1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda] Software Educativo Infantil

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por df-shorty, 4 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 2108)

1. df-shorty

df-shorty Power Member

Olá pessoal. Resolvi pedir a vossa opinião/ajuda para perceber se um projecto que realizei tem ou não potencial para ser editado para o mercado.

No ano passado (estudava no 12º ano) criei para a mina PAT de Informática um jogo que basicamente se trata de mostrar uma história e participar nela em 10 jogos diferentes. Foi tudo feito por mim, com colegas que foram dando opinião e tal, e a história escrita por mim e pela minha namorada.
    Gostava que testassem o demo e dessem a vossa opinião ou alguma ajuda no sentido de editar o jogo para o mercado. Já foi utilizado na abertura de uma escola, para os alunos do 5º ano jogarem, já foi usado numa semana cultural, etc. Tenho um primo de 7 anos que tem vários cds do género, e o que eu desenvolvi parece-me ter mais capacidades.
    O jogo foi feito em flash.
    :arrow: DEMO
    :arrow: Relatório com todas as informações

Cartaz do jogo:

Quem puder ajudar, agradecia. Fiquem bem.

Última edição: 9 de Fevereiro de 2009
  2. Revenant

Revenant Power Member

Está sem duvida interessante, um género de Hugo.

Já vi jogos bem piores a serem comercializados.
    Em termos de conteudos didáticos penso que talvez esteja um bocado disperso para determinadas faixas etárias mas nada que n possas corrigir rapidamente com o resto dos niveis que faltam.

Acho que tens é um bugzito ao saltar no nivel de plataformas, já me aconteceu isso a mim num joguito meu e não sei se o terás se será problema do teclado em que estou (teclado do trabalho). A capacidade de resposta no espaço perante a reacção da animação de salto fica um pouco lenta levando a que saltes para cima de algo que não deves. Alguem que comente sobre isto para saber se sou só eu.

No geral acho que estás de parabéns. ;) Sei bem o trabalho que dá fazer jogos destes em flash e prezo bastante quem tem a paciência para os fazer. :D

3. df-shorty

df-shorty Power Member

Obrigado pela resposta, essa parte da reacção ao carregar no espaço penso que será no teu teclado, já joguei em muitos pc's e penso que essa parte não é um problema... e os miúdos safam-se bem pelos vistos :D
    O meu problema é que estou agora na faculdade, tenho muitas despesas e o dinheiro não é muito... Gostava que este jogo pudesse ser vendido mas não sei o que fazer nesse sentido, ninguem tem umas dicas para dar?

4. Revenant

Revenant Power Member

Contacta editoras de livros e outros conteudos para crianças. Diz que tens X produto para vender e pergunta se estão interessados. ;)
    A Platano, Verbo e etc por vezes fazem coisas desse género. Tens mesmo é de perder umas horas à procura de cliente.
    Cumps.

5. df-shorty

df-shorty Power Member

ora... encontrei num forum que já nao sei qual era um problema semelhante.

a quem quiser publicar algo, pode primeiro tentar contactar a Sociedade Portuguesa de Autores

:arrow: http://www.spautores.pt/

Já lhes enviei um email, mas como é fim de semana só devem responder daqui a uns dias.
    Também mandei emails para editoras... Será que tentar fazer render o peixe por email é credível?

6. dudley

dudley Power Member

Eu acho que está muito bom, ainda para mais tendo sido uma PAT. Parece-me sólido suficiente para ser vendido. :D

Só por curiosidade, tiveste que nota?:007:

7. df-shorty

df-shorty Power Member

lol obrigado. Também levou uns meses a acabar... Tive 20 :D

Vi um post sobre PAT's E PAP's ... esta é outra solução... criar este tipo de software.

8. dudley

dudley Power Member

E bem merecida que foi.:wow:

EDIT: Tenta contactar a Porto Editora, eles também vendem jogos para crianças que não fogem muito do teu trabalho. ;)

Última edição: 7 de Fevereiro de 2009
  9. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

Para bens pelo trabalho! Muito prreiro!
    Quanto tempo levas-te para a concepção dos jogos?
    AS2? ou 3?

10. michael c

michael c Power Member

Parabéns. Está muito bem conseguido. Gostei muito da interacção e da dinâmica da história. Simples, mas com muita piada. Os miúdos devem adorar. :) Permite-me apenas apontar alguns aspectos que penso que podiam ser melhorados.

