Ajuda: telemóvel com WI-FI, VoIP e GPS

O GPS fornece a posição em muito menos de 5 minutos. Esse teste foi feito a uma unidade de pré-lançamento, logo houve actualizações. O GPS funciona perfeitamente dentro de um autocarro ou de um comboio.

O GPS tem as mesmas limitações que existem nos outros pda. Nem um ecrã 2.8" é suficiente. O software que acompanha o telemovel é o Route 66 com o mapa da Península Ibérica que funciona bastante bem até agora. Para navegação em automóvel é necessário ligar as instruções de voz que também são em português.

Edit: É possível fazer zoom para o itenerário escolhido, traduzindo-se numa boa visualização.

Para navegação em automóvel em condições, só mesmo um HTC Touch HD. Para mim o do htc s740 é suficiente, apenas.
 
Última edição:
Epah MMC claro que notas diferenças do Touch HD para um 2.8" mas notas MUITO mais dum 2.4" para um 2.8". As resoluções então explicam bem 240x320 em 2.4" depois 240x320 2.8" ou mesmo 640x480 em 2.8"...

Com 2.8" apesar de pequeno com o suporte correcto usa-se bem... Esses 2.4" é que já acho mais complicado principalmente com o formato do PDA...
 
O GPS fornece a posição em muito menos de 5 minutos. Esse teste foi feito a uma unidade de pré-lançamento, logo houve actualizações. O GPS funciona perfeitamente dentro de um autocarro ou de um comboio.

O GPS tem as mesmas limitações que existem nos outros pda. Nem um ecrã 2.8" é suficiente. O software que acompanha o telemovel é o Route 66 com o mapa da Península Ibérica que funciona bastante bem até agora. Para navegação em automóvel é necessário ligar as instruções de voz que também são em português.

Edit: É possível fazer zoom para o itenerário escolhido, traduzindo-se numa boa visualização.

Para navegação em automóvel em condições, só mesmo um HTC Touch HD. Para mim o do htc s740 é suficiente, apenas.

Sinceramente, sou um leigo na matéria. Não percebo nada dos diferentes softwares de GPS, nem sequer do telemóvel em si. Mas como vi essa crítica, achei por bem pedir opiniões. Fiquei mais esclarecido com a tua opinião. Gostava só que me desse alguma referência em relação aos modelos que falei, nomeadamente o i780, que arranjo a 199€.

Cumps
 
O samsung i780 é outro bom telemóvel/PDA. Nunca o usei, mas considerei-o no momento da compra. A camera não é tão boa como a do htc (nenhuma delas é especial), prefiro o formato do S740, a autonomia do i780 é semelhante bem como o desempenho. O i780 tem o windows mobile professional 6.0, enquanto que o htc s740 tem o windows mobile standard 6.1 (mais "limitado", mas mais estável). O i780 permite videochamada, junta o touch ao qwerty, e pelo preço de 199eur tem também vantagem.

Tenho dúvidas em relação ao funcionamento do rato óptico do i780 em ambientes de maior luminosidade. É uma questão a responder.

Optei pel o S740 apenas pelo formato e estou contente. O que me deixa um passo atrás é a assistência da htc.

Cumps
 
Quanto ao GPS do i780, é recomendável encontrar um software que funcione bem. O NDRIVE tenho ideia que não dá problemas, senão, é necessário seguir determinados passos de forma a colocar o gps a funcionar quando a licença terminar.
 
Em relação ao software, ele não poderá ser actualizado? Fiz uma pesquisa e encontrei este modelo à venda usado, supostamente, com o WM 6.1. De facto, a camera de 2.0 deixa muito a desejar, mas lá está, não é uma das prioridades que tenho para o telemóvel. Prefiro ter uma máquina digital para tirar fotos a sério. Claro que quanto melhor fosse, óptimo, mas não vou usar isso como critério. O que me chamou neste telemóvel foi o facto de ter QWERTY e touch, com um ecra grande e ser 320x320, além de ter as características que pretendia, apesar de ficar um pouco reticente em relação ao tipo de teclado (penso que as teclas serão algo pequenas e muito próximas). De facto, já li uma opinião que falava de dificuldades de visualizar o ecra quando exposto ao sol. Além disso, não sei se o telemóvel, tendo em conta a sua idade acompanhará o desempenho de outros actuais.
Gostaria de ter opiniões de alguém que possua este modelo para me confirmar este pormenor ou outros defeitos deste modelo.

