Ajuda sobre emissão de SSID

nelson_oli

Power Member
Boas
Precisava de uma ajudinha aqui do pessoal entendido.

Tenho cabovisão com um Router MSI wi-fi, e tenho 1 Desktop e 3 portateis.
A questão que quero colocar prende-se com segurança da ligação Wi-fi.

Ora após navegar um pouco por este e outros foruns o que fiz foi alterar a password de acesso ao router, atribuir uma chave WEP, dei IP's fixos a todas as maquinas e usar a cena dos MAC Adresses, desliguei o DHCP e reduzi para 4 o numero de IP's maximo que o router atribui.

Até aqui tudo lindamente, agora tb ouvi dizer que seria boa ideia desligar a emissão do sinal da minha rede "Disable SSID Broadcast", a minha duvida surge aqui precisamente.

Ou seja a partir do momento em que eu faço isso todos os computadores deixam de apanhar o sinal da rede, logo a questão é como raio faço eu a ligação dos computadores à rede quando eles não a apanham?


Ja agora outra pergunta, tb ouvi dizer que era melhor usar a proteção WAP em vez da WEP, so que a placa wireless que tenho no Desktop apenas suporta WEP, sendo assim não vale a pena tentar configuar a proteção WAP pois ficava sem net no Desktop uma vez que a placa não suporta. Estarei a pensar correctamente?

E por ultimo alguem me dá um exemplo de uma chave WEP de 128 bits?

É que a que consegui configurar actualmente é WEP de 64 bits e 10 caracteres, mas ao tentar configurar uma WEP de 128 bits ele pede-me 26 caracteres e não me aceita nenhuma combinação das que eu testei. Ao que julgo saber os caractares a usar tem que ser de 0 a 9 e de A a F certo?

Obrigado pessoal e fico aguardar pela vossa ajuda.
 
O disable do SSID não vai aumentar a tua segurança, pois é muito facil captura-lo com software adequado. E quem tentar crackar o teu WEP ta farto de saber isso.

Eu tenho como unica medida de segurança o WPA-PSK com uma password completamente irregular, alfanumérica e com simbolos e espaços, com cerca de 30 caracteres. Até ao momento o WPA-PSK não tem nenhuma vulnerabilidade conhecida, pelo que qualquer ataque terá de recorrer a brute force, o que com uma password forte pode levar alguns séculos.

Se o teu router não suporta WPA, então muda a password do WEP de vez em quando, pois nada te garante a segurança.

EDIT: Tenta actualizar o driver da placa do teu desktop, pode ser que tenhas sorte e adicione WPA.
 
Thanks pela resposta.

O router suporta WPA-PSK quem não suporta é a placa USB wi-fi da Belkin que comprei para colocar no meu Desktop, essa só suporta WEP.

Dai a questão, se eu tentar implementar WPA-PSK fico lixado com o desktop certo?

Parto do principio que os portateis cá de casa suportam isso... a placa wi-fi dos portateis é uma Intel Pro Wireless 2200 BG

De qq modo se souberes responder a mimha duvida de como apanho o sinal de rede apos omitir a emissão do sinal agradecia ;)
 
Painel de controlo > ligações de rede > botão direito na rede sem fios > propriedades > redes sem fios > adicionar

Adiciona uma rede com o nome da que tens no router, escolhe a protecção adequada e mete a password. JA está!

EDIT: as 2200BG suportam perfeitamente o WPA, e a do desktop como ja disse, é possivel que passe a suportar com um update de driver.
 
Já agora e no seguimento do topico aproveitava para pedir tb umas dicas sobre ligação ad-hoc.
Eu antes de ter o Router tinha um cabo cruzado pois precisava de trocar dados entre o Desktop e um dos portateis.
Ora agora que tenho uma placa wi-fi no desktop parece que posso criar a tal rede ad-hoc para partilha de ficheiros.
Gostava de saber por onde começar para configurar uma coisa dessas...
Devo usar o assistente de rede sem fios do windows?
É que esse ao que me pareceu destina-se a partilhar ligação da net e tal e isso não é bem o que preciso pois neste momento cada um dos computadores pode aceder à net via wi-fi, o que eu preciso é eliminar a ligação RJ45 cabo cruzado e passar a usar a tal rede ad hoc para partilhar ficheiros entre um dos portateis e o desktop.
Umas luzes sobre este assunto tb era bem vindas...
 
Se queres partilhar ficheiros basta fazer o share dos folders em questão e ter o mesmo nome de workgroup. Depois vais ao my network places e está lá tudo.
 
Back
Topo