1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda - Servidores

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PF_PLAYER, 19 de Novembro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 718)

  1. PF_PLAYER

    PF_PLAYER Power Member

    Olá, abro este tópico como sendo um pouco diferente do habitual, nesta secção mas penso ser o melhor local para pedir ajuda.
    Deram-me um trabalho em que a proposta é a seguinte:

    Como hardware não é o meu forte, vim aqui pedir a vossa ajuda, queria opiniões de como executar o trabalho, sites a recorrer para informações, e claro por onde começar.


    Obrigado.
     
  2. PF_PLAYER

    PF_PLAYER Power Member

  3. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    Boa tarde, pessoalmente, acho que se não és capaz de executar esse trabalho, então deverias começar a procurar outro emprego..... mas esta é a minha opinião.
    Por outro lado, se queres provar que estou enganado, podes começar a aprender, e bem depressa que isto da informatica está sempre a evoluir...

    Primeiro, sobre o servidor que sofre de latencia, um sistema com discos SSD resolve isso. Todos em RAID, para proteger a informação. Controladora PCI-X para não haver bootlneck.
    Ainda sobre esse servidor, o ideal seria "copiar" aquilo que as empresas fazem... Placa-mãe intel, com o logotipo de arranque alterado para o efeito do server, fica sempre bem, e uns autocolantes a tapar os da intel, para não desconfiarem.
    Sobre a fonte, qualquer uma desde que tenha "Active PFC", duas, ou mesmo 3 fontes de servidor redundantes seria o melhor...
    Sobre as unidades de UPS, apenas aconcelho UPS Online. São caras, mas aguentam muita porrada. Sobre o local do servidor, ar condicionado com desumidificador, sala fechada, etc...

    Sobre o servidor de WEB, o que vai gerir a pagina, o "bom" seria uma coisa com dois Xeons, 16Gb ram, e para armazenamento de dados, discos em RAID 1. Se souberes, um raid 10 tambem pode ser utilizado, mas isso é mais avante....

    Mais, sem saber o orçamento para o equipamento, é dificl escolher os componentes com mais rigor, conforme o orçamento seja de 2000€ ou de 20000€ assim se alteram os componentes e mesmo a ttodo o projecto em si.

    Pessoalmente, já montei alguns servidores, uns 20 ou 30... sei lá...todos para trabalharem em UNIX e windows server 24/7/365 e em nenhum caso tive problemas de maior. Isto porque sempre que monto um servidor, monto outro igual, que fica ali ao lado desligado á espera de vez, assim que acontece alguma coisa, trocam-se os discos de maquina, e arranja-se a que está avariada. Esta é a solução que melhor resultados tem dado.
    Um servidor que funciona durante 24/7/365 sem problemas... acaba por dar problemas mais cedo ou mais tarde, a melhor maneira é estar preparado para p pior.

    Sobre esses problemas, até á data, apenas tive umas unidades de TAPE avariadas, uns discos SCSI 10K que ficam malucos, etc... nada de grave.

    Sobre servidores, a manutenção é a melhor arma contra avarias e ponto final. Seja esta manutenção a manutenção periodica de limpeza, manutenção correctiva, ou mesmo manutenção preventiva. Toda deve estar nos planos de agendamento anuais e ponto final paragrafo.

    Ainda sobre o servidor ter de ser capaz de aguentar 10000 pedidos por dia, o maior problema não vai ser o servidor, mas sim a largura de banda do acesso á internet. Qualquer coisa abaixo dos 100Mbits é para foruns e pouco mais (desculpem lá malta da techzone).

    Espero ter esclarecido qualquer coisa, senão, pergunta de modo mais especifico, que as respostas da malta tambem vão ser mais especificas.

    Cumprimentos
    Judas
     
  4. PF_PLAYER

    PF_PLAYER Power Member

    Boas, Obrigado pela resposta.

    Penso que não expliquei bem, este trabalho é um trabalho de investigação (universidade, não é o meu emprego), do qual é suposto resultar umas páginas nas quais especifico o tipo de hardware necessário e falo sobre o mesmo e o porquê de o ter escolhido, respondendo as "etapas" apresentadas.

    No entanto a sua resposta já ajudou bastante, vindo de uma pessoa já com experiência na montagem de servidores. Já tenho por onde começar a fazer o trabalho, agora tenho de procurar mais informação...

    Que venham opiniões.
     
  5. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    Não querendo desviar muito o assunto de estudo, mas os engenheiros da APC tem feito uns estudos e projectos sobre sistemas de potencia muito interessantes, no caso de grandes areas, não te deve interessar muito, mas no caso de bastidores tem uns artigos sobre circulação de ar entre modulos de servidores, ups, pentes de ligação, etc...

    Eu já li umas coisas deles sobre isso e até teem umas ideias interessantes.
    Não quero andar aqui a fazer publicidad ea uns e a outros não... mas ainda não encontrei mais nenhum fabricante que disponibiliza-se informação desta natureza, infelizmente.

    http://www.apc.com/prod_docs/results.cfm?DocType=White Paper&Query_Type=5&Value=8

    Cumprimentos
    Judas
     

Partilhar esta Página