1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda sobre orientação das Fans

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Subversiv0, 12 de Julho de 2005. (Respostas: 4; Visualizações: 597)

1. Subversiv0

Subversiv0 Power Member

Boas!

O meu problema é relativamente simples. A temperatura da minha board está, penso eu, um pouco alta.

A case tem várias fans:

a. 1 no topo, de 80 mm, que actualmente está a puxar ar de Fora para Dentro
    b. 1 na parte de trás, de 80 mm, que refrigera discos, que puxa ar de Fora para Dentro
    c. 1 Frontal, de 120 mm, para refrigerar discos, que puxa ar de Fora para Dentro
    d. 2 ventoinhas num radiador, que ocupa 2 bays de 5/1.25, que puxam ar de Fora para Dentro
    e. 2 ventoinhas de 80mm, sobre as placas de vídeo (são 2 6600gt), cujo passatempo é agitar as águas... evitar acumulações de calor.
    f. 1 Traseira, de 120 mm, que puxa ar de Fora para Dentro
    g. 1 Traseira, de 120 mm, Acoplada a 1 radiador puxar ar de Fora para Dentro.

Ao todo são... 9 fans... todas elas colocam ar dentro da caixa, a maior parte delas estão a refrigerar qualquer coisa (teóricamente o ar já chega lá dentro quente).

A temperatura da board ronda os 43/44º (com o sistema loaded).

A temperatura do CPU loaded ronda os 51º, as gráficas 59º.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente à rotação das ventoínhas F e G. Devem estar orientadas para puxar ar de dentro da caixa para fora (estão as 2 sobre 1 radiador... logo, vão mandar ar quente sobre o mesmo)... ou devem puxar ar de fora para dentro (ar que aquece ao passar pelo radiador)...

É possível melhorar as temperaturas alterando as orientações das fans?

Deixo-vos um link de uma páginazita que criei para demonstrar melhor a coisa. infelizmente não permite "remote links", por isso não posso aqui colocar links directos para as fotografias.

http://www.subversivo.bravehost.com/

cumprimentos!

2. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Basicamente basta compreender que o ar quente sobe, e acumula se no topo da caixa e que convem criar correntes de ar que nao entrem em conflito. Assim numa olhada ao que diseste, tens tudo a meter ar par dentro da caixa, inclusive o radiador...isso é mau.

A Fan do topo da caixa poe na a tirar ar de dentro da caixa par fora.
    As duas traseiras, inclusive a do radiador, poes a tirar ar de dentro para fora também. Tem apenas um pequeno incoveniente, o radiador vai receber ar quente da caixa, mas com tanta fan, se elas tiverem bem orientadas vais ter sempre ar renovado na caixa.

Poes as dos discos à frente a meter ar de fora para dentro. Assim na parte da frente da caixa metes ar e na parte de traz tiras e em cima também porque se acomula calor. Assim crias um tunel de vento, tens sempre a caixa mais fresca, pode apenas subir te um ou dois graus a temperatura do radiador, mas a meu ver ganhas bem mais no resto..

[]s

3. WaR_RioR

WaR_RioR What is folding?

a. 1 no topo, de 80 mm, Dentro para Fora
    b. 1 na parte de trás, de 80 mm, que refrigera discos, Dentro para Fora
    c. 1 Frontal, de 120 mm, para refrigerar discos, que puxa ar de Fora para Dentro
    d. 2 ventoinhas num radiador, que ocupa 2 bays de 5/1.25, que puxam ar de Fora para Dentro
    e. 2 ventoinhas de 80mm, sobre as placas de vídeo (são 2 6600gt), cujo passatempo é agitar as águas... evitar acumulações de calor.
    f. 1 Traseira, de 120 mm, Dentro para Fora
    g. 1 Traseira, de 120 mm, Dentro para Fora

Acho que nao me enganei em nd

Cumps !!!

4. kazuza

kazuza Power Member

Não tem que se lhe diga:

Fórmula universal

Fontal: INTAKE

Traseira: EXHAUST

Superior: EXHAUST

Lateral: INTAKE se perto da fan do CPU ou horizontalmente abaixo / EXHAUST se o inverso

5. Subversiv0

Subversiv0 Power Member

hmmm...

tem lógica.

nada como tentar e testar a coisa. O meu único senão é o raio do radiador... que poderá passar a ser aquecedor de água... De qualquer forma, ele já funciona como aquecedor do ar dentro da caixa...

Vou tentar essa solução (não dá mto trabalho!) e testar!

Obrigado,

1 abraço a todos

PS: Resposta rápida!!!! :D :D :D

Última edição: 12 de Julho de 2005

Partilhar esta Página