[Ajuda] Substituição integral do router NOS Giga Wifi 5.0 por outro em 2023

SpaW

Membro
Boa tarde a todos,
Adquiri recentemente um router TP-Link Archer C80 AC1900, que gostaria de substituir por completo pelo da operadora que é o NOS Giga Wifi 5.0 (https://www.nos.pt/particulares/aju...-fixa/Documents/GuiaRapido_GiGA_Router_v2.pdf).
Pelo que já pesquisei por aqui e pelo forum da NOS existe a possibilidade de o fazer para quem tem FFTH (fibra). Bastando para isso ter um conversor de ONT e configurar as VLANS [(https://forum.nos.pt/internet-nos-4/trocar-router-da-nos-8619). Infelizmente o modem/router que tenho usa entrada cabo coaxial.

O que gostaria de saber, é se alguém aqui no fórum esteve na mesma situação e qual foi o processo? Já tentei procurar, mas não encontro nenhuma informação para este cenário. Também liguei para a NOS a tentar ver se me conseguiam ajudar nesta matéria, mas como devem calcular não me ajudaram. Aliás. pelo que tenho lido de alguns de vocês, outra coisa não seria de esperar.

De referir, que tenho também um modem Thomson TCM425, com entrada coaxial (do tempo na Netcabo). Será que é possível ligar o cabo coaxial a este modem que por sua vez se conectava ao router TP-Link Archer C80 AC1900 ?

Espero não estar a fazer spam com esta questão, mas como vos disse anteriormente após pesquisar por algum tempo não encontrei nenhuma referência sobre este assunto em concrecto.

Bem haja a todos!:hello:
 
Boa tarde a todos,
Adquiri recentemente um router TP-Link Archer C80 AC1900, que gostaria de substituir por completo pelo da operadora que é o NOS Giga Wifi 5.0 (https://www.nos.pt/particulares/aju...-fixa/Documents/GuiaRapido_GiGA_Router_v2.pdf).
Pelo que já pesquisei por aqui e pelo forum da NOS existe a possibilidade de o fazer para quem tem FFTH (fibra). Bastando para isso ter um conversor de ONT e configurar as VLANS [(https://forum.nos.pt/internet-nos-4/trocar-router-da-nos-8619). Infelizmente o modem/router que tenho usa entrada cabo coaxial.

O que gostaria de saber, é se alguém aqui no fórum esteve na mesma situação e qual foi o processo? Já tentei procurar, mas não encontro nenhuma informação para este cenário. Também liguei para a NOS a tentar ver se me conseguiam ajudar nesta matéria, mas como devem calcular não me ajudaram. Aliás. pelo que tenho lido de alguns de vocês, outra coisa não seria de esperar.

De referir, que tenho também um modem Thomson TCM425, com entrada coaxial (do tempo na Netcabo). Será que é possível ligar o cabo coaxial a este modem que por sua vez se conectava ao router TP-Link Archer C80 AC1900 ?

Espero não estar a fazer spam com esta questão, mas como vos disse anteriormente após pesquisar por algum tempo não encontrei nenhuma referência sobre este assunto em concrecto.

Bem haja a todos!:hello:

Viva @SpaW
O modem Thomson mais vale esqueceres porque está datado e limitado em termos de capacidade... arriscaria dizer que será docsis 2.0 e por isso muito limitado. Além de ser preciso autorização da NOS para ser utilizado qualquer modem na rede. Penso que a utilidade atual dum desses será para o caso de ser necessário instalar telefone fixo sem outro modem ... por caso tive um em uso durante muito tempo ao lado dum 4 porque esse não me dava telefone fixo em condições.
Para utilizares os teu modem vejo duas ou três opções em HFC (cabo coaxial) da NOS.
- Manteres o router da NOS como principal e colocares o teu como ponto de acesso - alterando a configuração do mesmo - de preferência afastado do router NOS para teres wifi em dois pontos da instalação
- Fazeres basicamente o mesmo mas retirares o wifi do da NOS colocares o teu onde quiseres
- meteres o router NOS em modo bridge e ligares o teu por cabo de rede na porta 4. Como terás duas redes distintas será aconselhável desligar o wifi do NOS para tudo se passar pelo teu
As boxes mesmo as v2 que funcionam com cabo de rede (ou wifi agora) serão sempre bem servidas por qualquer das opções que escolhas sendo conveniente assegurar que o sinal lá chegue... Penso que em HFC não terás necessidade de pensar em vlans.

