[Ajuda] - Regular velocidade de uma fan maluka

Amukinado

Power Member
Boas. A minha questão é mais direccionada ao pessoal entendido em electrónica. Pus-me a fazer um case mod, com uma ventoinha de um radiador de um Opel Corsa dos mais antigos… Até aqui tudo bem, excepto a ideia parecer um bocado maluca, para alguns, concerteza… Experimentei o motor com um transformador normal de 12V, e ele trabalhou, e meti mão a obra, pensando q depois regulava a velocidade com um potenciómetro… Aqui é que tudo se complica… Já ta tudo feito, o furo na caixa, a pintura, os apoios para o motor, só falta por akilo a regular a velocidade. (Não quero ligar a minha fonte do PC, já soube que um motor desses pode consumir até +/- 150W (9Ax12V=108W). Quero uma solução HIPER ECONOMICA. A minha ideia é ligar akilo ao transformador da minha master system(lol), que é o mais potente que aqui tenho, em A, em V, só dá 10. Só posso dizer os A’s qd estiver em casa, mas nem deve chegar a 1A. As lojas de electrónica só me falam em fontes de alimentação xpto entre 40 a 100€… Há alguma maneira de por isto a funcar??? Já me lembrei de ir a um clio da minha tia, buscar o botão que regula a velocidade da ventoinha da sofagem, mas n sei se é o próprio botão da sofagem que faz variar, ou se é um circuito anexo, que possa estar noutro lado. Tb já tive a ver reóstatos das lampadas de halogéneo, mas isso tb custa +/- 40€… E agora??? Eu sei q vcs me vão dar uma solução… Nem que tenhamos q esquecer que motor é, e me ensinem apenas a cortar a corrente gradualmente à saída do transformador… Desculpem o testamento. Obrigado.
 
Eu não me aventurava nisso, uma fan grande e potente, alem do provavel ruido, mesmo regulada, o motor deve ter um campo electromagnético elevado o que não é nada saudável para os discos rígidos e monitores CRT :mad:

Depois como vais fornecer 9 amperes? Transformadores caseiros são fracos, um ou 2 amperes, nem um de PC portátil se calhar safavas (e alem disso a maioria não é 12 volts, ou é 14, ou 16, etc)
Transformadores com esta potência como falaste são caros, embora uma solução "rasca" era arrumar uma fonte OEM com uns 10A na linha dos 12 volts e siga... :009: Claro que ocupa espaço, tem fios a mais, uma fan a mais, etc...

Tenta soluções normais com fans pro efeito e não "aliens"
 
Última edição:
Não sei a qts A ele trabalha, mas o gajo bule bem com o transf q aqui tenho q e so de 1.2A. Epá, eu tenho q fazer isto, ja perdi mt tempo com esta m3rda... So fiz a cena, por ser completamente diferente, e quero ir com isto a uma lan, pq dps disso vou comprar uma caixa nova e começar c/ WC. Foi so mesmo a loucura de rebentar com uma caixa OEM super antiga p/ por o ppl a rir na lan aqui da terra... E ela faz bastante barulho mas só se tiver mt rapida, pq com um transformador q tb ja experimetei aqui, ela c/ 600mA, a 3v, tb roda... O ideal entre silencio e performance é entre os 6 e 8V. Ajudem lá... Além disso o CRT esta bastante longe do motor, e com a corrente q vai ser fornecida ao motor n deve criar campo suficiente para lixar o hdd... Até já...
 
Back
Topo