Ajuda - Servidores

PF_PLAYER

Power Member
Olá, abro este tópico como sendo um pouco diferente do habitual, nesta secção mas penso ser o melhor local para pedir ajuda.
Deram-me um trabalho em que a proposta é a seguinte:

Proposta disse:
Como elemento de uma equipa de consultores de serviços informáticos, é lhe
colocado em mãos um projecto de especificação de hardware para servidores de uma
empresa.

Após alguns contactos, consegue apurar os seguintes requisitos para os equipamentos:
− Um servidor destinado a suportar o portal da empresa onde será alojado um
serviço de comércio electrónico e onde são esperados em média mais de 10000
acessos diários.

Não se prevê grandes necessidades de armazenamento de dados, no entanto o
sistema de informação que implementa o serviço de comércio electrónico, assenta
sob um servidor de aplicações java, efectuando operações relativamente exigentes
em termos de processador e memória.

− Um servidor para a base de dados (BD) necessária ao serviço de comércio
electrónico. Sabe-se que o motor de BD que se encontra actualmente a servir este
serviço, já em funcionamento na sua primeira versão, tem cerca de 1GB de
memória RAM e está nos limites da sua capacidade relativamente a esta
característica. Em termos necessidades de armazenamento de dados, o actual
servidor não apresenta muitos problemas, mas verifica-se que o uso do disco é
intensivo, levando a grandes momentos de latência na resposta devido a este
factor.

− O serviço de comércio electrónico deverá ser trabalhado para estar disponível
24x7x365, prevendo-se elevados prejuízos no caso de o mesmo se encontrar em
baixo.

− Como se encontra a concorrer com outras empresas, os custos da solução a
apresentar devem ser controlados garantindo um bom compromisso entre a
performance e custo.

Como hardware não é o meu forte, vim aqui pedir a vossa ajuda, queria opiniões de como executar o trabalho, sites a recorrer para informações, e claro por onde começar.


Obrigado.
 

Boa tarde, pessoalmente, acho que se não és capaz de executar esse trabalho, então deverias começar a procurar outro emprego..... mas esta é a minha opinião.
Por outro lado, se queres provar que estou enganado, podes começar a aprender, e bem depressa que isto da informatica está sempre a evoluir...

Primeiro, sobre o servidor que sofre de latencia, um sistema com discos SSD resolve isso. Todos em RAID, para proteger a informação. Controladora PCI-X para não haver bootlneck.
Ainda sobre esse servidor, o ideal seria "copiar" aquilo que as empresas fazem... Placa-mãe intel, com o logotipo de arranque alterado para o efeito do server, fica sempre bem, e uns autocolantes a tapar os da intel, para não desconfiarem.
Sobre a fonte, qualquer uma desde que tenha "Active PFC", duas, ou mesmo 3 fontes de servidor redundantes seria o melhor...
Sobre as unidades de UPS, apenas aconcelho UPS Online. São caras, mas aguentam muita porrada. Sobre o local do servidor, ar condicionado com desumidificador, sala fechada, etc...

Sobre o servidor de WEB, o que vai gerir a pagina, o "bom" seria uma coisa com dois Xeons, 16Gb ram, e para armazenamento de dados, discos em RAID 1. Se souberes, um raid 10 tambem pode ser utilizado, mas isso é mais avante....

Mais, sem saber o orçamento para o equipamento, é dificl escolher os componentes com mais rigor, conforme o orçamento seja de 2000€ ou de 20000€ assim se alteram os componentes e mesmo a ttodo o projecto em si.

Pessoalmente, já montei alguns servidores, uns 20 ou 30... sei lá...todos para trabalharem em UNIX e windows server 24/7/365 e em nenhum caso tive problemas de maior. Isto porque sempre que monto um servidor, monto outro igual, que fica ali ao lado desligado á espera de vez, assim que acontece alguma coisa, trocam-se os discos de maquina, e arranja-se a que está avariada. Esta é a solução que melhor resultados tem dado.
Um servidor que funciona durante 24/7/365 sem problemas... acaba por dar problemas mais cedo ou mais tarde, a melhor maneira é estar preparado para p pior.

Sobre esses problemas, até á data, apenas tive umas unidades de TAPE avariadas, uns discos SCSI 10K que ficam malucos, etc... nada de grave.

Sobre servidores, a manutenção é a melhor arma contra avarias e ponto final. Seja esta manutenção a manutenção periodica de limpeza, manutenção correctiva, ou mesmo manutenção preventiva. Toda deve estar nos planos de agendamento anuais e ponto final paragrafo.

Ainda sobre o servidor ter de ser capaz de aguentar 10000 pedidos por dia, o maior problema não vai ser o servidor, mas sim a largura de banda do acesso á internet. Qualquer coisa abaixo dos 100Mbits é para foruns e pouco mais (desculpem lá malta da techzone).

Espero ter esclarecido qualquer coisa, senão, pergunta de modo mais especifico, que as respostas da malta tambem vão ser mais especificas.

Cumprimentos
Judas
 
Boas, Obrigado pela resposta.

Penso que não expliquei bem, este trabalho é um trabalho de investigação (universidade, não é o meu emprego), do qual é suposto resultar umas páginas nas quais especifico o tipo de hardware necessário e falo sobre o mesmo e o porquê de o ter escolhido, respondendo as "etapas" apresentadas.

No entanto a sua resposta já ajudou bastante, vindo de uma pessoa já com experiência na montagem de servidores. Já tenho por onde começar a fazer o trabalho, agora tenho de procurar mais informação...

Que venham opiniões.
 
Boas, Obrigado pela resposta.

Penso que não expliquei bem, este trabalho é um trabalho de investigação (universidade, não é o meu emprego), do qual é suposto resultar umas páginas nas quais especifico o tipo de hardware necessário e falo sobre o mesmo e o porquê de o ter escolhido, respondendo as "etapas" apresentadas.

No entanto a sua resposta já ajudou bastante, vindo de uma pessoa já com experiência na montagem de servidores. Já tenho por onde começar a fazer o trabalho, agora tenho de procurar mais informação...

Que venham opiniões.

Não querendo desviar muito o assunto de estudo, mas os engenheiros da APC tem feito uns estudos e projectos sobre sistemas de potencia muito interessantes, no caso de grandes areas, não te deve interessar muito, mas no caso de bastidores tem uns artigos sobre circulação de ar entre modulos de servidores, ups, pentes de ligação, etc...

Eu já li umas coisas deles sobre isso e até teem umas ideias interessantes.
Não quero andar aqui a fazer publicidad ea uns e a outros não... mas ainda não encontrei mais nenhum fabricante que disponibiliza-se informação desta natureza, infelizmente.

http://www.apc.com/prod_docs/results.cfm?DocType=White Paper&Query_Type=5&Value=8

Cumprimentos
Judas
 
Back
Topo