Ajuda sobre curso da faculdade

Milnerpt9

Membro
Boas,

Fui colocado num curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e preciso de opiniões para saber se realmente devo ingressar no mesmo pois estou com medo que não arranje emprego com essa Licenciatura... O facto de eu achar isso é não saber ao certo quais as saídas que poderei ter com o mesmo, logo não saber quais as profissões que poderia exercer...

Alguém me consegue ajudar a tirar essas duvidas e a dizer se é um curso com futuro ou não?
E tirar o curso para depois tirar mestrado em informática vale a pena?

Deixo aqui as Cadeiras do curso:
1º ano: https://prnt.sc/uk2xp1
2º ano: https://prnt.sc/uk2y33
3º ano: https://prnt.sc/uk2y95

Obrigado.
 
Boas,

Fui colocado num curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e preciso de opiniões para saber se realmente devo ingressar no mesmo pois estou com medo que não arranje emprego com essa Licenciatura... O facto de eu achar isso é não saber ao certo quais as saídas que poderei ter com o mesmo, logo não saber quais as profissões que poderia exercer...

Alguém me consegue ajudar a tirar essas duvidas e a dizer se é um curso com futuro ou não?
E tirar o curso para depois tirar mestrado em informática vale a pena?

Deixo aqui as Cadeiras do curso:
1º ano: https://prnt.sc/uk2xp1
2º ano: https://prnt.sc/uk2y33
3º ano: https://prnt.sc/uk2y95

Obrigado.
Boas,

Todos os cursos muito especializados na base (licenciatura) são sempre limitativos. Na área da computação gráfica só meia dúzia é que se consegue safar, o resto vai-se arrastando até que eventualmente mudam para a área da programação (dita convencional). Em Portugal são poucas as oportunidades.

Quanto ao mestrado em informática, o pessoal tipicamente faz é o percurso inverso. Faz a licenciatura em Informática e depois no mestrado escolhem a especialização em computação gráfica.
 
Boas,

Pelas fotos parece-me que é no IPVC, estou certo?

Depende do que queres fazer, mas tenho amigos que já acabaram o curso e conseguem ingressar em dois caminhos diferentes, tanto em development mais para o front end , tanto como designer , modelação 3D.

Eu acabei este ano a minha licenciatura em engenharia Informática no IPVC e durante os 3 anos tive um prof numa cadeira de desenvolvimento web que tinha sido aluno nesse curso e estava a trabalhar como front-end developer numa empresa em Viana.

Se queres fazer mestrado em engenharia informática, vais menos preparado comparadamente com os de licenciatura de informática, mas tudo depende do teu empenho e gosto.Por exemplo não vais ter componentes de mobile development , Machine learning,etc.

Agora tudo depende se gostas da area do design , modelação ou apenas de programação.
 
Boas,

Todos os cursos muito especializados na base (licenciatura) são sempre limitativos. Na área da computação gráfica só meia dúzia é que se consegue safar, o resto vai-se arrastando até que eventualmente mudam para a área da programação (dita convencional). Em Portugal são poucas as oportunidades.

Quanto ao mestrado em informática, o pessoal tipicamente faz é o percurso inverso. Faz a licenciatura em Informática e depois no mestrado escolhem a especialização em computação gráfica.

Obrigado pela resposta,

Consegues me dizer se eu por exemplo posso mudar para a área da programação com esse mesmo curso? Pois na verdade a computação gráfica é algo que eu gosto mas que sei que em Portugal não tem muita saída...
Gostava de saber se com esse curso consigo por exemplo desenvolver software ou software web e assim, trabalhar mais na área da programação mesmo ou se vou ficar preso ao dito "design".

Obrigado.
 
Boas,

Pelas fotos parece-me que é no IPVC, estou certo?

Depende do que queres fazer, mas tenho amigos que já acabaram o curso e conseguem ingressar em dois caminhos diferentes, tanto em development mais para o front end , tanto como designer , modelação 3D.

Eu acabei este ano a minha licenciatura em engenharia Informática no IPVC e durante os 3 anos tive um prof numa cadeira de desenvolvimento web que tinha sido aluno nesse curso e estava a trabalhar como front-end developer numa empresa em Viana.

Se queres fazer mestrado em engenharia informática, vais menos preparado comparadamente com os de licenciatura de informática, mas tudo depende do teu empenho e gosto.Por exemplo não vais ter componentes de mobile development , Machine learning,etc.

Agora tudo depende se gostas da area do design , modelação ou apenas de programação.

Obrigado pela resposta!

Sim, é no IPVC o curso.

O development front end é por exemplo o desenvolvimento de software web? Desculpa a ignorância mas não tenho muito bem a noção pois vinha de um curso de redes ahah.

Pois, também gostava de um dia ir para docente mas para isso iria necessitar de uma oportunidade de ouro mesmo, os teus amigos que foram para designer de modelação 3D há um termo tecnico para isso? É que existem muitos cursos de design e não sei se nesse ramo fico atrás dos mesmos ditos "designers"...

