Ajuda - Servidor

VnXlau

Membro
boas
estou no ultimo ano do meu curso e teho de fazer um projecto, e decidi fazer um servidor web com firewall e além disso também fazer tipo atraves da net os alunos puderem aceder as suas pastas no servidor que está na escola.

Estou assim uma beca a nóra aconselharam-me o CentOS e gostava de toda a ajuda que voces me puderem dar...

Cumps :D espero nao estar a desrespeitar nenhuma regra.. (sou tpu newbi nesta cena de forúm)
 
'Coisas' para estudares:
Servidor Web: Apache
Firewall: iptables
Acesso remoto: SSH, FTP
Servidor de ficheiros: NFS, Samba

CentOS ou outra distribuição Linux têm (ou podes instalar) estas 'coisas' que referi.
 
Com 6 letrinhas se escreve o salvador da Pátria: DEBIAN

Servidor Web: Apache2 + PHP + MySQL
Firewall: iptables + TC
Acesso remoto: SSH, FTP, NFS, Samba

apt-get install $YOUNAMEIT


;)


[[]]
 
concordo com td q foi acima dito a excepção de nfs e samba - nfs é inseguro e samba pode dar problemas com redes com mtos hops.

para acessos remotos via internet ve uma coisa chamada webdav.

outra coisa interessante se for um servidor académico é o moodle.

boa sorte e se precisares de mais alguma coisa apita.
 
para acessos remotos via internet ve uma coisa chamada webdav.
Não é via Internet, é via HTTP.
Pessoalmente, penso que a utilização de WebDAV não está mais generalizada - se é que está! - por causa das sucessivas implementações cheias de buracos e de bugs que a microsoft tem feito. Não sei se o Vista resolve este problema de vez, mas a ausência de um cliente fiável na plataforma mais usda em todo o mundo é um entrave sério à adopção desta tecnologia.

nfs é inseguro
... e por isso é indispensável ter sempre o sistema actualizado. Sempre. E, no caso do NFS, bem configurado. Se necessário, NFS+SSH também pode ser útil.
 
Não é via Internet, é via HTTP.
Pessoalmente, penso que a utilização de WebDAV não está mais generalizada - se é que está! - por causa das sucessivas implementações cheias de buracos e de bugs que a microsoft tem feito. Não sei se o Vista resolve este problema de vez, mas a ausência de um cliente fiável na plataforma mais usda em todo o mundo é um entrave sério à adopção desta tecnologia.


... e por isso é indispensável ter sempre o sistema actualizado. Sempre. E, no caso do NFS, bem configurado. Se necessário, NFS+SSH também pode ser útil.

NFS antes da versão 4 não é encriptado no transporte E 99% dos utilizadores não o usam autenticado.
A somar a isto tens o facto que quando uma sessão de nfs te pendura, normalmente atravessa-te a maquina toda....

SSH e NFS? para? usas o ssh para transporte do nfs por tcp?
 
bgdao a td memsmo tpu eu andava assim uma beka desnorteado lol já agora voces estao a referir isto tudo que é aplicável ao modo grafico certo ? outra coisa em termos de Voip há assim alguma via facil de implementação de Voip para uma rede ?

Cumps mt obrigado mesmo
 
bgdao a td memsmo tpu eu andava assim uma beka desnorteado lol já agora voces estao a referir isto tudo que é aplicável ao modo grafico certo ? outra coisa em termos de Voip há assim alguma via facil de implementação de Voip para uma rede ?

Cumps mt obrigado mesmo

Tipicamente é tudo por modo de texto. É melhor de configuração acredita.
Contudo existe interface web e grafico para algumas coisas mas não conseguem ser tao precisos como uma edição de ficheiro.
Em termos de voip existe uma coisa chamada asterisk mas com MTA documentação para leres.
 
Última edição:
já agora voces estao a referir isto tudo que é aplicável ao modo grafico certo?
Esquece lá isso do 'modo gráfico'. Se é para fazeres a coisa como deve de ser é pelo terminal e (muita) edição de ficheiros. Portanto, para começar, nada como aprender shell script (bash, csh, zsh, ksh,...) (e se souberes Perl é um bónus) e aprender a trabalhar com um editor de texto a sério (Vim ou Emacs).
Por outro lado, se a intenção é apenas instalar, configurar minimamente a 'coisa' e esquecer o assunto... sim, tens algumas ferramentas gráficas para isso - webmin, por exemplo.
 
Back
Topo