Ajuda sff! Não detecta o disco sata!

TosteX

Powre Membre
Maxtor-HDD-Sata-WL.jpg


Comprei este disco, Maxtor 250gb SATA Maxline Plus II.

Ligo aos cabos normalmente e não é detectado! O outro disco SATA que tenho é detectado normalmente e até já experimentei trocar de cabos ou deixar apenas o Maxtor e nada. No controlador SATA só me aparece o canal 0.

Já agora o disco tem um conector de power SATA normal e um daqueles conectores dos discos IDE, preciso de ligar ambos?
 
Ligar ambos acho q estraga o disco, demasiada corrente...
Quanto a ele nao detectar possivelmente o disco deve estar maradex... se o outro aparece normalmente a motherboard ta boa
Isso não é um disco de SATA 2?
 
Ligo aos cabos normalmente e não é detectado!

(...)

Já agora o disco tem um conector de power SATA normal e um daqueles conectores dos discos IDE, preciso de ligar ambos?

Chamas a isso ligar os cabos normalmente? Um disco não precisa de dupla alimentação. Conector SATA é para disco SATA, conector de 4 pinos é para discos PATA (ATAxxx).

O outro disco SATA que tenho é detectado normalmente e até já experimentei trocar de cabos ou deixar apenas o Maxtor e nada. No controlador SATA só me aparece o canal 0.

Os discos SATAII têm que estar a funcionar em modo SATAI para ser reconhecidos pelas motherboards que só suportam SATAI.

Penso que esse disco tem um jumper atrás para definir a velocidade entre SATAI (1.5Gbps) e SATAII (3.0Gbps).

Certifica-te que está no modo SATAI e diz lá o que acontece :p
 
Vamos por partes:
-tenho um disco SATA a funcionar normalmente (Seagate)
-os drivers da board estão, portanto, instalados
-o disco não tem qualquer indicação de ser SATA2
-o disco funcionou correctamente no pc de um amigo meu

Mais sugestões?
 
O disco já está formatado, já tem dados até (foi lido em casa dum amigo meu).

Tenho 2 ligações SATA. O meu Seagate SATA funciona em ambas as ligações.
 
E que eu na minha board uma NF3 tenho 4 ligações SATA e nas ligações SATA 1/2 tambem me dava problemas so o consegui por a funcionar nas SATA3/4 dai a minha pergunta ;)
 
E que eu na minha board uma NF3 tenho 4 ligações SATA e nas ligações SATA 1/2 tambem me dava problemas so o consegui por a funcionar nas SATA3/4 dai a minha pergunta ;)

Same here, tambem so consegui por a bulir o meu disco nos canais 3 e 4.

Nao teras por ai algum conflito de drivers, visto que so consegues ter 1 canal activo?
 
Última edição:
Bem, descobri agora que o Channel 1 é que não funciona! Não percebo muito bem porquê. Já consigo detectar o Maxtor.
 
Última edição:
olá a todos,

estou com um problema idêntico
tenho um disco SATA de 160Gb a funcionar há + de 2 anos, sem problemas, agora comprei um de 300Gb SATA II (com o jumper em SATA I) e acontece k o detecta, só k ora lê, ora não.

alguém pode ajudar

estão ligados na 1 e 2

já fiz:
- actualizei a Bios da Board (Asus P4C800E-Deluxe)
- mudei o cabo de ligação
- troquei cabos de alimentação

obrigado pela vossa atenção
 
Tostex não sei se ainda vou ajudar ou não, o meu caso foi ligeiramente diferente...mas vou na mesma expô-lo.
Comprei um disco de 300GB Maxtor para se juntar aos Maxtor de 200GB sata e 80GB IDE.
Todos os discos eram detectados.

Acontecia que quando copiava dados do de 200GB ou do de 80GB para o de 300GB (canal 2 do sata) existia corrupção de dados, coisa que não era visível a "olho nu", porque o nº de bytes era iguais, dava era erros de CRC. (verificava com o software PackIt).

Resumindo na bios, no "integrated Peripherals", "EXT-P2P's Discard Time", em que o default é "30 us" coloquei "1 ms".

Isto pode ajudar em discos que estejam em raid-0, single mode (era o meu caso) e discos que não são detectados...
 
Back
Topo