(Ajuda)Resolução placa grafica

Idealcrash

Power Member
Comprei uma placa grafica ATI x1950 pro,instalei os drives etc etc.
Até ai tudo bem,só que aparece tudo em miniatura.Neste momento tá em resoluçao 1280x1024 quando ponho para outras definiçoes fica tudo desfocado.
Já tive nas opções da drive a ver se conseguia alguma coisa mas fica sempre igual,a unica que dá com definição é a resolucão 1280x1024 mas quaise que nao se vê nada por causa do tamanho.

alguma solução para isso ??
 
Sim, compra um CRT.

Infelizmente ninguem disse ao utilizadores antes de comprarem um TFT que aquilo só tem uma resolução a sério.

Um CRT tem uma resolução máxima, mas tudo o resto é ajustável. Um TFT tem uma resolução apenas, dada pelo numero real de elementos que o constituem. O resto é interpolado. A título de exemplo, se o teu TFT tiver 1600x1200 de resolução e lhe pedires 800x600 (1/4) ele vai fazer upscaling à imagem de 800x600. Se o scaling circuit for do mais básico pura e simplesmente duplica um pixel x4. Se for mais avançado faz interpolação mas isso resulta quase sempre em blured edges. Se for ainda mais avançado usa técnicas mais "avançadas" que resultam não só em blured/sharpened edges como me 1000 e outras "maravilhas".

Uma coisa que ilustra bem este ponto são os emuladores de consolas. Por exemplo um NES tinha (IIRC) 256x240 de resolução. Ora, isso nem uma janelinha pequenina dá na maior parte das resoluções. Num CRT aidna podias passar para fullscreen e pronto (à lá MAME) mas num TFT ou numa janela "normal" não tens essa benesse. E inventou-se métodos variados para aumentar a resolução de imagem. Todos com resultados semelhantes ao que estás a ter com o teu TFT.

Qqr modo, como dizem os camones "point is moot". Provavelmente o que não vês bem é texto. Aumenta o tamanho da fonte e está resolvido. Muda nas definições para Large e está feito.

Qqr modo, p/ acaso o teu TFT é 17''? É que só a 17'' é que o default de "Normal" a 1280x104 se torna ilegivél. Em casa e no trabalho tenho os CRT's a essa res e em Normal lê-se lindamende. Mas nos meus CRT 17'' acontece realmente isso.
 
Back
Topo