Consegues me dizer se por exemplo estou menos preparado a nível de programação do que um aluno que venha de Eng.Informatica? É que gostava de ingressar na programação mas este curso é a única hipótese que tenho pois não fui colocado em mais nenhum e várias empresas muitas vezes pedem "Eng.Informatica ou similar" ou "Qualquer Engenharia que tenha programação no plano curricular", será que estou inserido nesses requisitos?

Obrigado.
 
@lpa e @Magaka acham que me devia ficar com um curso Tesp em Redes e Segurança Informática ou que deveria tirar a Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia? É que eu prefiro a programação e um curso Tesp é sempre muito desvalorizado comparado com uma Licenciatura penso eu...
 
@lpa e @Magaka acham que me devia ficar com um curso Tesp em Redes e Segurança Informática ou que deveria tirar a Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia? É que eu prefiro a programação e um curso Tesp é sempre muito desvalorizado comparado com uma Licenciatura penso eu...
O problema dos Tesp é que na esmagadora maioria das vezes as empresas não sabem o que é e as que sabem usam o facto de teres um Tesp para praticarem o nacional-xulismo. Avança para o curso de Engenharia.

Quanto a tua outra pergunta do outro post, com as condições actuais do mercado de certeza que não vais ficar preso ao design. Na realidade, o pessoal que conheço com esse curso ou similar estão todos a bater código (os que gostam de programar têm que fazer trabalho extra ao inicio tal como o @Magaka disse mas depois tornam-se iguais ao outros).
 
@lpa e @Magaka acham que me devia ficar com um curso Tesp em Redes e Segurança Informática ou que deveria tirar a Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia? É que eu prefiro a programação e um curso Tesp é sempre muito desvalorizado comparado com uma Licenciatura penso eu...

Na minha opinião não vale a pena fazer o Ctesp sendo que podes entrar numa licenciatura, visto que é sempre visto como forma de entrar numa licenciatura.

Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia se reparares nas cadeiras tem muita programação web (desenvolvimento de plataformas web /sites), não vais ficar preso de forma nenhuma ao design , maior parte das pessoas com este curso estão a bater código como qualquer outro programador.

várias empresas muitas vezes pedem "Eng.Informatica ou similar"
Sim, esse curso insere-se no similar, porque tens as competências de programação.
 
@Magaka Eu o curso Teso terminei este ano e foi com os concursos especiais que fui colocado nesse curso mas se soubesse realmente não tirava o tesp..

Consegues me dizer como é que aquilo é lá no IPVC? É muito antiquada a escola?
 
Boas,

Penso que ao tirares esse curso, a vaga mais próxima que irás ter de emprego será de Front-End Development, em que irá ser um plus a vertente de design que esse curso te proporciona. Obviamente, poderá haver aqui a chance de fazeres um pouco de Full-Stack.
Se a programação Front-End é algo que te agrada bastante, aconselhava que estudasses Frameworks de JavaScript (React, Angular ou Vue), porque no mundo real irás usar uma destas quase de certeza e na faculdade muito raramente te ensinam e, quando o fazem, não é como deve de ser.

Em relação aos cursos, é sempre melhor seguires uma licenciatura, dá-te um nível maior, ou seja, abre-te mais portas e não há preconceito. Contudo, pela minha experiência (Tenho apenas CTeSP em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis), durante o estágio ofereceram logo emprego e a diferença salarial entre mim e um colega de estágio com licenciatura em Engenharia Informática era apenas de 50€.

Neste momento estou a atuar no mercado à 1 ano, numa vertente Full-Stack. Durante este ano o que não faltou foi propostas de emprego e projetos. Portanto, penso que o mercado está muito bom atualmente e fácilmente irás conseguir emprego com esse curso. A minha realidade poderá ser um bocado diferente da tua visto que trabalho em Lisboa, mas oportunidades não faltarão.

Neste momento foca-te em seres bom no que fazes, desenvolve competências técnicas nas aulas e em casa, assim como competências sociais
que cada vez mais são necessárias.

Qualquer dúvida é só falares.
Cumps.
 
Última edição:
@Magaka Eu o curso Teso terminei este ano e foi com os concursos especiais que fui colocado nesse curso mas se soubesse realmente não tirava o tesp..

Consegues me dizer como é que aquilo é lá no IPVC? É muito antiquada a escola?

A escola já tem os seus anos,no máximo uns 15 anos notas que é renovada em alguns aspetos e vai tendo sempre melhorias, a biblioteca posso dizer que é praticamente nova, mas tens tudo do que precisas. Por exemplo tens salas cheias de IMac para desenvolvimento IOS , tens salas de redes cheias de equipamento, tens servidores ao teu dispor "quase", no último ano fizemos uma lan party de CSGO e foi a escola que nos disponibilizou 4 servidores.
 