Sobre ligarmos um modem cabo nosso à rede NOS isso infelizmente não é possível (e segundo o apoio me tem informado não será) apesar de ser uma prática noutras operadoras europeias e mundiais
 
Boas,
Obrigado @jarvaz pelo feedback,

"...arriscaria dizer que será docsis 2.0..." menos mal, era uma questão de ver outro modem, obrigado pela informação.
"Para utilizares os teu modem vejo duas ou três opções em HFC..." - Querias dizer o meu router, certo ?! E repara que eu referi o modem Thomson TCM425 só mesmo porque era o que iria utilizar como middleware / conversor de coaxial para ethernet.

Em relação às 3 opções que referiste, no fundo teria que usar os 2 routers e não é esse o meu intuito.

Mais logo vou tentar instalar as drivers do modem Thomson TCM425, ligar ao cabo coaxial e a ver se tenho internet.

Já agora mais 2 questões, ontem quando liguei para o apoio ao cliente da NOS, expus a minha vontade de trocar de router e a pessoa que me atendeu disse simplesmente que a NOS não dava suporte a outros equipamentos.
Ora a minha questão é se vocês sabem se a operadora de ISP, neste caso a NOS, tem o dever e a obrigação de auxiliar o cliente no sentido de:
- Indicar os modems compativeis com a propria ISP, caso o cliente o solicite.
- Autorizar o modem XPTO c/ o MAC:Address xx:xx:... , caso o cliente o solicite.

Um bem haja a todos!
 
Esquece isso, nunca vais ter um equipamento teu hfc registado no sistema deles.

esse teu TCM425 não vai dar nada, o modem tem estar registado na NOS, é assim que é atribuído o boot file aonde está teu perfil cliente=velocidades.

Aliás eles nem gostam de equipamentos em bridge... Senão fosse clientes se imporem nessa funcionalidade, já há muito tinha sido retirada
 
Penso que expliquei as possibilidades na NOS.
Como a rede é deles se não houver interesse deles noutra solução nada podemos impor.
O problema desse router não são os drivers pois será o menor deles. Se quiseres ficar com a estonteante ligação de 40Mbps de download e 10Mbps de upload em DOCSIS 2.0 - penso que não terei falhado nas specs - estás à vontade desde que a NOS deixe registar o CM MAC do modem não o macaddress como quando registamos um router noutros tipos de sistema
https://forum.zwame.pt/threads/ligar-a-internet-com-um-modem-thomson-tcm425.144304/
 
Boas,
Uma das minhas dúvidas era precisamente essa, saber se a NOS tinha obrigação de registar um modem a pedido do cliente. ("...o modem tem estar registado na NOS...estás à vontade desde que a NOS deixe registar o CM MAC do modem...").

"...Se quiseres ficar com a estonteante ligação..." claro que não queria. Mas se desse era uma questão de arranjar um modem mais recente, só isso.

Acho que vou me resignar e esperar que acabe o contracto para mudar para fibra (pelos vistos, é a única forma).
Para já vou instalar o meu router em modo bridge.

Obrigado pelo input @pedrolte e @jarvaz
Um bem haja a todos!
 
A resposta é dada pelo conhecimento que fui adquirindo. Não quer dizer que não gostasse ou até preferisse usar os meus equipamentos muito superiores ao que me colocam da NOS.
Noutros países há essa opção ou promovida pelo operador ou eventualmente forçada por imposição legal.

Cá não há por enquanto essa opção nem obrigação e como o equipamento é cedido dentro do contrato não vejo o pessoal a aderir a uma petição para ser concretizado.
Lá fora existirão várias soluções mas nalguns casos o equipamento tem um aluguer obrigatório o que torna mais compensador o equipamento próprio mas com cá são integrados no pacote subscrito não motiva o interesse do consumidor. A maior parte nem saberá do que se está a discutir nem tem interesse nisso.

Por isso quem quiser tem que optar pelo disponível que mesmo possível em FTTH também terá limitações no caso de uso de telefone fixo ou procedimentos mais delicados no caso de uso de boxes do operador
 
Boas,
É uma pena que seja assim em PT. Obrigado mais uma vez @jarvaz!
Em breve acaba o contracto, também tenciono mudar de provedora de internet.
Portanto, é esperar e ver qual das operadoras fornece a melhor solução para este cenário em específico.

Um bem haja a todos!
 
Boas,
É uma pena que seja assim em PT. Obrigado mais uma vez @jarvaz!
Em breve acaba o contracto, também tenciono mudar de provedora de internet.
Portanto, é esperar e ver qual das operadoras fornece a melhor solução para este cenário em específico.

Um bem haja a todos!
Nas atuais operadoras, que eu saiba, nenhuma dará… julgo que já vi na Vodafone alguém alterar, mas da trabalho e pode não ser compatível com todos os serviços.
 
Back
Topo