[Ajuda] Site com base de dados

NotoriousXavi

Power Member
Boas pessoal. Pediram-me para fazer um site com listagem de produtos para uma empresa e queria alguns conselhos.

- Quais os passos que tenho de fazer na construção, de preferência de maneira a que seja fácil actualizar posteriormente? (na parte do design não tenho problemas)
- Devo fazer em simples xhtml ou usar um cms como o wordpress?
- Depois de ter o site concluído como devo fazer para tê-lo online e com nome próprio (em principio com o sufixo .pt)?
- Existem alguns bons guias para ter o site bem cotado no Google?

Obrigado a todos.
 
Vais fazer o trabalho de borla não é? Pelo que percebi tu só fazes sites por brincadeira ou não pescas nada do assunto... Se tu não sabes por onde começar porque aceitaste o trabalho? :rolleyes:
Bem, para usares bd tens que usar uma linguagem server-side, depois conforme a linguagem que usares optas por um genero de bd, mysql, sqlserver, access... o resto procuras no google porque é para isso que ele existe.
 
Vais fazer o trabalho de borla não é? Pelo que percebi tu só fazes sites por brincadeira ou não pescas nada do assunto... Se tu não sabes por onde começar porque aceitaste o trabalho? :rolleyes:
Bem, para usares bd tens que usar uma linguagem server-side, depois conforme a linguagem que usares optas por um genero de bd, mysql, sqlserver, access... o resto procuras no google porque é para isso que ele existe.

Não faças essas suposições.. Vou fazer o site porque há muito tempo que não pego em html e quero fazer um projecto que me faça trabalhar nessa linguagem (nomeadamente em xhtml). Sendo assim não me importo de fazer uma borla, até porque dessa forma não sou tão pressionado com prazos, não me podem exigir nada e tenho uma liberdade criativa total.

O problema é que costumo ter, nos vários projectos que já desenvolvi mais profissionalmente, um "team mate" que fazia tudo o que envolvia bases de dados e colocação online. Como tal também preciso de aprender mais sobre isso.

Google tem muita informação, o problema é que está espalhada e é dificil distinguir o lixo do material de qualidade, daí ter vindo aqui pedir conselhos a pessoal que é mais experiente na área.

Bem, existe alguém com mais disposição para ajudar-me?
 
Ah ok, mas pelo teu post inicial era o que dava a entender ;)

Mas já te disse mais ou menos o que tinhas que fazer, para bd não podes usar apenas html, tens que usar asp, php, ou outra linguagem server side, depois tens que usar um tipo de bd que já fiz referência em cima.
Para registares um dominio PT isso tem uns certos processos burocráticos, se a empresa estiver registada em condições como manda a lei em principio também não há grandes stresses, para mais info podes consultar o site da FCCN.
Eu pessoalmente não gosto de usar um CMS, prefiro fazer tudo "à unha", mas isso também já depende do cliente, do que ele pretende e claro da tua experiencia a programar.
Bem, acho que mais do que isto também é dificil ajudar-te a não ser fazer-te o trabalho :p
 
J
Ah ok, mas pelo teu post inicial era o que dava a entender ;)

Mas já te disse mais ou menos o que tinhas que fazer, para bd não podes usar apenas html, tens que usar asp, php, ou outra linguagem server side, depois tens que usar um tipo de bd que já fiz referência em cima.
Para registares um dominio PT isso tem uns certos processos burocráticos, se a empresa estiver registada em condições como manda a lei em principio também não há grandes stresses, para mais info podes consultar o site da FCCN.
Eu pessoalmente não gosto de usar um CMS, prefiro fazer tudo "à unha", mas isso também já depende do cliente, do que ele pretende e claro da tua experiencia a programar.
Bem, acho que mais do que isto também é dificil ajudar-te a não ser fazer-te o trabalho :p

Já ajudaste bastante mas ainda tenho algumas dúvidas:

- como é feita a ligação entre o html e a base de dados?
- a base de dados é desenvolvida e testada à parte do resto do site? tem framework própria?
- o alojamento pode ser em qualquer lado, independentemente de onde eu compre o dominio?
 
boas,

eu pessoalmente não gosto de CMS's. Mas dão jeito para qualquer coisa que seja do tipo dum site em que haja constante actualização simples de conteúdos.

Para um site com listagem de productos implica o quê? Adicionar também? Remover?
Como já foi dito tens de aprender ou pelo menos ter os básicos de uma linguagem server-side. ASP (VBscript), ASP.net (VB.net) ou PHP seriam uma das tuas hipóteses de aprendizagem.
A manutenção de bases de dados através dessas linguagens não são propriamente 2+2 mas também não são nenhum bicho de sete cabeças. Se não tens noção de qualquer uma, tens ainda um pouco de trabalho em aprender.
Baseando-me no teu relato ainda não tiveste contacto com uma linguagem dinâmica o que torna e limita significativamente a partido que podes tirar do XML, já aqui uma boa razão para aprenderes.

Quando te decidires e precisares dum empurrãozinho, diz ;)

EDIT: Estava a escrever o meu post quando postaste. Ao programares em qualquer linguagem dinamica não precisarás de ter qulaquer contacto com o HTML visto que o código que é executado ao abrires a página geral a tabela em HTML e mostra o resultado. A página gera o HTML automaticamente ao ser executada. A base de dados pode ser feita em vários suportes, MySQL, Access, PostgreSQL e ainda há outros mas o mais usado é mesmo MySQL. E sim, é completamente independente do site podendo ser aceddida postriormente através de outros meios. Comprar o domínio é diferente de alojamento. E isso depende da plataforma que escolheres. Linux ou Windows sendo Windows a maior parte das vezes mais caro. O alojamento Linux dá-te a possibilidade de alojares páginas em PHP, Windows dá-te o PHP, ASP e ASP.net. O MySQL é suportado por ambas as plataformas. O Acces é só Windows.

Escrevi isto um bocado à pressa, se precisares de mais esclaricimentos dou-tos mais logo ou um outro user o fará.
 
Última edição:
foste de uma grande ajuda pascasso, já estou um pouco mais esclarecido, muito obrigado.

na verdade já mexi em php mas apenas para fazer alterações, nunca construí nada de raíz. também já trabalhei com XML ao desenvolver sites em flash, pelo que não terei qualquer problema por aí.

tira-me só umas dúvidas. php e mySQL, qual é a relação das duas ferramentas? e tu dizes que não preciso de mexer no html para fazer a parte dinâmica. então pelo que percebi posso tratar primeiro de toda a listagem de produtos, fazer testes para saber se consigo mexer na base de dados e obter o que quero, tudo sem ter sequer pensado no design do site? e posso fazer todo o site e só no fim tratar do alojamento e do dominio?
 
O PHP faz a programação no servidor; o MySQL é o sistema de base de dados que irá guardar toda a informação.
Podes fazer o site sem design. Apenas com tabelas e texto "raw". Fica feio, mas para teres uma ideia do que estás a fazer, tanto faz se começas assim ou com o design todo. Vantagem: não ficas com o template do site misturado com código ainda em preparação, mas também depende de como trabalhas.
Podes fazer o site todo em casa recorrendo a *AMPs (ver), e depois é que fazes upload, com as devidas modificações, no alojamento final.
 
já tenho usado o Xampp, vou fazer então toda a parte da listagem de produtos 1º.

já agora, conhecem algum bom guia online ou livro sobre essa ligação PHP/MySQL? já estive a ler algumas coisas mas existe tanta informação difusa que nem sei por onde começar.

PS: obrigado a todos pela paciência e pelas explicações muito claras que têm tido
 
Back
Topo