Se souberem de outro modelo que satisfaça estes requisitos, digam pf.

Já agora, MMC, que me tens a dizer acerca do S740? A navegação é fácil sem touch? É que estou ainda muito indeciso e quantas mais luzes melhor.

Cumps.
 
Última edição:
Acho que não existe uma ROM oficial com WM 6.1 para o Samsung i780 em Portugal, mas sei que é possível instalar a 6.1...

O teclado do i780 não me agradou não por as teclas serem pequenas, mas serem demasiado "salientes" e cansarem os dedos. O facto de serem pequenas permitem que estas estejam suficientemente afastadas umas das outras. Prefiro o QWERTY do S740, que é bastante confortável. O QWERTY no S740 vai exigir sempre as duas mãos... Mas o teclado numérico "frontal" dá muito jeito para enviar mensagens rápidas e basta uma mão. Neste caso QWERTY para mails e teclado numérico para mensagens - acho este aspecto muito bom e vai-me custar se tiver de mudar de telemovel...

A dificuldade não é tanto a visualização do ecrã ao sol, é mais o funcionamento do rato óptico, que funciona com o movimento dos dedos sobre "um sensor óptico" que faz deslocar um cursor no ecrã.

Para leitura final recomendo: http://www.portalppc.com/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=11:teste-ao-samsung-i780&catid=5:analises&Itemid=3

Se conseguir feedback de alguém que utilize o telemovel no dia a dia, tanto melhor.

O S740 é mais fácil de utilizar que o i780, também é mais simples. Acho a navegação excelente. Consigo fazer tudo apenas com o home screen da htc (que aparece no visor inicial), ao estilo do Cover Flow, mas mais simplificado e eficiente.

Se não for para a utilização de software muito especifico, basta o S740 que funciona melhor como telemóvel, para PDA a sério, recomendo o i780.
 
Sinceramente, o formato que procurei inicialmente era no estilo do S740. O primeiro telemóvel que me chamou verdadeiramente foi o Nokia 5730, por combinar as características que queria e ter ainda a possibilidade de utilizar o alfanumérico e o qwerty. Daí que, assim que me falaram desse modelo fiquei muito interessado.

Depois vi muitas opiniões que referiam que o uso do browser da net e mesmo do gps era muito facilitado com um touch screen e uma vez que pretendo dar uma utilização frequente ao browser, principalmente, realizei nova pesquisa.

De facto, o aspecto do i780 não é dos melhores, mas tinha a vantagem de ser um touch com teclado físico que não é necessário deslizar, bem como é possível a utilização de uma só das mãos (pela experiência que tive com um E71, é um pouco estranho no início, mas facilmente nos habituamos a este estilo de teclado). Se o S740 fosse touch, além das características que já possuí, seria perfeito para mim. Assim, continuo num impasse, porque são modelos muito diferentes, em que cada um me cativa à sua maneira.

O Asus P750 e o HP Ipaq 614c foram outros modelos que me chamaram, mas ainda não obtive opiniões acerca dos mesmos. Se puderem, agradeço. Deixo um conjunto das hipóteses que "tenho em cima da mesa", que neste momento dão vantagem para S740 e i780.

Samsung i780 (QWERTY keyboard, Optical trackpad, 320 x 320 pixels, 2.55 inches, 624Mhz, 128 MB RAM, 256 MB ROM, Wi-Fi 802.11b/g, 2 MP, 1600x1200 pixels, VGA videocall camera, GPS with A-GPS support, Standby: up to 400h, talk-time: up to 7h)
samsung-i780.jpg



HTC S740 (Auto-sliding full QWERTY keyboard, 240 x 320 pixels, 2.4 inches, 528MHz, 256 MB RAM, 256 MB ROM, Wi-Fi 802.11b/g, 3.2 MP, 2048x1536 pixels, GPS with A-GPS support, Standby: Up to 400h, talk-time: Up to 6 h 20 min)
8-29-08s740.jpg



Nokia 5730 (240 x 320 pixels, 2.4 inches, Full QWERTY keyboard, Accelerometer sensor for auto-rotate, ARM 11 369 MHz processor, Symbian OS, S60 rel. 3.2, Wi-Fi 802.11 b/g, UPnP technology, 3.15 MP, 2048x1536 pixels, Carl Zeiss optics, autofocus, LED flash, VGA videocall camera, GPS with A-GPS support; Nokia Maps, Standby: Up to 300 h (2G) / Up to 270 h (3G), Talk-time: Up to 5 h (2G) / Up to 4 h (3G)
nokia_5730_xpress_music_1.jpg



