[Ajuda] Temperaturas no meu PC

KiNtAr0

Power Member
boa noite pessoal!!

eu montei a minha makina à cerca de 2 semanas com as seguintes caracteristicas:
MoBo Asus M2N-32SLI Wireless Edition;
Processador AMD 64bits X2 4000+
Cooler Thermaltake TMG A1 CL-P0371
Discos SATAII de 160Gb e 320Gb
Grafica Nvidia 6800GT 256Mb

tenho instalado o Vista... e tenho reparado q as temperaturas andam um bocadinho elevadas
por exemplo na bios aparece-me q a MoBo está a 45ºC e o processador a 44ºC
dps de começar a mexer no Vista, abro o Everest para monitorizar as temperaturas e deparo-me com temperaturas na ordem dos 60ºC para a MoBo e 54ºC para o processador!! :(

de notar q tenho a makina bem montada, limpa (pois ainda só a tenho montada à 2 semanas) e bem arejada (a tampa está aberta e os fios todos bem acomodados para circular bem o ar)!!
tenho tb 2 fan's de 12cm q vinham incluidas na caixa à frente e atras, tenho um fan q vem incluido na fonte de alimentação a mandar ar para a MoBo, e tenho um extractor de calor!!
no entanto, para mim, as temperaturas já estao num grau alarmante!! :(

alguma dica q me possam ajudar?
 
Boas,

Não te terás enganado quanto á ventoinha da fonte? É que geralmente as fontes extraem o ar, e que extractor de calor é esse?

Cumps.

Edit: Se puderes tira umas fotos ao interior do pc e coloca aqui, nem que seja com a camera de tlmv.
 
Isso realmente esta elevado para stock cooling sem overclock. A tua versão de processador é a EE 65w? Funciona 1.25v.?
Tenho um am2 x2 4200+ 65w , tenho um cooler Scythe Ninja Plus , 1,5Vcore @2700mhz e o gajo fica-me 54-56 em full . Em idle 38º.

De qq forma eu creio que no teu processador ate 60º ele aguenta bem dps disso é que ja acho demasiado. Mas sem duvida que te aconselho a rever algumas coisas como:

1- update bios que possa trazer alguma revisao a leitura de temps
2- tirar cooler ca pa fora e meter pasta termica como deve ser arctic silver 5 ou arctic mx1


Quanto aos chips na minha abit kn9s está a 31º em idle e já com mais voltagem que a de origem.
 
MinisterOfSound e Warlord têm razao! a fonte esta a extrair o ar para fora! :lol:
como metia a mao para sentir o ar, pensei q ela mandasse o ar para dentro! afinal é ao contrario!

o extractor de calor que coloquei é um destes: http://www.vobis.pt/2809932_496.gif.image?size=240x200&TV=0&sku=02809932

v0rlon o meu processador é um EE 65w e sim funciona a 1.25v!

pelo q me deu a entender o problema poderá estar mesmo num bug? da bios!
tenho a versao mais actualizada da bios e nela tem umas opções para controlar a velocidade dos fan's/cooler (q por defeito está em Performance - o q significa q têm de estar smp em alta rotação para melhor arrefecimento do sistema).

o q eu reparei foi que smp q faço um restart ao sistema, ouço os fan's e o cooler a rodarem mais rapido, e ao entrar na bios ela apresenta-me smp valores na casa dos 35/40ºC para processador e board!
qd a maquina vai a entrar no SO ouço os fan's e o cooler a baixarem a velocidade, provocando desta forma o aumento das temperaturas!

no entanto ja reportei estes problemas para o Suporte Técnico da Asus...
falta agora receber resposta para saber onde realmente reside o problema!!
 
o q eu reparei foi que smp q faço um restart ao sistema, ouço os fan's e o cooler a rodarem mais rapido, e ao entrar na bios ela apresenta-me smp valores na casa dos 35/40ºC para processador e board!
qd a maquina vai a entrar no SO ouço os fan's e o cooler a baixarem a velocidade, provocando desta forma o aumento das temperaturas!

Isso é normal pois, caso não tenhas controlador de fan's, o que controla as fan's é o próprio SO.

Como quando tás na BIOS, ou até durante o POST, o SO não está a fazer nada pois não iniciou, as fan's trabalham à velocidade máxima.

Quando entram no SO, o sistema baixa-lhes a velocidade porque não há necessidade de estarem no máximo.
 
Boas,

Kintaro se puderes vao ao teu perfil e preenche os campos do teu hardware para vermos em MySystem qual é o teu PC e te podermos ajudar melhor, se puderes diz aí que caixa tens.

Cumps.

