[AJUDA] SUSE 10 instalado e não consigo ir ao Windows...

j0mi

Membro
Caros membros,

Instalei o SUSE 10 profissional, até aqui tudo bem... Agora o boot screen tem uma opção com windows 1 e windows 2 (já quando tinha o mandrake assim acontecia, claro que depois mantive apenas o que realmente funcionava), o windows 1 não arranca dá um erro NTLDR (já antes dava[com o Mandrake]) o que se passa é que agora o windows 2 que supostamente devia entrar (sda1) surge-me um ecrã todo preto com uma espécie de linha de comandos a dizer:
E não conseguia entrar no Windows... Unica solução (dentro dos meus conhecimentos sobre esta matéria...):

Foi complicado... Tinha um trabalho para enviar por mail para entregar hoje e não tinha net no linux, a única maneira de conseguir vir ao windows foi apagar o linux, formatar em FAT e mesmo assim não dava o YAST a iniciar pedia-me um boot disk... Então tive que instalar outro win XP ( :wow: ) para poder vir ao meu winXP que já tinha e enviar o ficheiro...



Eu vou voltar a instalar o Suse agora porque preciso mesmo dele para programar, alguma sugestão para evitar o que aconteceu?

EDIT: outra coisa que me deixou intrigado é porque é que tendo eu o Win na unidade C, ao entrar na consola recuperação de sistema aparecia-me como D? O meu Win actual aparece C mas o que instalei para conseguir estar neste aparecia no D...



Cumprimentos
 
tb já tive o suse 10, depois para formatar(uma vez que aquilo cria várias drives) usei um gestor de partições, depois quando foi para reiniciar dava erro, aparecia a tal espécie de linha de comandos e nada(o windows nem sequer dava sinal) a única soluçao foi meter o cd do windows, escolher a opção "reparar" e depois na linha de comandos escrever "fixboot" depois clicar enter seguido de "s" depois enter outra vez, depois escrever "fixmbr" e fazer o mesmo, depois escreves exit e clicas enter(o pc reinicia) e em principio o boot do windows já fica bom.
 
Deixa-me adivinhar, o teu Windows está num disco à parte do linux.

Este é um problema simples de resolver, e um simples google conseguias resolver isso, mas pronto :rolleyes:.

Podes resolver isto de duas formas: à pata, ou pelo yast->bootloader.
À pata tens que abrir o ficheiro /boot/grub/menu.lst, no yast escolhes editar manualmente, e editas a entrada do windows para ter isto:
root (hdx,x)*
chainloader +1

Tem outra opção que me estou a esquecer que fica antes do chainloader e que deve ser importante, mas agora não me lembro qual é.

*= tens que por aqui a identificação do disco e da partição que o grub dá ao disco do windows
 
vascorama disse:
tb já tive o suse 10, depois para formatar(uma vez que aquilo cria várias drives) usei um gestor de partições, depois quando foi para reiniciar dava erro, aparecia a tal espécie de linha de comandos e nada(o windows nem sequer dava sinal)
Tu instalaste o linux no mesmo disco do windows, depois de teres o windows instalado?!?!
 
j0mi disse:
... o que se passa é que agora o windows 2 que supostamente devia entrar (sda1) surge-me um ecrã todo preto com uma espécie de linha de comandos a dizer:
E não conseguia entrar no Windows... Unica solução (dentro dos meus conhecimentos sobre esta matéria...):...
Tentaste recuperar o MBR apartir do windows depois de teres o GRUB instalado?!?!?! Acho que isso dá muita "boda"... Acho que o que te aparece deve-se ao facto de ele não conseguir carregar nenhuma das opções (SO's) que tens... O MBR foi mal escrito, a não ser que consigas entrar no linux mas não no windows. Se assim fôr, pode ser que apenas esteja mal configurado e a apontar para um sitio "desconhecido"...
 
