1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA] Sou novo nisto do i7...por favor ajudem

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por JGD, 10 de Abril de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1386)

1. JGD

JGD Power Member

Olá, já estive a ver todos os posts que tinham i7 e overclock mas como nunca fiz OC na vida estava a precisar de umas noções básicas. É que eu sou um noob completo nisto :eek::(:005::005:. Só sei que temos de aumentar o Bclk, alias podem explicar-me o que é o Bclk? E o QPI? É que sou tão noob que nem sei por onde começar a ler informação. Não me interessa os quad ou os pentiums, sou queria era mesmo aprender nos i7.

Cumprimentos....

2. t-oliveira

t-oliveira Power Member

Para começar penso que tens e de aumentar a frenquencia claro e o os volts que o processador consome , existem coisas para saber o nivel de overclock para aumentar a vcore , opcionalmente aumentas o FSB e as velocidades das memorias , como tambem o seu timing.

3. JGD

JGD Power Member

Ora muito bem, o que aprendi nesta ultima hora de pesquisa sobre OC em i7 foi:

O multiplicador do cpu máximo é 20, por isso temos de aumentar é o Bclk (base clock??) que também vai aumentar as RAM e o Uncore, certo? Descemos um pouco a frequencia (diminuir o multiplicador para x6.0) das Ram para garatir que não "estraga" o OC. Sei que também temos de pôr o QPI a x36 (mínimo), mas não sei porque. O multiplicador do Uncore mete-se para ai x14 mas também não entendo porque.

Penso que o objectivo é determinar o maximo Base clock (Bclk), ou seja, aumentar o Bclk até ao ponto em que a board já não faz boot nem se consegue entrar no windows. Nesta altura penso que é necessario aumentar as voltagens, tal como um carro, quando começa a andar precisa de uma mudança mais alta senão vai abaixo.:lol:

Voltagens máximas recomendadas:
    1.25v para o CPU
    1.65v para as RAM
    1.45v para o Uncore

Para quem sabia zero de OC já é alguma coisa. Que acham??

4. The Todd

The Todd Power Member

Começa por lere os tópicos em stick nesta zoana.

Começa por subir o "FSB FREQUENCY" de 10 em 10, sobe 10, vai ao windows e corre o Orthos (programa de stresse ao CPU) vai fazendo isto e quando tiveres erros ou BSOD a fazer o teste sobe o Vcore um bocado, é a 1ª ideia básica que tens que ter do overclock. Depois tens os timmings das memórias, vdimm etc etc . Conceitos a dominar mais para a frente.

Alguma dúvia é só dizer. ;)

5. Scraps

Scraps Banido

Se bem que num i7 não é o fsb que se sobe, mas sim o bclk.. mas dá no mesmo.

Faz o que foi dito e vai postando resultados ou mais dúvidas ;)

6. JGD

JGD Power Member

Pois, mas quando é que sei que o vcore que meti é suficiente? É que disseram-me que durante o OC a parte mais critica é quando subimos as voltagens porque podemos fritar o processador:n1qshok::n1qshok:.

EDIT: Só uma coisa, quando aumentamos as voltagens temos mesmo de introduzir um numero ou escolhemos o valor seguinte na escala de voltagens da bios?

Última edição: 11 de Abril de 2009
  7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Começa por ler este artigo, se ainda o não fizeste.
    Overclock em i920

hein :confused:

Mais ou menos. O bclk não é para meter no máximo possivel.

Voltagens máximas recomendadas pela Intel ( com bom cooling !!!!! )
    - Vcore : 1,4v
    - Ram : 1,65v (normal)
    - uncore/QPI : 1,35v

Um pouco errado no que concerne aos i7.
    Primeiro cada salto de 10 no bclk é igual a 200mhz na velocidade final. Se no inicio do OC parece ok, lá a partir de 160/170 bclk já começa a complicar e é muito melhor usar o 5 e depois para o final 2.
    Orthos para i7 é como tentar disparar uma pistola de chumbo para abater um elefante ;)
    Unica coisa que leva o i7 aos pincaros e testa convenientemente o cpu é o LINX.

Já agora, primeira coisa quando se faz OC a um cpu e se começa da velocidade default e em pequenos saltos, é reduzir o vcore ao minimo possivel. Deixar em AUTO é bom para quem percebe pouco do sistema, já que as board tem a tendencia de meter mais vcore do que é realmente neceassário.

Não sabes nem ninguém sabe. Podes fazer uma ideia, mas nunca é regra.
    O meu faz :
    - 3.0Ghz com 1.0v
    - 3.4Ghz com 1.1v
    - 3.8Ghz com 1.21v
    - 4.2Ghz com 1.288v

desde que nao excedas o máximo indicado pela Intel e mantenhas um olho na temperaturas, em principio não acontece nada.

8. JGD

JGD Power Member

Obrigado Giant, olha e quanto a isto: Quando aumentamos as voltagens temos mesmo de introduzir um numero ou escolhemos o valor seguinte na escala de voltagens da bios?

9. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

só digito manualmente quando o salto é muito grande. de resto uso o + e o - para subir/descer.

10. JGD

JGD Power Member

Eu encontrei este tutorial e acho que até dá para perceber.
    Também andei á procura no YouTube e encontrei este video sobre OC no i7.

Isto do OC está a ser uma confusão :sad1:

Última edição: 11 de Abril de 2009
  11. JGD

JGD Power Member

Então sempre que eu faço OC ao processador, o aumento do Bclk também vai afectar a RAM né?
    Qual é melhor para OC: ram de 1333MHz ou de 1600MHz?

12. JGD

JGD Power Member

Então para fazer OC ao i7: meto o multiplicador do cpu a x20, meto o QPI no mais baixo que acho que é x36, meto o multiplicador do Uncore a x16 e o multiplicador da ram a x8 (tem de ser sempre metade ou menos do multiplicador do uncore), depois aumento o Bclk de ~10 em 10 MHz e aumento a voltagem vcore sempre que necessario sem exceder 1.45v.

Ex. para por cpu a 3.2 GHz:
    160x20=3200 GHz ----»CPU
    160x8=1280 GHz ----»RAM
    A voltagem para 3.2 GHz, de acordo com o pessoal que tenho visto, anda a volta de ~1 a 1.1v.
    A ram nunca se pode passar de 1.65v né?

Agora, como vêm o cpu ficou a 3.2 Ghz mas se estivermos a usar uma ram de 1600 MHz ela aqui fica a 1280 MHz, para aumentar até aos 1600 temos de aumentar o uncore para depois aumentar o multiplicador da ram né?

1) Qual é melhor para OC: ram de 1333MHz ou de 1600MHz?
    2) O que é e para que serve o vtt?
    3) A ordem de ideias que escrevi anteriormente para OC em i7 é assim?

Desculpem o testamento;).

Última edição: 13 de Abril de 2009
  13. steelballzz

steelballzz Folding Member

sugiro a utilização do EDIT em vez de posts consecutivos

Partilhar esta Página