Ajuda SFF. Máquina fotográfica

Deltamike

Power Member
Boa tarde.
Venho aqui pedir ajuda pois quero comprar uma máquina fotográfica.


O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina
POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 600€ +/-
PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Retratos, paisagens principalmente, mas gostaria de uma máquina polivalente
PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual, entusiasta-.
JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Uma Fujifilm compacta que é tão má que já nem sai da gaveta há 2 anos. Actualmente uso o Galaxy S2.
COMO É A TUA "REDE": Não entendo o que isto significa :(
ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Onde calhar.


Em suma, tenho um filhote bébé e quero poder tirar boas fotografias e vídeos para que mais tarde possamos recordar. Estou farto de fotos foscas, olhos vermelhos, tremidas e que basta estar um pouco escuro que as fotos ficam uma vergonha. Mas a máquina será também para fotografar paisagens etc etc porque embora nunca tenha tido uma máquina de jeito, a fotografia sempre foi uma coisa que me atraiu. Muito obrigado
 
Última edição:
Se ainda conseguires uma 550D, tambem tens a D3100 com a 18-55 e uma 50mm 1.8.

PS: não é por teres uma DSLR que vais deixar de ter fotos "tremidas" ou "foscas", tens de aprender a usa-la para fazer com que isso não aconteça :P
 
Se ainda conseguires uma 550D, tambem tens a D3100 com a 18-55 e uma 50mm 1.8.

PS: não é por teres uma DSLR que vais deixar de ter fotos "tremidas" ou "foscas", tens de aprender a usa-la para fazer com que isso não aconteça :P

Mas aí já só me posso queixar de uma coisa. Da habilidade do fotógrafo :)

Andei a ver a Canon 600D e a Nikon 5100. O que acham?
 
Nikon e até marcas mais 'pequenas' têm 50 f1.8, no geral de boa qualidade e baratas.

Por outras lentes sim [na relação oferta/custo/qualidade] mas garantidamente que não é por uma 50 f/1.8 que vale a pena ir para Canon [ou qualquer outro sistema].


Antes de escolher a máquina é necessário ver depois a possibilidade de ter interesse de adquirir mais lentes [ou não].
E aí é que escolhe um 'sistema'.
 
A disponibilidade de comprar novas lentes depende somente da relação custo/necessidade. De salientar que embora sempre gostasse de fotografia nunca tive nenhuma máquina razoável nem nunca ambicionei ser um profissional do assunto. O que vos posso dizer é que se compensar comprar a tal 50 f1.8 para obter melhor resultados em retrato e se o preço não for absurdo para o que pretendo, não tenho qualquer problema em comprar. Não que o faça de imediato porque o dinheiro não vem com a chuva, mas será com certeza uma coisa a comprar num futuro próximo.
O que eu sei é que tenho de estudar bem isto tudo, pois há muita coisa que me passa ao lado e daí vir aqui pedir ajuda. Marcas, preços, qualidade, etc. Mas quero no mínimo ter uma boa base de hardware para começar :)
 
É simples, neste momento (para fotografia) as Nikon são, no geral, melhores. E como a Nikon quer conquistar mercado, estão muito baratas. Mas a assistencia técnica deles em Portugal deixa a desejar, e há menos gente com máquinas Nikon, logo o mercado de segunda-mão é mais limitado. As lentes para Nikon também tendem a ser mais caras.

Em termos de preço, acaba por ficar ela por ela, por exemplo:
A 600D deve ser uns 100€ mais cara que a D5100. Mas a lente 50mm da Canon custa 100€ e a da Nikon custa 200€.

Eu costumo recomendar a D3100 porque é pequena, mas mesmo assim tem um sensor melhor que qualquer Canon* e dará grandes resultados.


*Canon APS-C, não venham já os fanboys reclamar...
 
Estava indeciso entre as duas que falaste e optei por uma 600D. Deve chegar na ultima semana do ano. Daqui a 2 meses compro a lente 50 f1.8. Agora preciso mesmo é de uma bolsa e um tripé. Nada de muito caro, algo do género preço/qualidade. Aceitam-se sugestões :)
 
Estava indeciso entre as duas que falaste e optei por uma 600D. Deve chegar na ultima semana do ano. Daqui a 2 meses compro a lente 50 f1.8. Agora preciso mesmo é de uma bolsa e um tripé. Nada de muito caro, algo do género preço/qualidade. Aceitam-se sugestões :)

Tripé barato é um erro que quase toda a gente faz e que quase todos se arrependem (eu incluido), porque acabam por ter de comprar outro melhor pouco tempo depois, ou porque se estraga ou porque reparam que treme por todo o lado, um bom tripé dura uma vida!
 
O normal é quando se compra uma dSLR, isso é apenas um pequeno investimento, é muito fácil gastar bem mais 10x mais no resto do material.
Se calhar nos tempos que correm já me ando a aperceber que o normal é mesmo gastar o máximo possível na máquina e depois logo se vê os tostões para comprar o resto, quando por exemplo as objectivas podem ter um impacto muito maior na qualidade de imagem. Se tiveres uma máquina topo de gama e uma objectiva de baixa gama, vais ter pior qualidade de imagem que uma máquina de gama baixa e uma objectiva de topo.
Um tripé de 100€ não é nada por ai além, parece-me ser o mínimo para ter uma coisa já decente.
 
O que acham deste?

Cullman Magnetsit 525M, arranja-se na amazon por pouco mais de 100 libras

Vi também uns Velbon, são mais baratos e mais limitados mas não me parecem maus
 
Back
Topo