Boas,

Penso que ao tirares esse curso, a vaga mais próxima que irás ter de emprego será de Front-End Development, em que irá ser um plus a vertente de design que esse curso te proporciona. Obviamente, poderá haver aqui a chance de fazeres um pouco de Full-Stack.
Se a programação Front-End é algo que te agrada bastante, aconselhava que estudasses Frameworks de JavaScript (React, Angular ou Vue), porque no mundo real irás usar uma destas quase de certeza e na faculdade muito raramente te ensinam e, quando o fazem, não é como deve de ser.

Em relação aos cursos, é sempre melhor seguires uma licenciatura, dá-te um nível maior, ou seja, abre-te mais portas e não há preconceito. Contudo, pela minha experiência (Tenho apenas CTeSP em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis), durante o estágio ofereceram logo emprego e a diferença salarial entre mim e um colega de estágio com licenciatura em Engenharia Informática era apenas de 50€.

Neste momento estou a atuar no mercado à 1 ano, numa vertente Full-Stack. Durante este ano o que não faltou foi propostas de emprego e projetos. Portanto, penso que o mercado está muito bom atualmente e fácilmente irás conseguir emprego com esse curso. A minha realidade poderá ser um bocado diferente da tua visto que trabalho em Lisboa, mas oportunidades não faltarão.

Neste momento foca-te em seres bom no que fazes, desenvolve competências técnicas nas aulas e em casa, assim como competências sociais
que cada vez mais são necessárias.

Qualquer dúvida é só falares.
Cumps.

Obrigado pela resposta!

Pois realmente em Lisboa há mais oportunidade mas consegues me dizer +/- o salário de um Front-End/Back-End ou Full-Stack com e sem Licenciatura em Engenharia?
A meu ver há uns CTeSP que compensam mais do que os outros, por exemplo o teu.

Vou seguir os teus concelhos!
Obrigado.
 
Isso é difícil de dizer porque depende de muita coisa, por exemplo, se vais trabalhar para uma consultora ou cliente final.
De qualquer forma, o range de salários aplicados para alguém sem experiência deve rondar entre os 1000-1300 líquidos. (isto de acordo com a minha experiência e pessoas conhecidas na área) Provavelmente podes acabar por conhecer alguém que recebeu mais e outros menos.

Mas vai dando uma olhada nestes sites (Teamlyzer e Glassdoor) para teres mais a noção dos salários, experiência de emprego, dificuldades de entrevista, etc
 
Tenho apenas CTeSP em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Em que escola fizeste esse CTeSP? Hoje em dia, esse curso já faz parte da oferta da maior parte dos Politécnicos.

Matriculei-me este ano num curso semelhante. Depois, gostaria de avançar para Eng. Informática. Mas, para já, queria focar-me neste curso e pensei que pudesse ser útil construir um portfolio ao longo do curso para ganhar experiência e apresentá-lo quando chegar a fase do Estágio.

Eu já tenho alguns conhecimentos na área, estou um pouco desatualizado mas consigo fazer qualquer site simples e com tempo e pesquisa consigo fazer algo mais elaborado. Pensei em selecionar algumas empresas da minha zona e fazer um preço "simbólico" para lhes atualizar os sites e assim construir o portfolio. Também já li que é comum encontrar anúncios de freelancers no FB mas sinceramente não uso FB e, por isso, nunca vi nada do género nem sei em que condições costumam trabalhar.
 
Última edição:
Boas!

Em que escola fizeste esse CTeSP?
Na Escola Superior de Tecnologia (EST - Instituto Politécnico de Setúbal)

Matriculei-me este ano num curso semelhante. Depois, gostaria de avançar para Eng. Informática.
Sim, avança para a licenciatura! Com a quantidade de cadeiras com equivalência (depende da faculdade), poderás fazer cadeiras de primeiro e segundo ano no teu 1º ano de Licenciatura. Ou seja, acabas por fazer um CTeSP e Licenciatura em 4 anos.

pensei que pudesse ser útil construir um portfolio ao longo do curso para ganhar experiência e apresentá-lo quando chegar a fase do Estágio.
Acho que deves fazê-lo para te diferenciar dos outros principalmente, isto porque no fundo acabam todos por ter apenas o curso.
Contudo, penso que o portfolio não seria tanto para a entrevista de estágio visto que as faculdades têm protocolos estabelecidos com empresas e é quase certo que fiques lá. A não ser que queiras procurar estágio fora desse grupo de empresas "default".

Ambiciona sempre fazeres projetos em casa e não te limitares ao que fazes no curso, para assim ganhares mais autonomia, experiência e muitas outras características positivas.
Na área de freelancer não tenho nenhuma experiência, mas do que vejo é costume ser feita a promoção através do Facebook e Instagram, assim como ir falar com empresas diretamente (como mencionaste anteriormente).
Podes também fazer conta no Fiverr por exemplo.

Cumps.
 
Back
Topo