Arh!!! disse:
Tu instalaste o linux no mesmo disco do windows, depois de teres o windows instalado?!?!
Não, instalei no meso disco, mas noutra partição(tinha 3, instalei na d:), aquilo depois criou mais 4 acho eu, ao todo depois ficou com 7(vi isto no paragon hard disk manager quando foi para desinstalar)
 
Arh!!! disse:
Tentaste recuperar o MBR apartir do windows depois de teres o GRUB instalado?!?!?! Acho que isso dá muita "boda"... Acho que o que te aparece deve-se ao facto de ele não conseguir carregar nenhuma das opções (SO's) que tens... O MBR foi mal escrito, a não ser que consigas entrar no linux mas não no windows. Se assim fôr, pode ser que apenas esteja mal configurado e a apontar para um sitio "desconhecido"...

o que eu disse foi para ele tirar o suse (acho que era isso que ele queria) formatando as partições que aquilo cria (com o cd do windows por ex.) , só que fazendo isso depois o windows não vai arrancar antes de ele ir á consola de reparação fazer um "fixmbr", pelo menos comigo passou-se isso.
 
vascorama disse:
Não, instalei no meso disco, mas noutra partição(tinha 3, instalei na d:), aquilo depois criou mais 4 acho eu, ao todo depois ficou com 7(vi isto no paragon hard disk manager quando foi para desinstalar)
Acho que o teu erro foi esse mesmo. Deverias ter instalado num outro disco se querias que as partições fossem criadas dinâmicamente pelo linux... Ele deu-te cabo das partições que já lá tinhas...
 
Eu fiquei foi com a sensação que ele me criou u registo de boot no disco (para o pc arrancar para aquela parte em que se escolhe o OS) , e que esse registo depois de formatar (as partições do linux) ficou lá na mesma a dizer-lhe (ao pc) para arrancar para esse tal ecrã( para escolher o OS), como ele já não existia (formatei-o) o pc não arrancava.
 
vascorama disse:
Eu fiquei foi com a sensação que ele me criou u registo de boot no disco (para o pc arrancar para aquela parte em que se escolhe o OS) , e que esse registo depois de formatar (as partições do linux) ficou lá na mesma a dizer-lhe (ao pc) para arrancar para esse tal ecrã( para escolher o OS), como ele já não existia (formatei-o) o pc não arrancava.

O melhor mesmo é teres em dois discos separados. Esses SO's nem usam o mesmo sistema de ficheiros...
 
Arh!!! disse:
O melhor mesmo é teres em dois discos separados. Esses SO's nem usam o mesmo sistema de ficheiros...

Para a próxima é o que faço, não vou arriscar a ter de fazer um format de surpresa(sem backup´s) que era o que ia acontecendo...
 
vascorama disse:
Eu fiquei foi com a sensação que ele me criou u registo de boot no disco (para o pc arrancar para aquela parte em que se escolhe o OS) , e que esse registo depois de formatar (as partições do linux) ficou lá na mesma a dizer-lhe (ao pc) para arrancar para esse tal ecrã( para escolher o OS), como ele já não existia (formatei-o) o pc não arrancava.

Pelo que eu sei do linux, quando este cria o bootloader (ou lá como se chama) o que ele faz é o seguinte:
- No MBR define um "atalho" para um ficheiro no disco do linux.
- Esse ficheiro é que faz o loading do SO que escolheres

Ou seja é na partição do linux que está o "programa" que define o SO a iniciar, logo se apagares/formatares as partições do linux ficas sem acesso a nenhum SO pois o MBR tenta aceder a um "ficheiro" que não existe, ´daí a necessidade do FixMBR e fixBOOT do cd do windows xp

(acho que deve ser mais ou menos assim que funciona...)
 
ec99031 disse:
Pelo que eu sei do linux, quando este cria o bootloader (ou lá como se chama) o que ele faz é o seguinte:
- No MBR define um "atalho" para um ficheiro no disco do linux.
- Esse ficheiro é que faz o loading do SO que escolheres

Ou seja é na partição do linux que está o "programa" que define o SO a iniciar, logo se apagares/formatares as partições do linux ficas sem acesso a nenhum SO pois o MBR tenta aceder a um "ficheiro" que não existe, ´daí a necessidade do FixMBR e fixBOOT do cd do windows xp

(acho que deve ser mais ou menos assim que funciona...)

Foi essa a coclusão exactamente a que cheguei, não me estava era a conseguir explicar talvez, de qq maneira um conselho, se forem como eu (decidi instalar o linux só para ver como era, sem ter a certeza se o iria manter) não instalem no mesmo disco pq pelo que li esse "fixmbr" ás vezes dá para o torto e depois só um format c: é que resolve...
 
Back
Topo