1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] SLR com muita humidade

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Di_chan, 7 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 2352)

1. Di_chan

Di_chan Power Member

Boas Pessoal

Tive um pequeno azar com a minha máquina (450d)e neste momento ela encontra-se com humidade na lente e no visor e no interior do corpo pois deve ter entrado plos botões.
    Quando pego nela parecia k tava a transpirar guardeia-a na bolsa humida... :'(
    Coloquei-a ao sol mas caso não resulte inteiramente, alguém conhece uma loja no Porto ou arredores, que limpe as maquinas por dentro?

Agradecia muito a vossa ajuda.

Cumps

Última edição: 7 de Fevereiro de 2009
  2. Di_chan

Di_chan Power Member

Ajudem por favor.... é mesmo urgente... não sei o k fazer... ja a liguei não sei s foi correcto...
    e sinto k as fotos não estão com total qualidade.... :'(:'(:'(:'(

3. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Sou-te sincero quando digo que nunca tive esse problema. No entanto goolgei e deparei-me com estes dois sites.

http://ask.metafilter.com/15968/How-do-I-remove-moisture-from-inside-camera-lenses
    http://www.wral.com/rs/blogpost/1103202/

Pah tenta não aquecer a lente, mas sim retirar a humidade. Pode parecer estúpido mas tenta colocar a lente num carro com ar condicionado. Pode ser que te resolva o problema.

4. ALPHA350

ALPHA350 Power Member

E principalmente, nunca, mas nunca, ligar qualquer aparelho electrico que tenha humidade. Pode simplesmente queimar, fazer curto circuito etc... Retira rapidamente a bateria e tenta secar o melhor possivel. Com um pouco de sorte (ou muita mesmo) pode ser que venha a "recuperar".
    Quanto a limpar a máquina, só um bom samaritano o fará. A partir do momento em que apresenta humidade, é um grande risco para quem faça alguma intervenção na máquina, pois neste momento as fotos parecem não ter a qualidade habitual ,mas amanhã pode nem as tirar e garanto-te (infelizmente para ti) que nenhuma casa dá garantia sobre uma reparação em que o dano tenha sido água ( humidade ).
    Boa sorte

5. elfo106

elfo106 Power Member

olha, vou-te dizer 2 lojas que vendem especificamente material fotografico no porto, sinceramente nao sei se fazem reparaçoes mas é uma questao de perguntares. Se n fizerem provavelmente sabem alguem que o faça e dizem-te.

uma delas é a Colorfoto fica na Rua Sá da Bandeira 526 e tlf: 220163090 a outra é a A.F.F. Lda que fica na Rua do Bonjardim 142 tlf:222087367...

6. Boas,

Tens algumas soluções, mas podem ser um pouco morosas!

Uma delas é arranjares gel de silica, podes obter no ebay e é relativamente barata! OU entao podes tentar localmente
    numa florista, pois muitas vezes utilizam para secar flores.
    A vantagem do gel de silica, e que podes depois reutiliza-lo aquecendo no forno ou no microondas assim que tiver "cheio" de humidade, normalemnte utilizam pedras que mudam de cor para identificar quando o gel esta cheio.

Outra solução e colocares a camara logo atras ou a frente de uma desumificadora de ambiente.

Tenta também ter mais cuidado com o local onde guarda esse equipamente, pois a vida util dele numa area tao humida para chegar a esse ponto, sera significativamente mais curta! A compra de um desumificador electrico para essa divisao que trabalhe apenas no inverno pontualmente, e uma das melhores solucoes a longo prazo. E embora a maquina seja um pouco cara, desde que a comecei a utilizar e a ver os benificios, faz tanta ou mais falta como qualuqer tipo de aquecimento numa casa no inverno, nomeadamente se a zona geografica onde moras proporciona mta humidade!

7. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Arranja um desumidificador.. Colocas no sitio onde ele puxa o ar, deixa lá uns 3 dias a maquina colada sem bateria e etc, e de preferência sem a lente encaixada para o fluxo de ar ser melhor..

Boa sorte!

