1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda! temperatura do CPU estranha!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Akerfeldt, 29 de Janeiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1258)

1. Akerfeldt

Akerfeldt Power Member

No Prime95 v25.5 corro o Torture Test - In-Place Large FFTs com sistema em default:
    No o CoreTemp v0.96.1/Everest Ultimate Edition v4.20.1170 Trial Version os núcleos ficam a ~46ºC.

O problema: No Everest/Asus AI Suite/SpeedFan 4.33 há uma temperatura que diz apenas "Processador" (além das dos núcleos). Pelo que li (não sei se está correcto) esta temperatura é medida no die, onde se aplica a massa térmica. O problema é que ao fim de algum tempo (2hras/4hras/30min) passa de ~40ºC para ~80ºC apesar de no CoreTemp/Everest os núcleos continuarem a ~46ºC, suponho que seja erro não!? É que esta temperatura supostamente seria sempre inferior à dos núcleos.

Obgdo desde já! Cumps

2. Blaster

Blaster Power Member

O cooler esta bem instalado?

O cooler esta quente ao toque quando lhe tocas com um dedo?

3. Akerfeldt

Akerfeldt Power Member

Parece me estar bem instalado e a massa térmica é Artic Silver 5.
    Quando lhe toco não está muito quente, esta "morno". Mas se as temperaturas forem de facto ~45ªC não irei notar o cooler muito quente, ou não é bem assim?
    Hoje por exemplo estou a correr o prime95 desde das 10 hras e passados 30 minutos a temperatura "Processador" passou abruptamente de 40ºC para 81ºC e há alguns minutos atras passou abruptamente de 81ºC para 40ºC ... isto com as temperaturas dos núcleos sempre nos ~45ºC.

Cumps

4. Shumway

Shumway Power Member

Hmmm...se o sentes morno não é bom sinal.

A meu ver, remove o cooler, reaplica a pasta térmica correctamente (removendo bolsas de ar etc, resumidamente seguindo as instruções)

5. Akerfeldt

Akerfeldt Power Member

Em idle ja reparei que passado algum tempo passa abruptamente de ~25ºC para ~75ºC mas só a temperatura dp "Processador", os "Núcleos" ficam a temperaturas normais, um pouco abaixo dos 30ºC. Isto não é estranho? Não vos parece mais um erro de leitura que montagem errada do dissipador?

Fiz restart e a temperatura do "Processador" fica nos 25ºC de novo, ele arrefece tão rapidamente de 75ºC para 25ºC durante um restart?

O computador é novo e foi tdo montado na Globaldata, posso manda-lo para montarem o dissipador de novo, é melhor não lhe deitar eu as mãos não vá acontecer qqr problema entretanto...

Reparei agr que para a BIOS 0502 -> 1. Finetune CPU temperature detection algorithm
    eu não tenho esta última versão, talvez passe por ai a resolução deste problema.

Cumps

6. ohnigres

ohnigres Power Member

já me aconteceu o mesmo aqui

se tas com OC é normal, o que importa é o do coretemp..

cumps

7. aqui na escola onde eu frequento existe um problema muito sério e semelhante ao que se está a passar aqui. O problema é de software, usei o SpeedFan para ver as temp's dos computadores, mas estas são demasiado bizarras....
    existem 3 temperaturas acima dos 100º. Uma com 123º outra 140 e outra a 130.
    no entanto na bios as temp's estão por volta de 50º (o que é normal para o CPU que tem e o respectivo cooler)
    Por isso esse problema que tens poderá ser erro de software tb.

Partilhar esta Página