[Ajuda] Solução wireless para casa com dimensão considerável!

dmmr

Power Member
Boa tarde,

Recentemente mudei de habitação para uma moradia nova, com 3 pisos, e cerca de 500m2 distribuidos pelos 3 pisos, e com um isolamento bastante bom, ao ponto de mal conseguir ter rede de telemóvel dentro de casa (coisa que não acontece no exterior). As paredes das divisões interiores também são bastante grossas. A habitação à grandota, mas também porque serve de instalações para o trabalho que desenvolvo juntamente com a minha familia. Contudo, ando à procura da melhor solução para levar a internet a todos os pontos da casa por wireless, e se possível com boas taxas de transferência, pois é minha intenção a curto prazo colocar serviço fibra logo que ele esteja disponível aqui na zona, que já andam em "obras".
Para já estou a usar para o desenrasque um router D-link DVA-G3170i, que nem uma terça parte da casa consegue cobrir com o seu sinal. Já testei a titulo de empréstimo um TPLink WR741N com a antena alterada para a TL-ANT2408C de 8dBi, e a solução não melhorou em nada, sendo que em certos sitios até penso que a ligação à rede era ainda mais demorada.

Assim sendo já me comecei a mentalizar que terei que investir numa solução com "mais potência", pelo que tenho andado a "namorar" o Asus RT-N66U, que é dual band e segundo as reviews tem uma boa performance e alcance.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões assim como sugestões, e se acham que um router como aquele Asus resolveria o meu problema ou se teria que ter algo mais forte ainda?

Como disse antes, a casa tem 3 pisos (cave, r/chão e 1º andar), sendo que devido a instalação que a casa tem, o router tem em principio que ficar no piso do meio e provavelmente mais para um canto da casa.

Obrigado desde já a todas as respostas.
 
Boas

A tua única solução é pores access points espalhados pela casa toda, se possível ligados entre si por cabo utp.
Com esse router deverás ter sensivelmente as mesmas prestações do que com os outros, o facto de ser dual band para este caso não te vai servir de nada, até porque a outra banda é os 5ghz que ainda é mais dificil de propagar por paredes e dúvido que tenhas equipamentos que funcionem nessa banda.

Se não consegues ter utp em vários pontos da casa eu apostaria em powerline com wireless. (tem apenas atenção que se tiveres um quadro trifásico os equipamentos que estiverem ligados em fases diferentes não funcionarão).
 
Powerline está fora de questão por causa das fases, cabo utp também está difícil pois a casa é nova e andar a fazer furos e passar cabos tinha já problemas dos diabos. E se por exemplo com o router que falo, alterar as antenas? Se sim o que aconselhariam?
 
Powerline está fora de questão por causa das fases, cabo utp também está difícil pois a casa é nova e andar a fazer furos e passar cabos tinha já problemas dos diabos. E se por exemplo com o router que falo, alterar as antenas? Se sim o que aconselhariam?

Se a casa é nova deve ter ITED como deve ser, logo já terás os cabos utp colocados.
 
Tem ITED sim mas não distribuí para toda a casa. So distribui aos quartos, sala e cozinha que são onde menos problemas tenho com wireless. Depois tenho o escritório, uma especie de "arrecadação" que é onde trabalho e toda a cave que é onde está a outra parte do negócio, e nestes sitios não há ligações passadas, e como está tudo acabado, não queria andar a fazer buracos. Não fui eu que projectei a casa, caso contrário teria-me lembrado destes pormenores :(
A solução ideal era mesmo um router com muito alcance. Nem que tenha que comprar antenas mais fortes. Só queria saber é se acham que isso seria solução ou estou mesmo condenado aos buracos :(
 
Infelizmente não. Só chamando o homem que tratou da instalação para saber mais sobre isso.
Encontrei também referências a uns amplificadores wireless que se ligam junto com as antenas do router, com alimentação externa e que dizem terem ganhos muito grandes. Alguém sabe algo sobre isto?
 
Podes utilizar "range extender wireless". Ligas por cabo de rede ao computador apenas para configurar e depois espalhas pela casa. Têm é de ser colocados em pontos onde ainda haja um sinal wireless aceitável.
 
Bem acabei por me decidir a experimentar a solução da Aztech, o Wireless repeater que eles têm, por recomendação de um amigo. Vamos a ver no que vai dar. Se não funcionar eles retomam o equipamento sem qualquer custo, logo não perco nada em testar.
 
Back
Topo