Ajuda.... sou leigo...

hugoboss59

Power Member
Queria-me iniciar neste maravilhoso mundo da fotografia que adoro, embora não perceba mto, ou quase nada.

Tenho uma ixus 700 desde há uns 3 anos, mas agora quero algo mais sério.

Por isso já tenho encomendada uma Canon Sx10, que chegará em novembro.

O que vos queria perguntar, é se existe alguma manual para começar a aprender. Sim, pq para já as únicas coisas que sei é fazer zoom e tirar fotos no modo macro.

Não percebo nada de lentes para máquinas, nem aberturas, iso, etc etc etc.

Quem me aconselham???

Desde já o meu muito obrigado.:007:
 
Algo mais sério? Lentes para a máquina? Acho que te enganaste em algum lado. A SX10 é uma superzoom/bridge por isso é basicamente uma compacta grande com muito zoom. Nem há lentes para essa máquina, é mesmo só a que trás.

Para começares a aprender, tens o manual da máquina e o tópico que está na minha assinatura. Fora isso tens outros tópicos como o "modos manuais - dicas" e "Como fazer esta foto?" que encontras facilmente usando o "Procurar".
 
Algo mais sério? Lentes para a máquina? Acho que te enganaste em algum lado. A SX10 é uma superzoom/bridge por isso é basicamente uma compacta grande com muito zoom. Nem há lentes para essa máquina, é mesmo só a que trás.

há complementos ópticos desde que tenha rosca à frente.

@topic

alem do que o Rui já disse e se quiseres um livro que possas consultar em qq lado aconselho-te o "manual da fotografia digital" de Tom Ang
 
Algo mais sério? Lentes para a máquina? Acho que te enganaste em algum lado. A SX10 é uma superzoom/bridge por isso é basicamente uma compacta grande com muito zoom. Nem há lentes para essa máquina, é mesmo só a que trás.

Don't be mad...

Uma Sx10 face a uma Ixus já é boa evolução. E acho que é o apropriado para o caso.
Já dá para aprender umas coisas [bem mais que zoom e macros], e caso o hugoboss veja que gosta de fotografia e queira evoluir mais então logo entra no mundo slr...

E como o adolfo disse há complementos opticos, que confirma-se que a maquina tem rosca, já li isso em comentarios de users do dpreview [senão me engano de 52mm].

Parece é que há sinais de ruido logo nos isos 200/400, o que não é bom, mas em máquinas não-slr e com a recente escalada dos mpx é algo de se esperar. E a mim é o que faz estar indeciso entre uma Sx1 e uma A350 [sim a A350 é pior em isos altos que a 450d, mas tem lcd manobravel e um liveview excelente para uma slr, e face a qualquer bridge/superzoom é bem melhor em qualquer gama de isos].
A sx1 tem a vantagem de o investimento futuro não ser muito, e tem video, mais barata, lente muito versátil...
A a350 era partir para a fotografia 'mais a sério', com mais qualidade, mais possibilidade de evolução e possibilidade de lentes mais a sério, mas ja não tem video e ao que parece as lentes de kit não são muito famosas...
 
Don't be mad...

Uma Sx10 face a uma Ixus já é boa evolução. E acho que é o apropriado para o caso.
Já dá para aprender umas coisas [bem mais que zoom e macros], e caso o hugoboss veja que gosta de fotografia e queira evoluir mais então logo entra no mundo slr...

E como o adolfo disse há complementos opticos, que confirma-se que a maquina tem rosca, já li isso em comentarios de users do dpreview [senão me engano de 52mm].

Parece é que há sinais de ruido logo nos isos 200/400, o que não é bom, mas em máquinas não-slr e com a recente escalada dos mpx é algo de se esperar. E a mim é o que faz estar indeciso entre uma Sx1 e uma A350 [sim a A350 é pior em isos altos que a 450d, mas tem lcd manobravel e um liveview excelente para uma slr, e face a qualquer bridge/superzoom é bem melhor em qualquer gama de isos].
A sx1 tem a vantagem de o investimento futuro não ser muito, e tem video, mais barata, lente muito versátil...
A a350 era partir para a fotografia 'mais a sério', com mais qualidade, mais possibilidade de evolução e possibilidade de lentes mais a sério, mas ja não tem video e ao que parece as lentes de kit não são muito famosas...


É exactamente esse tipo de nomenclatura que quero entender. Isos altos, ruídos, etc etc etc.

Quero perceber um pco deste mundo, para depois aplicar na prática.

Pensei em comprar a 1000d, mas ainda é um investimento caro, sobretudo para quem ainda não entende nada....
 
Outra coisa:

Filtros - Polarizador (serve para reduzir reflexos) Macro (para tirar fotos próximas)...

Que mais filtros existem (e funções), onde poderei comprar, que marca, e como sei se são para uma Sx10?

Mto obrigado pela atenção.
 
o melhor é esperares pela máquina e ver se ela tem rosca.
o mk pt diz que sim, eu li que não...

se tiver rosca terás que antes de tudo comprar um tubo extensor da canon pq a lente deve sair pra fora e dps é so comprar um filtro do diametro da rosca.
se n tiver rosca n podes meter filtros
 
Em vez de te meteres em complicações com adaptadores e o caraças, e se queres aprender a sério e com prazer, compra uma slr ;) Gastas dinheiro mas ficas logo com uma coisa para o futuro.
 
o melhor é esperares pela máquina e ver se ela tem rosca.
o mk pt diz que sim, eu li que não...

se tiver rosca terás que antes de tudo comprar um tubo extensor da canon pq a lente deve sair pra fora e dps é so comprar um filtro do diametro da rosca.
se n tiver rosca n podes meter filtros


A s5 is tem. Esta sx10 ainda não li em lado nenhum que tenha. Mas já vi um vídeo no youtube, de exibição da máquina, em qe alguém utilizava um tubo comprido, não sei se é isso.

http://br.youtube.com/watch?v=Hd5EToL7wzw

vejam lá
 
Última edição:
Back
Topo