8. ruimoura

ruimoura Power Member

Há uns tempos entrou-me uma quantidade enorme de água (não foi humidade, foi memso água) para dentro do monitor do Macbook, e com muito calor, desumificador e paciência a coisa foi ao sítio, desaparecendo por completo, ao fim de 4 dias já não tinha nada. Como ficou quando entrou a àgua -- http://www.flickr.com/photos/ruimoura/3179967578/

Como a máquina não tem um processador para poder ficar bem quente, nem sequer convém que aqueça muito, porque não está preparada para isso, o melhor é meter perto de um desumificador numa divisão o mais pequena possível. Os sacos de sílica também resultam, mas é mais moroso.

Também me disseram que se fechares num saco ou numa mala com arroz lá dentro também resulta bastante, o arroz absorve imensa humidade.

9. Pentrite

Pentrite Banido

Grande azar meu, como é que aconteceu isso? Também já tinha lido sobre essa sugestão de usar arroz, dizem ser bastante eficaz a absorver humidade, de facto não devias ter ligado a máquina antes de estar bem seca, se o sensor apanhou água também pode ser mau sinal, já que a água pode desaparecer por completo, mas todas as impurezas que ela leva vão ficar em algum lado. Se tivesses uma Pentax...

10. Boas noites,

É ter calma e colocar dentro do saco com arroz. Vai ver que isso desaparece. Junte-lhe também uns saquinhos de silica gel. As duas coisas juntas vão ter uma acção desumidificadora poderosa. Se depois notar sujidade no sensor (manchas nas fotos) é só enviar para a assistência técnica da Canon para uma limpeza profissional (que penso que vai precisar).

Cumprimentos e boa sorte.

11. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

olha que as pentax tb n se safam desta crise de humidade... inda a dias tava a fotografar dentro de casa e a temperatura interior era de 30ºc mal tirei a maquina da mochila aquilo parecia nuvens... fiquei com a lente toda embaciada, tirei a lente para fora ainda fiz pior ficou o espelho todo molhado... passado 2 minutos ja tava 5* ja tava a tirar fotos perfeitamente.

12. Pentrite

Pentrite Banido

Quem é que aquece uma casa até aos 30ºc ?

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Deve haver quem tenhas estufas de criação de cogumelos dentro de casa, só pode :D

Anyway, embaciar a lente e o espelho não é bem humidade, é mesmo a diferença de temperatura brusca, ainda hoje fiquei com a lente assim ao passar de -2ºC (aqui há toneladas de neve e estava uma ventania de loucos) para alguns 22ºC (sim, é a temperatura normal de aquecimento de uma casa :p)

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009
  14. Ía perguntar o mesmo!!! Aqui vive-se a 21º e já é um calor dos diabos :002:

Cumprimentos

15. Di_chan

Di_chan Power Member

O motivo foi o seguinte.... aki á dias fui para o molhe daa foz (porto) fazer o k muitos possam dizer que é clichê.... fotos das ondas enormes e fui apanhado por uma onda molhou-m tdo mas eu debrucei-me e protegi a makina com o corpo, mas n evitei HUmidade....
    mas tudo bem, xego a casa ponho ao sol makina e bolsa tambem, mas a bolsa n deve ter secado totalmente... e eu ontem colokei-a a makina na bolsa e siga para a mala do carro...
    mas hoj quando chego à neve tiro a makina e ele parecia k tinha acabado uma maratona... quase k m aptceu chorar... enfim espero k result a tecnica do desumidificador...
    Com a tecnica do arroz meto a makina rodeada de arroz?? mas akele pó e grãos pekenos não estragam a makina?
    Com a silica como faço??

vou ver se a seco para depois mandar limpar pk com a humidade vão sempre particulas de sujidade...

16. ||alc||

||alc|| I quit My Job for Folding

Água do mar ainda é pior por causa dos resíduos de sal . Não sei se te safas apenas com os métodos tradicionais de remover a humidade.

17. Pentrite

Pentrite Banido

Àgua do mar é mesmo muito mau.

18. Di_chan

Di_chan Power Member

Obrigado a todos...
    Ja vai para a frente de desumidificador.... mesmo assim continuo à procura de quem as Limpe na zona do Porto...

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Pois, água do mar é das piores coisas que se podem enfiar em aparelhos electrónicos, o sal destrói os circuitos e é altamente corrosivo :(

20. Di_chan

Di_chan Power Member

Como remove-lo??

Partilhar esta Página