1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Samsung 500GB SATA2

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Petru, 2 de Junho de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 1480)

1. Boas pessoal!

Eu comprei um pc novo, e estou aqui com um problema na instalação:

Motherboard: Asus P5N32-E SLI Plus
    Disco: Samsung HD501LJ SATA 2 500GB

Problema: Não reconhece a totalidade do disco, só reconhece 130GB. Já corri o Disk Manager da Samsung que pensei solucionasse o problema e nada. Procurei por um "enable big lba" da Samsung mas n encontrei nada. E tb já tive o Windows XP instalada com o SP2, porque li algures que com o SP2 poderia deixar de haver esse problema, e continuo na mesma.... Não consigo desfrutar os 500GB que paguei :(

Ajuda, alguém? Não faço ideia do que fazer..... :S

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

iniciar->executar->diskmgmt.msc

Vê se te aparece o resto do espaço do disco (não atribuído)

E tens razão.. o SP2 devia resolver esse problema..

Cumps

3. Vou testar isso, mais vai levar um bocado.... aquilo agora não está nem formatado, nem com Windows, não está nada lol

Diz-me caso apareça, ou não, quer dizer o q?

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Pensei que já tinhas uma instalação criada,sendo assim esquece, mas se instalares o XP já com o SP2 de raiz não deves ter problema a detectar os 500 GB

Cumps

5. O XP que eu tenho nem o SP1 tem, tive que estar a fazer o download e instalar aquela treta toda... não deveria dar assim também? :(

6. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se bem me lembro, era mesmo o SP1 que resolvia esse problema

O que podes fazer é o seguinte.. instalas isso à mesma (ele só vai conseguir criar uma partição de 130GB), e depois de instalares as actualizações todas, vais ao gestor de discos (como escrevi em cima) e já te deve aparecer o resto do espaço (não atribuído)

Ou então utilizas o nlite para integrar as actualizações num CD do XP, para instalares tudo já actualizado

Cumps

7. Ok vou tentar! E no gestor de discos já devo conseguir criar partições, formatar, etc. é isso?

A primeira partição vai ter que ficar com os 130GB?

Obrigado pela Gloriosa ajuda! ;)

8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Yep, acho que depois consegues expandir as partições lá (se calhar tens que converter para disco dinâmico)

9. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

isso nao tera um jumper que te tara a limitar o disco?
    nao sei se os novos ainda trazem ou n!?!?!

10. Romani48

Romani48 Power Member

não, isso eram os primeiros SATA, e os IDE, apesar de que nunca percebi porque tinham os discos um limitador a 32Gb...

11. rfsapiens

rfsapiens I fold therefore I AM

Boas,

Esse limitador era para esses discos funcionarem em boards de pentium II / III e AMD slot A pois essas boards normalmente só reconheciam discos até 32GB.Depois havia era a sorte de alguns fabricantes fornecerem BETA BIOS para quebrarem esse limite das bios.

Cumps,

Rfsapiens.

12. Bem, depois de jantado vamos lá a ver como isto corre agora.... anda a dar cmgo em maluco :S

13. Tava agora a fazer um CD já com o SP2, é normal ele não encontrar alguns ficheiros no CD de onde tenho sempre instalado o Windows?

Se depois disto tudo não der, não sei o que fazer :(

14. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Como assim? O nlite não encontra ficheiros?

15. Sim, meia dúzia deles...

"Could not find a part of the path 'E:\I386\WIN9XMIG\ICM\SYMBOLS\RETAIL\DLL'."

Chatice ou nem por isso?

16. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Não sei.. nunca utilizei o nlite :\

Mas não devias ter problemas..

17. Ok isto está em andamento.... no fim já se vê!

18. Estou agora a instalar o Windows com o cd que fiz no Nlite e já me detectou os 500Gb, espero que agora seja sempre a abrir até ao fim sem nenhum sobressalto!

19. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Esperemos que sim :)

Criaste mesmo uma partição de 500 GB?

Cumps

20. Ok, correu tudo bem e decorre agora a fase de curtição! :P

Com o CD feito no Nlite já com o SP2 ele reconheceu logo o tamanho do disco, pude fazer as partições e instalar o Windows! Ou seja, se tivesse um cd do Windows mais recente, já com o SP2 nada disto tinha acontecido ;)

Obrigadão pela ajuda! Valeu!

@Scarecrow: []s e saudações benfiquistas! ;)

Partilhar esta Página