[AJUDA] Renderização - Porque demora tanto?

Emm@nuel

Power Member
Olá pessoal,
Isto é algo que eu não consigo entender. Eu estou a fazer um video em Blender. A renderização deste demorou algum tempo, do género, 3 dias. A minha duvida é, por exemplo, quando jogamos um jogo, aquilo está sempre a renderizar cada frame? Uma vez que a frame seguinte vai depender da tecla que o jogador clicar. Ou seja, porque demora tanto uma renderização de um video, e eu não demoro 3 dias para entrar num carro no GTA por exemplo?

Espero ter sido esclarecedor. Cumprimentos.
 
Se utilizares a game engine do blender, também não vais demorar 3 dias a entrar no carro. Vai ser instantâneo.
 
Mas tipo... Se for a comparar o meu video com o skyrim ou gta por exemplo... aquilo não tem nada a ver... eu sei que a maior das coisas nos jogos são objectos com poucos vértices, e com textura detalhadas, mas o meu video não tem nada de fantastico. Como cada vez mais nos aproximamos de jogos que parecem autênticos filmes, como por exemplo o uncharted, gostava de saber porque é que ao jogar não tenho que aguardar pela renderização do mesmo? Qual o processo por trás disso?
 
Basta meteres um valor absurdo de iterações num material com reflexo numa esfera com quadriliões de subdivisões, para o render demorar 3 meses e no final não parecer nada de mais.

Mesmo que só notes diferença na esfera até às 3 subdivisões, se meteres mil, o pc vai ter que calcular as mil na mesma, o mesmo com as iterações dos materiais.

Depois o motor de jogo à de estar optimizadissimo para o jogo e só o jogo, com todos os truques possíveis para que corra o mais rápido possível. Sombras pré-pintadas, normal maps para simular bumps, texturas low res, modelos com numero de polys e textura dinamica etc.

Mas de jogos não estou dentro do assunto. haverá pessoal aqui que explicará melhor.
 
A resposta mais simples de todas, os jogos fazem uso do GPU e tu estás a fazer uso do CPU.

A titulo de exemplo, se o GTA fosse renderizado no CPU, acredita que aindas demoravas um bom tempo para fazeres o percurso até ao carro.

Pesquisa para que o blender faça uso do GPU, mas isto implica várias coisas, poderás não ter acesso a tudo e de ter uma placa gráfica que suporte.
 
A resposta mais simples de todas, os jogos fazem uso do GPU e tu estás a fazer uso do CPU.

A titulo de exemplo, se o GTA fosse renderizado no CPU, acredita que aindas demoravas um bom tempo para fazeres o percurso até ao carro.

Pesquisa para que o blender faça uso do GPU, mas isto implica várias coisas, poderás não ter acesso a tudo e de ter uma placa gráfica que suporte.

O quê? lol, nem com GPU fica real-time.... estão a comparar a qualidade de CGI pre-rendered com real-time de jogos? porra não devem estar a falar a sério.... então segundo vocês os meses e anos que se demora a fazer render de cenas para o cinema (e isto em render farms gigantes) é porque eles são estúpidos e não usam GPU's para o render..... lol
 
Back
Topo