[AJUDA] Temperaturas da board M3A78-EMH HDMI

Totoro

Suspenso
Boas,

Como o título indica, precisava que alguém com uma board destas pudesse fazer um teste com o Speedfan ou Everest e colocasse aqui os resultados.

Já agora se tb tiverem uma GA-MA78GM-S2H e quiserem testar agradecia.

O problema é o seguinte, tenho uma Gigabyte igual à que referi, e na bios a temperatura está normalissima, mas correndo o Speedfan dá-me uma Temp3 de 79/82 ºC e quando uso o Everest e faço um stress test de 30 minutos sobe para 87 ºC.

Já andei por vários fóruns e parece que é uma "caracteristica" da board, tb li que essa Temp3 supostamente é o Northbridge.

O que quero é comparar as temperaturas da Gigabyte com as da Asus. Sei também que há uma board da ECS que tb usa este Chipset.


Obrigado desde já
 
Última edição:
actualiza a bios, isso pode ser um bug.
de qualquer maneira muda a massa termica e aperta bem o cooler.

cumps.
Eu li que várias pessoas têm o mesmo problema, acho que é mesmo característica da board, apenas queria comparar com a Asus com chipset igual.

Já mudei a massa térmica (Artic Silver 5) e coloquei de novo o cooler, mantém-se as temperaturas.

Os 79/80ºC não devem ser do CPU, talvez do NB, pois na BIOS dá-me 27/30ºC.

Cumps
 
Acabei agora de montar um sistema com uma Asus M3A78 EMH HDMI e um Athlon 4400+ X2 e tenho temperaturas de 73ºC em idle, só a olhar para a BIOS! :wow:



O cooler é o que vem com o CPU, e está bem montado.
Já verifiquei, instalei outra vez, troquei a pasta térmica e tudo, não há hipótese de ser do cooler.
Ao toque o CPU não parece estar a 73ºC, mas como a Mobo dá essa info, até assusta...

Já actualizei a BIOS da versão 802 para a última oficial da ASUS (902) mas ficou na mesma.


Alguém tem alguma dica?
 
Última edição:
qual é o vcore que esta na bios?
tens a opçao quiet fan activada?


Que eu tenha visto não tem opção para alterar o Vcore, por isso está default.
O que a bios lê é 1.328 V, como se vê no screenshot que pus no post anterior.

Já liguei e desliguei a Q-Fan, já liguei e desliguei o Cool 'n Quiet, mas as temps estão na mesma...
Aliás, agora de manhã (mais quente do que de madrugada) chegam aos 80ºC e o PC desliga-se sozinho...

Nunca tal me aconteceu...
E o cooler está bem montado, disso tenho a certeza...

Será que o cooler é fraco para o CPU (não devia, é o de origem) ou será que a Bios está a medir mal a temperatura?
É que ao toque o cooler está fresquinho, não deve passar dos 35ºC, mas não tenho aqui nenhum termómetro para ir lá testar...
 
Última edição:
Bem... em jeito de desespero voltei a tirar, voltei a pôr um niquinho de pasta térmica no meio do CPU, pousei o cooler e o CPU foi (finalmente) para uns mais frescos 38ºC.

Se me contassem eu não acreditava...
Já instalei dezenas de CPU's e nunca tal me tinha acontecido...
Enfim, há coisas do caraças!...

Está resolvido. :P
 
Bem, aproveitando a thread do gonçaloforte, alguem me sabe dizer quais se é normal o Cooler do NorthBridge estar sempre muito quentinho? :P

Thanks
 
Eu acabei por desistir da minha GA-MA78GM-S2H.
Tive-a deste Abril até Outubro sempre com temperaturas extremas, até que por necessidade tive de apertar um bocado com o processamento de dados e a board não aguentava.

Conclusão, enviei-a para RMA e vou troca-la por uma M3A78 da Asus.

Nunca devia ter deixado de optar por mobo ASUS.
 
Back
Topo