1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda - Seagate 60Gb 5.400rpm - está a dar o berro...?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ZX7R, 8 de Janeiro de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 734)

  1. ZX7R

    ZX7R Power Member

    Preciso da vossa ajuda e esclarecimento....

    Passa-se o seguinte….tenho um disco Seagate IDE 60GB 5400rpm ,com uma partição de 15GB e outra de 45GB, em conjunto com um Seagate SATA 80GB 7.400rpm (8MB buffer). O Windows XP está instalado na partição de 15 GB do disco de 60GB, onde também instalo todos os programas, com excepção dos jogos, que ficam na partição de 45GB. O disco SATA é onde guardo a tralha toda (sei que devia ser ao contrário, mas não sabia instalar o S.O. num disco SATA…).

    Ultimamente tenho dificuldade em abrir programas (ACDSEE 6.0, por exemplo ou pastas com muitos dados) e demora uma eternidade instalar e desinstalar jogos (ontem, depois de uma formatação, demorei uns 15 minutos para instalar o America’s Army e antes de formatar, nem consegui desinstalar o Silent Hill 3, 5GB de instalação…)

    Apesar de já ter corrido o Seagate Tools, desfragmentado e feito um Check-Disk, nunca foram detectados erros. Contudo, quando tento instalar o Windows XP, já não consigo fazer o format “normal”, apenas o quick-format (isto já acontece há algum tempo, mas só agora é que comecei a ter problemas com o XP instalado). Quando tento fazer a formatação normal a partir de uma certa percentagem da formatação (sempre na mesma) aquilo “emperra” uns 10 minutos e depois recebo uma mensagem de erro a dizer que há sectores danificados (e mais outra coisa que não me lembro agora…) e não dá para concluir a formatação. Não são exactamentes estas palavras, mas é qualquer coisa do género.

    Não me parece que esta lentidão e arrastar do sistema estejam relacionados com a RAM ou CPU, mas nunca se sabe...

    Conclusão…??? Disco em fase terminal?
     
  2. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Provavelmente...

    Faz um scandisk a esse disco, depois saca uma ferramenta para ler os dados do Sistema SMART do disco e mete aqui os resultados.
     
  3. ZX7R

    ZX7R Power Member

    Re: Re: Ajuda - Seagate 60Gb 5.400rpm - está a dar o berro...?

    Já fiz um scandisk, mas não deu erro....quanto ao Sistema Smart, nem sei o que é....mas vou procurar na mesma uma ferramenta de diagnóstico e depois logo vejo....
     
  4. TosteX

    TosteX Powre Membre

    A Seagate tem o Seatools, saca do site deles e corre o diagnóstico. Ou se preferires, tem um diagnóstico online.
     
  5. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Re: Re: Re: Ajuda - Seagate 60Gb 5.400rpm - está a dar o berro...?

    Tens de fazer o scandisk no modo em que verifica cada sector fisico do disco e não só os dados.
     
  6. ZX7R

    ZX7R Power Member

    Re: Re: Re: Re: Ajuda - Seagate 60Gb 5.400rpm - está a dar o berro...?

    No meu primeiro post disse que tinha corrido o Seatools....:D
    Usando o scandisk do WinXP, corri aquilo com todas as opções visíveis disponíveis....não deu erros. Na desfragmentação do disco, também não identificou sectores danificados.
     
  7. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    Re: Re: Ajuda - Seagate 60Gb 5.400rpm - está a dar o berro...?

    axo q o speedfan faz isso, pelo menus nas versoes mais recentes
     
  8. Boas!
    Tive uma situaçao parecida com a tua e no meu caso deveu-se a um bug do windows k faz com k o disco passe a pio mode em vez de udma apos ter detectado 3 erros no disco(n precisam de ser consecutivos)!
    Para te certificares k é o caso vais ao device manager e vês o estado do current transfer mode nos controladores ide!caso esteja em pio tens k desinstalar as drivers e deixar o windows detectar novamente o disco!(já n tenho a certeza se é este o procedimento mas de qq forma faz uma busca no google e confere!
    Espero k isto ajude!


    [nota]:O army é normal demorar muito tempo a instalar!
     
  9. ZX7R

    ZX7R Power Member

    No hardware manager dá para ver isso? Há alguma opção para o efeito?
    Eu sei...mas demora MUITO mais do que demorava....e para desinstalar, nem pensar......a barra de progressão nem anda....aquilo passou para o triplo do tempo de instalação e pior ainda ao desinstalar...
     
  10. ZX7R

    ZX7R Power Member

    Já corri o DiskWizard Starter Edition, formatei aquilo com esta ferramenta, voltei a tentar instalar o WinXP e ao tentar fazer um full-format NTFS deu erro nos 22% de formatação nas duas vezes que tentei (numa partiçãoo de 15GB do disco de 60GB)...com o quick-format deu....

    A verdade é que tinha este disco apenas para guardar dados e depois de comprar o disco SATA, passei a usar o de 60GB para o S.O. e isto aconteceu-me sempre (a notificação que o disco está danificado ao fazer o full-format). Não sei se o facto de ter particionado o disco pode ter alguma influência, mas não devia. Também é verdade que mesmo formatando em "quick" e em NTFS, usava o pc sem problemas e agora isto vai de mal a pior, estando progressivamente mais lento...

    Tenho também a impressão que o disco SATA está um pouco mais lento do que era ao início e um pouco mais ruidoso....será que está mesmo mais lento ou será mais uma consequência de ter o S.O. num disco que já está nas últimas...?

    Corri também o Memtest86 e não tive erros....

    Se não der a volta a isto, compro outro disco e acabaram-se as chatices....
     
  11. Flyer

    Flyer Power Member

    pah podes ter o motor a marar e os discos estarem bons...n sendo assim detectado...pelos bad sectors e tal...

    testa isso noutro PC...se estiver lento como no teu PC..ca p mim esta perto de la muerte :(
     

Partilhar esta Página