1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio
  3. Remover anúncio

ZXS [Ajuda] Reparação Timex Computer 2048

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por johnye_pt, 31 de Janeiro de 2018. (Respostas: 2; Visualizações: 299)

1. johnye_pt

johnye_pt Power Member

Inicialmente tinha um Timex Computer 2068 mas perdi-o há uns anos atrás no meio das mudanças. Como ainda tinha todos os cabos e cassetes, consegui quem me arranjasse um TC2048 semi-avariado.

Se conhecerem alguma loja no Norte que faça reparações do género fico agradecido, de qualquer forma estes são os sintomas:
    - não "ouve" nada na entrada de som. Qualquer que seja o som que he forneço após LOAD "", a borda fica sempre branca. Mesmo que não reconhecesse o som da cassete, a borda deveria pelo menos alternar entre azul e vermelho quando recebe som, mas neste caso fica sempre branca.
    - a maioria dos jogos não carrega quando uso o DivMMC. Os mais pequenos parecem carregar e correr bem, os maiores crasham durante o carregamento ou reiniciam o sistema.
    - Tem um condensador perto do botão de corrente que não permite que a "caixa" do TC2048 feche correctamente. Certamente é resultado de uma reparação anterior onde trocaram um condensador original por um maior.

Não percebo nada de electrónica mas se me derem umas dicas posso tentar fazer eu mesmo a reparação. Descobri um manual técnico muito mal digitalizado na net do TC2048 e as suas diversas revisões, não sei se será de alguma ajuda. Tenho um ferro de soldar e um multimetro para tentar desfazer o que resta do TC2048 :D

A vantagem do TC2048 em relação ao TC2068 é incluir uma porta Kempston Joystick, enquanto que o TC2068 tem 2 portas que não são Kempston, nem funcionam quando se usa o cartucho para converter em 48k. Outra vantagem em relação ao ZX spectrum 48k é ter teclas de plástico em vez de borracha, e saída de vídeo composto sem necessitar de modificações.

Também li algo sobre um ou dois (!?) Mods que o convertiam num "TC2128", basicamente usa o esquema de memória do Spectrum 128k para carregar os jogos que apenas funcionam nos 128k, mas não sei se também inclui o chip de som AY-3-8912 presente nos 128k e a informação é muito escassa, de qualquer forma não teria competência para realizar tal projecto, mas seria interessante ter um TC2128 :D

Última edição: 31 de Janeiro de 2018
  2. casado_de_fresco

casado_de_fresco Suspenso

Inscreve-te no grupo de facebook RetrocomputersPT... Fala com o Ricardo (acho que é esse o nome do gestor da página)... tem lá gente que "vive e respira" spectrum e timex...

Também há lá pessoal que arranja esses computadores com facilidade.

3. johnye_pt

johnye_pt Power Member

Obrigado pela informação! Já enviei pedido, agora é só aguardar que aceitem para eu perguntar por informações sobre possível reparação ou local/alguém a quem eu o possa entregar para lhe fazer umas meiguices :)

Partilhar esta Página