Arcade Ajuda sistema eléctrico

Dazkarieh

To fold or to FOLD?
Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda para colocar funcional uma arcade que estou a construir.

Basicamente a minha questão está na alimentação da mesma. No seu interior tenho uma ficha quadrupla que alimenta 4 coisas diferentes: o PC, o monitor, as colunas de som (têm amplificação) e uma luz.

O que eu queria é que o interruptor que tenho no topo da mesma (daqueles clássicos, botão com luz) não só ligasse a alimentação aos componentes, como também ligasse o PC.

Vi um esquema que metia um transistor que aparentemente fazia isso, mas não consegui reproduzir.

Em ultima análise, poderia usar esse botão apenas para ligar/desligar a alimentação, e depois um botão aparte para ligar/desligar o PC... mas para mim tira um bocado o espírito da coisa. Pode ser picuinhice, mas foi com um botão que cresci com as arcades e era assim que gostava de ter a minha...
 
Se já tens o interruptor no topo, não precisas de mais nada. Colocas a alimentação de tudo o que tens a passar por esse interruptor, por exemplo através de uma tomada tripla. Depois no PC configuras a BIOS para "Auto Power ON on AC Loss" isto vai fazer com que o PC ligue sozinho assim que ligares o interruptor. Como também já lá tens as colunas, o monitor e a luz ligados, tudo se vai ligar ao mesmo tempo com esse interruptor.

Configuras depois o frontend que utilizares para fazer shutdown ao PC quando saíres do mesmo, depois com a máquina encerrada é só desligares o switch.

Foi assim que fiz na minha máquina.
 
Se já tens o interruptor no topo, não precisas de mais nada. Colocas a alimentação de tudo o que tens a passar por esse interruptor, por exemplo através de uma tomada tripla. Depois no PC configuras a BIOS para "Auto Power ON on AC Loss" isto vai fazer com que o PC ligue sozinho assim que ligares o interruptor. Como também já lá tens as colunas, o monitor e a luz ligados, tudo se vai ligar ao mesmo tempo com esse interruptor.

Configuras depois o frontend que utilizares para fazer shutdown ao PC quando saíres do mesmo, depois com a máquina encerrada é só desligares o switch.

Foi assim que fiz na minha máquina.

Mais simples eram impossível :) Obrigado!

Edit: Muito cool, a tua máquina!!!! :)
 
Back
Topo