Ajuda - setup vinil

V_twelve

Power Member
Boa noite a todos,

Nos últimos anos tenho vindo a criar um fascínio e adoração pelo, ao dia de hoje posso dizer que tenho uma coleção :001: Acontece que a forma que tinha para ouvir os vinis é baseado num sistema muito básico... Começa logo pelo gira discos da Lenco. Ora como finalmente tenho um espaço para fazer uma coisa em condições, venho pedir-vos ajuda quando a idéias para o setup.

Principais pontos a reter:
  • sistema vai ser montado numa divisão com cerca de 40m2
  • budget a rondar os 2500€, embora possa subir se for necessário (só em equipamentos, cablagem à parte)
  • o meu estilo de música é diversificado

De momento só tenho o gira-discos escolhido, será um Rega Planar 3 com a célula goldring E3. Quanto às colunas, ando dividido entre as Borea BR08, Wharfedale Evo 4.4 ou as Monitor Audio Silver 200. Tudo carece de ser experimentado. Agora quanto ao amplificador é que ando completamente perdido... Tenho necessidade de que as colunas recebam áudio do tlm, via wi-fi ou bluetooth. Aconselham a investir num amplificador que tenha isso integrado? Tipo Audiolab 6000A. Ou devo separar os equipamentos? Se sim, quais são as vossas sugestões?

Obrigado pela ajuda ;)
 
Por vezes a troca de velho por novo fica em sidegrade, para não dizer downgrade...
Os Lenco dependendo do modelo, são maquinas bastante competentes, e com muitos seguidores.
Por vezes não é o equipamento, mas a envolvência da sala de audição.
O Rega é uma boa escolha, agora misturar puro analógico com digital...
para mim ouvir algo analógico é analógico.
 
É um Lenco L85, por isso nem se coloca a questão se vou notar diferença.

A questão da ter forma de usar as colunas com outras fontes é de não querer mais colunas espalhadas pela sala.

Obrigado pela opinião 😀
 
A questão da ter forma de usar as colunas com outras fontes é de não querer mais colunas espalhadas pela sala.
Ainda que compreenda que o prático fala mais alto do que o óptimo, se o propósito do sistema é usufruir do vinil, a proposição lógica é a de que todo o sistema seja analógico. É uma escolha, mas o conselho do @cubo-x vai de encontro ao título do tópico.

Nota que eu tenho um sistema assumidamente digital e não é por isso que deixo de também ter um Rega P3 (com cabeça Exact) como fonte e usufruo do gira-discos na mesma, mas se fosse para um gira-discos de outra gama provavelmente já consideraria a renovação do sistema como um todo.

Mas, feita esta ressalva, para efeitos práticos, dado que já definiste um orçamento e escolheste o gira-discos eu pedia um aconselhamento de sistema ao importador da Rega, a Audio Team (audioteam.pt). São muito profissionais, prestáveis e deixam-te já tudo calibradinho. E se fores da zona de Lisboa podes lá ir pessoalmente e ouvir antes de comprar.
 
O Audiolab 6000A apesar de ter uma na etapa digital, é um amplificador analógico, com amplificação A/B. E uma escolha interessante, mas no mercado há muito para escolher. Sugestão, vai ouvir umas tantas coisas, se puderes ouvir em casa, ainda melhor
 
Bem, acabei por visitar a capital e deu para experimentar umas coisitas. Incluindo um equipamento que não queria nada de ter gostado, o Cambridge Evo 75. Vou estudar a solução mas será para ligar sempre um pré-amplificador phono MM.

Vamos ver o que isto vai dar. Não é fácil decidir.

O Audiolab 6000A apesar de ter uma na etapa digital, é um amplificador analógico, com amplificação A/B. E uma escolha interessante, mas no mercado há muito para escolher. Sugestão, vai ouvir umas tantas coisas, se puderes ouvir em casa, ainda melhor

@miguelbarroso , tens alguma sugestão?
 
Roksan K3 com as MA Silver 200 por exemplo. Ouvi essa dupla há uns tempos e fiquei encantado.
Esse Evo 75 parece que também é muito bom, mas nunca o ouvi. Com que colunas o experimentaste? Tens o CXA81 por preços mais comedidos.

Para as Triangle, sugiro algo como um Marantz PM-8006 ou um Denon PMA-1600NE
 
Roksan K3 com as MA Silver 200 por exemplo. Ouvi essa dupla há uns tempos e fiquei encantado.
Esse Evo 75 parece que também é muito bom, mas nunca o ouvi. Com que colunas o experimentaste? Tens o CXA81 por preços mais comedidos.

Para as Triangle, sugiro algo como um Marantz PM-8006 ou um Denon PMA-1600NE

As colunas foram as br08, que são exactamente as que quero. :)
 
Experimenta-as novamente, mas com o CXA81 ou mesmo o CXA61 se tiveres com o orçamento mais apertado.

Ou salta de cabeça e manda vir o CXA81 de espanha, que está este fim de semana por 990€ (ou o CXA61 por 742€)

EDIT: olha, por cá também tens promoções com a sugestão que te dei por 1699€
b0818e_dc360147d1ee4d5dbe24f890bddc6339~mv2.webp
 
Última edição:
Um pequeno update. Passou quase um ano mas lá terminei o setup e já toca ☺️

O sistema tem como coração o amplificador Rega Elex-R. Ao qual está ligado o gira-discos Rega 3 com a cabeça Goldring 1012GX e o streamer Cambridge CXN V2. As colunas são as Triangle Borea BR08.

Não podia estar mais satisfeito 😀
 
Última edição:
Back
Topo