Ao nível de som a locução podia ser mais natural e os ruídos retirados. Penso que se for para edição (como espero que consigas) terás de refazer esta parte utilizando bom equipamento e dando maior naturalidade à locução, algo que não é fácil para quem não é locutor. Mesmo assim não está má, mas penso que podia ser melhorado este aspecto. Outro aspecto que penso que podias melhorar é o grafismo de todo o jogo. Nas partes de locução poderia existir alguma animação que daria mais dinâmica ao próprio jogo. Os próprios cenários e objectos ao nível gráfico poderiam estar melhor conseguidos, não que estejam maus, longe disso, mas podiam efectivamente estar mais cuidados.

Não sei para que faixa etária estavas a apontar o jogo mas de qualquer forma penso que existem partes algo complexas. Joguei até ao fim e gostei imenso mas pelo caminho tive algumas dificuldades e eu tenho 25 anos.:D É claro que que não deve ser demasiado fácil mas desconfio que algumas partes estão mesmo bastante difíceis para, por exemplo, um miúdo de 6 ou 7 anos.

Mas, mais uma vez, muitos parabéns. Trabalho notável, bem merecedor do 20, ainda mais se tivermos em conta que foi desenvolvido no âmbito académico para um curso que penso que será de equivalência ao 12º ano. De facto, posso garantir-te que este trabalho "dá baile" a muitos trabalhos feitos no âmbito de cadeiras de flash por estudantes do ensino superior. Os meus parabéns por isso.

Boa Sorte. Penso que o principal está feito. Agora é teres um pouco de sorte e quem sabe não conseguirás um bom contacto para de facto editares o jogo para o grande público. Pelo menos, espero que sim. Tem nível para isso. :)

Cumps,
    michael c

11. df-shorty

df-shorty Power Member

foxymophandlema: Alguns meses durante as aulas e estágio, programado em as2, ainda foi no flash 2004.

michael c: Muito obrigado pelas tuas dicas. É verdade que a qualidade da locução não é boa... Não foi possível gravar com bom material e como já foi a última parte a ser feita (a par das ilustrações da história), foi gravado com um microfone já com uns anos daqueles baratos para PC, enfim... Na dificuldade dos jogos, existe alguma diferença de jogo para jogo, nem sempre consegui fazer de forma a ficar exactamente como devia, mas o jogo foi testado por dezenas de crianças e mesmo assim fiquei impressionado com algumas delas, que se safavam muito bem. Para além disso responderam a inquéritos etc etc. Isto foi para uma PAT de um curso tecnológico, é um 12º ano normal, não é por equivalência. Vamos ver se tenho sorte com isto.. Até porque se ganhasse uns trocos, ajudava para pagar a faculdade, isto não é facil...

tomassantos: obrigado, se isto for para a frente tem de ser revisto sem dúvida.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009
  12. _Spider_

_Spider_ Power Member

só vi um bocado...

e como disseram, devias tentar gravar isso com melhor equipamento e trabalhar o som... ( se estavas em informática tb é normal que isso não fosse o mais importante... eu estudo cinema e quase ninguem gosta de som e toda a gente se vê lixada a fazer os trabalhos de som, mesmo depois de dois anos de aulas looool)

outra coisa...

a banda sonora é original??? n te esqueças que as musicas tem direitos de autor, e de gravação... se queres avançar com isso cuidado com esses pormenores...

13. df-shorty

df-shorty Power Member

as músicas são do flashkit.com, são para uso gratuito... um primo meu de 7 anos tem um cd chamado "Xico Esperto", editado por um tal Grupo 202 (do qual não encontro nada na internet) e tem também músicas tiradas de lá... achas que não podem ser utilizadas para fins comerciais?

14. _Spider_

_Spider_ Power Member

http://www.flashkit.com/loops/guidelines.php

não está explicito... não sei que tipo de musica usaste... mas verifica isso mesmo... pode ser que ele so seja gratuito para usares em algo sem fins comerciais... é melhor não correres riscos...

15. df-shorty

df-shorty Power Member

tens razão, de qualquer forma se eu tiver a oportunidade de ter este jogo à venda, isso tem de ser revisto sem dúvida. Obrigado :D

Partilhar esta Página