ZXS [Ajuda] Reparação Timex Computer 2048

johnye_pt

Power Member
Inicialmente tinha um Timex Computer 2068 mas perdi-o há uns anos atrás no meio das mudanças. Como ainda tinha todos os cabos e cassetes, consegui quem me arranjasse um TC2048 semi-avariado.

Se conhecerem alguma loja no Norte que faça reparações do género fico agradecido, de qualquer forma estes são os sintomas:
- não "ouve" nada na entrada de som. Qualquer que seja o som que he forneço após LOAD "", a borda fica sempre branca. Mesmo que não reconhecesse o som da cassete, a borda deveria pelo menos alternar entre azul e vermelho quando recebe som, mas neste caso fica sempre branca.
- a maioria dos jogos não carrega quando uso o DivMMC. Os mais pequenos parecem carregar e correr bem, os maiores crasham durante o carregamento ou reiniciam o sistema.
- Tem um condensador perto do botão de corrente que não permite que a "caixa" do TC2048 feche correctamente. Certamente é resultado de uma reparação anterior onde trocaram um condensador original por um maior.

Não percebo nada de electrónica mas se me derem umas dicas posso tentar fazer eu mesmo a reparação. Descobri um manual técnico muito mal digitalizado na net do TC2048 e as suas diversas revisões, não sei se será de alguma ajuda. Tenho um ferro de soldar e um multimetro para tentar desfazer o que resta do TC2048 :D


A vantagem do TC2048 em relação ao TC2068 é incluir uma porta Kempston Joystick, enquanto que o TC2068 tem 2 portas que não são Kempston, nem funcionam quando se usa o cartucho para converter em 48k. Outra vantagem em relação ao ZX spectrum 48k é ter teclas de plástico em vez de borracha, e saída de vídeo composto sem necessitar de modificações.

Também li algo sobre um ou dois (!?) Mods que o convertiam num "TC2128", basicamente usa o esquema de memória do Spectrum 128k para carregar os jogos que apenas funcionam nos 128k, mas não sei se também inclui o chip de som AY-3-8912 presente nos 128k e a informação é muito escassa, de qualquer forma não teria competência para realizar tal projecto, mas seria interessante ter um TC2128 :D
 
Última edição:
Inscreve-te no grupo de facebook RetrocomputersPT... Fala com o Ricardo (acho que é esse o nome do gestor da página)... tem lá gente que "vive e respira" spectrum e timex...

Também há lá pessoal que arranja esses computadores com facilidade.
 
Inscreve-te no grupo de facebook RetrocomputersPT... Fala com o Ricardo (acho que é esse o nome do gestor da página)... tem lá gente que "vive e respira" spectrum e timex...

Também há lá pessoal que arranja esses computadores com facilidade.
Obrigado pela informação! Já enviei pedido, agora é só aguardar que aceitem para eu perguntar por informações sobre possível reparação ou local/alguém a quem eu o possa entregar para lhe fazer umas meiguices :)
 
Boas...

Deu-me um ataque de saudosismo. Comprei no OLX um TC 2048. Foram €25 - uma pechincha, se tivermos em conta os preços absurdos que pedem por estas coisas nos OLXs, eBays, etc...

O problema é que esta coisa está um bocado marada. Quando o ligo aparece-me a seguinte imagem, ao invés da usual "(c) 1982 Sinclair Research Ltd.":



Bem, apesar do problema não estou minimamente arrependido da minha compra. Exteriormente não tem nenhum sinal de desgaste. Tirando o pó está tal e qual como que saído de fábrica! Sem indicações nas teclas sumidas, sem as linhas apagadas... tudo impecável!



Manual do escuteiro e demais parafernália.



Já vi a dica do grupo do Facebook, mas será que alguém aqui me sabe orientar no sentido de diagnosticar esta avaria? Ahhh, e já agora - não sei se ajudar - mas o transformador está a debitar - medi com um múltimetro do chinês (DT830B) a tensão de saída do transformador: 15,25V! Não deveriam ser... err... 9V?!

Cumprimentos.
 
Última edição:
Os 15.25v penso que seja normal pois o transformador não está em "carga", se medires o transformador de um carregador de telemóvel certamente também indicará uma voltagem acima do esperado. Mas de qualquer forma não quer dizer que não seja recomendado comprares um transformador de substituição, pois os componentes já não eram de qualidade na altura do fabrico, por isso tantos anos depois certamente não estão de boa saúde...

Quanto ao problema do ecrã, uma das possibilidades poderá ser memória com defeito. O meu arrancava mas crashava com jogos maiores, comprei um kit de substituição de chips + sockets (os chips depois passam a ser de encaixe), mas sublinho já que uma loja leva pelo menos 40€ + IVA só pelo serviço de dessoldar chips e soldar sockets. Eu fiz isso no meu TC 2048 com uma pistola de dessoldar que comprei num site chinês, mas afinal o meu tem mais algum problema que ainda não me dediquei a averiguar.
 
Back
Topo