Hp iPaq 614c (TFT resistive touchscreen, 65K colors, 240 x 320 pixels, 2.8 inches, Smart Touch navigation wheel, 3-way thumb wheel, Wi-Fi 802.11b/g, 3.15 MP, 2048x1536 pixels, autofocus, GPS with A-GPS support, Standby: Up to 250 h, Talk-time: Up to 4 h)
hp_ipaq610.jpg



E, por último, Asus P750 (TFT resistive touchscreen, 65K colors, 240 x 320 pixels, 2.6 inches, 64 MB RAM, 256 MB ROM, Wi-Fi 802.11 b/g, 3.15 MP, 2048x1536 pixels, autofocus, VGA videocall camera, GPS SiRF Star III chipset, Standby: Up to 240 h, Talk-time: Up to 6 h)
asus_p750.jpg



Se se quiserem pronunciar, mais uma vez agradeço.

Obrigado por continuarem a dar as vossas sugestões.

Cumps.
 
Última edição:
Dividindo por dois grupos

PDA
Samsung i780 - Asus P750 - HP 614c --> Samsung i780 (o melhor PDA que podes comprar por menos de 300/400€)

PDA/Smartphone --> HTC S740

Para teres um HTC S740 com Touch, só mesmo um HTC Touch Pro, mas para o dobro do orçamento.
 
Opta por aquele que tiveres hipótese de experimentar, não é fácil encontrar o S740 em lojas físicas.

Cumps.
 
Para teres um HTC S740 com Touch, só mesmo um HTC Touch Pro, mas para o dobro do orçamento.

Mas esse HTC Touch Pro, além do preço, não possui o alfanumérico frontal (tal como o Tytn II). O modelo ideal para mim seria combinar o QWERTY, o alfanumérico (para ser mais prático na escrita de mensagens) e o touch (para navegação). O problema é que um modelo assim não existe :(.

Já agora, tendo em conta que possuis um S740, aproveito para te pedir para comentares esta crítica "Sobre o sistema de deslizamento do teclado qwerty (do S740), notei que os pontos de suporte não são suficientemente fortes para evitar a folga que podemos constatar na imagem"

post-173-1229192223.jpg


O meu medo em relação a muitos sliders é esse mesmo, que ganhe folga e por vezes fique sem mal se segurar, o que é irreversível e, dado que pretendo adquirir o equipamento por bastante tempo, é algo que me preocupa.

Cumps.
 
O telemóvel é relativamente recente (3 meses), até agora não vejo nenhuma folga causada pelo uso. Agora não sei se o telemóvel estará imune a folgas.

Apesar da análise do pocketpc estar muito boa, tens que ter atenção de que é um modelo de pré-produção e muitos dos erros encontrados foram corrigidos. Não encontro problemas de montagem até agora.

A versão que se encontra à venda tem uma superfície espelhada à frente que "atrai" muitas dedadas. Por trás, a tampa que cobre a bateria tem superfície em borracha, torna o manuseamento mais agradável.
 
Acabei de fazer uma pesquisa em várias lojas. O i780 está na *****. (299,90€) e no ***** (349€). O S740 está na ***** (399€) e ***** (399€).
Qualquer um destes valores é superior ao das lojas online. Assim sendo, logo que possa vou ao NorteShopping ou a Sta Catarina ver na ***** os modelos em questão.

De qualquer forma, se alguém tiver conhecimento destes modelos noutras lojas do Porto, agradeço.

Cumps.
 
Aproveito para por mais uma questão. É possível em algum dos modelos, utilizar net partilhada. Isto é, imaginemos que tenho o PC ligado à net através de um modem da TMN. É possível fazer partilha com algum dos modelos?

Se me poderem esclarecer, agradeço.

Cumps.
 
Acabo de vir do NorteShopping e tive com estes dois meninos na mão. Devo dizer que o S740 tem um design muito atraente. O i780 não preza tanto pela beleza, mas gostei de navegar no telemóvel.

Conclusão: ainda indeciso com maior inclinação para o samsung, pelo touch e pelo preço.
 
Back
Topo