pode n ser assim... esssa é a ideia dum cyber apenas pra jogar, chat etc.

mas se ele ja tiver um cafe que seja rentavel, pode abrir um cyber canto, onde por um x (ou nao, pode ja tar incluido no preço dos produtos) ter uns pcs so para web, email, chat, etc.

o que quero dizer com isto é que ele tambem tem lucro com outras coisas, se calhar o facto de ser cyber leva a alguem ir la comer uma sandes e ver o email (turista por exemplo).

agora on topic:

se nao quiseres meter jogos ao barulho, vai para linux nas estaçoes e de qq maneira linux no server.
o server tera o modem ligado e faz de router (partilha, portanto, o acesso a internet pela rede), um proxy, samba pra partilha de ficheiros e impressora, e qq coisa k faça a gestao de tempo que o cliente ta a usar o pc (n conheço nd que faça isso, mas deve haver)

os clientes se fores para windows tens k pagar alguns 100€ por licença, fica logo em 600€ em licenças, da pra outro pc.

a rede é um hub/switch ethernet com todos ligados.
discordo com a topologia barramento que o theforbidden1 disse, pois isso ja não se usa e fica mais barato a topoligia estrela k arranjar equipamento desse. isto sem falar nos maiores debitos.
 
Será que alguém me pode indicar um bom tutorial de como montar uma rede desse tipo ? Se possível com esquema gráfico de ligações ...

Obrigado
 
Será que alguém me pode indicar um bom tutorial de como montar uma rede desse tipo ? Se possível com esquema gráfico de ligações ...

Obrigado
Tutoriais n sei se haverá,se houer devem ser mt dificieis de encontrar.Eu trabalho num hotel,sou responsável pela manutençao da rede deste,posso-te fazer um eskema(básico) se kiseres.Mas o k kero saber e knt sabes tu?O k possas ter entendido do k te explicaram theforbidden1 e ApM?
 
Um amigo disse-me o seguinte :

Para ligar uma rede do género basta um router com DHCP.
Assim, ligaria o modem do ISP ao router e os PCs ao router. A questão que coloco é a seguinte : tenho 6 PCs além do PC que funciona como servidor, o router tem 4 portas ... Como ligo os PCs que sobram ?

Obrigado
 
Tutoriais n sei se haverá,se houer devem ser mt dificieis de encontrar.Eu trabalho num hotel,sou responsável pela manutençao da rede deste,posso-te fazer um eskema(básico) se kiseres.Mas o k kero saber e knt sabes tu?O k possas ter entendido do k te explicaram theforbidden1 e ApM?

Se puderes colocar aqui um esquema básico agradecia !
 
Um amigo disse-me o seguinte :

Para ligar uma rede do género basta um router com DHCP.
Assim, ligaria o modem do ISP ao router e os PCs ao router. A questão que coloco é a seguinte : tenho 6 PCs além do PC que funciona como servidor, o router tem 4 portas ... Como ligo os PCs que sobram ?

Obrigado

Um switch...

Se puderes colocar aqui um esquema básico agradecia !

Vou fazer um e dps ponho,agora n posso pk tou a trabalhar(ou algo assim :002: )

Se te posso dar uma ideia:
Se isso é um cafe monta uma rede wireless,nao te complikes a ter pcs(manutençoes regulares,virus, licenças...bla...bla...bla - Hoje em dia kause tda a gente tem portatil,pda ou telm com wlan.Crias uma ligaçao bem protegida e poes um prexo estupidamente barato :p Nao ha nada como poder ir a net com o teu proprio pc enkuanto tomas o cafe :p
 
Última edição:
Um switch...



Vou fazer um e dps ponho,agora n posso pk tou a trabalhar(ou algo assim :002: )

Se te posso dar uma ideia:
Se isso é um cafe monta uma rede wireless,nao te complikes a ter pcs(manutençoes regulares,virus, licenças...bla...bla...bla - Hoje em dia kause tda a gente tem portatil,pda ou telm com wlan.Crias uma ligaçao bem protegida e poes um prexo estupidamente barato :p Nao ha nada como poder ir a net com o teu proprio pc enkuanto tomas o cafe :p

ya mt boa ideia
 
Um amigo disse-me o seguinte :

Para ligar uma rede do género basta um router com DHCP.
Assim, ligaria o modem do ISP ao router e os PCs ao router. A questão que coloco é a seguinte : tenho 6 PCs além do PC que funciona como servidor, o router tem 4 portas ... Como ligo os PCs que sobram ?

Obrigado

compras um reuter de 6 ou + portas.
 
Vou dar a minha opiniao com um esquemazito simples.

Internet -> PC Gateway/Proxy -> Switch -> PC's Clientes

Basicamente é o indicado para isso.

Um PC com linux a fazer de proxy / gateway ligado à net e a um switch que depois distribui o acesso à internet pelos diversos PC's Clientes.
 
Aki tens algo mt simples do k podes fazer,n ta e nada especificado.Não fui eu k fiz,mas e bastante ilucidativo.
cyber.GIF


Agora daki pode jogar mt...
 
Pela experiencia que tenho ter os PC clientes ligados directamente ao router da mau resultado :P

Como disse isso e o mais simples,a partir disto tem mts de opçoes...
Mas outra ideia mais simples e rudimentar...pcs com net com previlegios restringidos,da um papel ao cliente com a horae knd acabe e so fazer contas :-D lolololol...
 
Simples

Router -> Switch -> Pc's

Sistema Operativo Windows?

Se os pc's já tiverem sido comprados e não possuirem licenças a maneira mais económica será comprares um disco rígido para cada máquina que assim já te dará acesso legal a poderes adquirir o sistema operativo em versão OEM.

Sistema Operativo Linux sempre sai mais económico.

Mas tem mais... Partilha de impressão?? Provávelmente vais querer ter o Office instalado... x 6 máquinas começa o orçamento a subir... parece a euribor! lol...

E não te esqueças do software para control total das outras máquinas assim como para a cobrança....

Já para não falar (pois já falaram...) das licenças dos jogos!!!! Começa a fazer bem contas.

A melhor maneira de te ajudarmos penso ser tu detalhares o que queres mesmo fazer. Existem muitos utilizadores, muitos... quer dizer alguns, aqui (como eu) que já instalámos algumas lanhouse's. Mas, precisamos de mais dados.

Diz o que tens, o que queres ter, até quanto queres gastar e em quanto tempo queres retornar o investimento. Vais ver que vão te aparecer outro tipo de respostas.

Cumps,
 
Back
Topo