EDIT: VAI AO TEU PERFIL E ACTIVA ISTO:

Sistema
Deseja mostrar a outros membros as especificações do seu sistema? Por defeito a opção é (Não). Esta informação será mostrada num menu ao lado dos seus tópicos para que outros membros o possam ver. Adicione as especificações nos campos abaixo. Apenas os campos preenchidos serão mostrados. YES
 
Última edição:
Only*Me eu n axo q seja normal! Visto q esta configurado na BIOS para os fan's estares a rodar a alta velocidade, o SO n deveria influenciar o q está configurado na BIOS!!


MinisterOfSound já fiz o q disseste... mas n aparece :S
de qq das maneiras, aqui segue a configuração completa do meu PC:

Caixa - Triton BlackGIGABYTE (http://www.vobis.pt/ProductDetail.aspx?pid=03638108&oid=4|31&c=)
MoBo - Asus M2N32-SLI DELUXE/WIFI-AP nForce 590 SLI SKAM2 (http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=101&l3=300&l4=0&model=1163&modelmenu=2)
Processador - AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4000+ Box 65W SKAM2 (http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=50)
Cooler - Thermaltake TMG A1 CL-P0371 (http://www.thermaltake.com/product/Cooler/TMG/CL-P0371/cl-p0371.asp)
RAM - G.Skill 2x1024MB F2-6400CL4D-2GBHK (http://www.gskill.com/indexen.html)
Grafica - Leadtek Nvidia Geforce 6800GT 256Mb (http://www.leadtek.com/eng/3d_graphic/overview.asp?lineid=1&pronameid=187)
Discos - Maxtor 160Gb SATAII e Seagate 320Gb SATAII

todas as dicas/ajuda é bem vinda!!
obrigado :)
 
durante a instalação dos drivers instalaste o CoolnQuite driver e o CoolnQuiet application? Se sim é por isso que o software te baixa a rotação da ventoinha. Se pudesses colocar pics da da secção da BIOS onde aparecem as opções de monitorização das ventoinhas ajudava.

Cumps
 
qd tinha o Vista n instalei nada disso!
e ontem qd instalei novamente o XP, nao instalei o CoolnQuiet e tinha desactivado na bios tb a opçao de CoolnQuiet. Dps até acabei por instalar mas os efeitos foram sempre os mesmos!
ou seja, cada vez q a maquina vai a entrar no SO as fan's e o cooler baixam a velocidade :(

A secção da BIOS onde aparecem as opções de monitorização das ventoinhas é igual a esta por defeito:
http://www.hdd.com.pt/images/210761bios.JPG

n é a actual do meu PC pois n tou em casa, mas as opções sao essas descritas!

Cumps
 
Depois vê se nas opções de controle das ventoinhas se não aparece a opção Full Duty Cycle, na minha é esta a opção para estarem sempre a 100%. Também não instalaste o AMD Processor Driver?

Cumps.
 
a minha bios n tem essa opção Full Duty Cycle

n tenho a certeza se instalei o AMD processor driver... mas acho q sim!!
achas q influencia se estiver instalado ou n instalado?
 
Sim, se o driver do Processador estiver instalado o S.O. irá tomar partido das funções de desempenho/consumo energético reduzindo o FSB quando não faz falta e consequentemente a rotação da ventoinha.

Cumps.

EDIT: "pois... o mais estranho é q mesmo quando o windows está a ser instalado, chega a uma parte em q se ouve as fan's e o cooler a baixarem a velocidade... :(" <- Nesse caso creio que a tua board ainda está a fazer a gestão do desempenho do CPU/rotações das ventoinhas. Vê que mais opções tens e depois posta aqui, se nada mais funcionar é bug da Motherboard.
 
Última edição:
pois... o mais estranho é q mesmo quando o windows está a ser instalado (já incluem os drivers mais recentes), chega a uma parte em q se ouve as fan's e o cooler a baixarem a velocidade... :(
 
pois... o mais estranho é q mesmo quando o windows está a ser instalado (já incluem os drivers mais recentes), chega a uma parte em q se ouve as fan's e o cooler a baixarem a velocidade... :(


O que tens que fazer é desligar o FAn EQ na bios ou entao configurar melhor. Ele deve estar a disparar as ventoinhas no max a uma temperatura elevada. Como tal tens que ir a bios configurar a temperatura a que vao funcionar a 100% e baixar tb a temperature tolerance.

Acho q é isso.
 
obrigado pela ajuda de todos! mas ainda n consegui fazer mais testes... e a resposta dos "técnicos da asus?" foi bastante incompetente!! :( foi só um copy / paste de umas info's q estavam no site!! espero agora receber uma resposta mais competente pois reclamei com eles!

no entanto gostava de saber da vossa opiniao sobre:

se eu comprar um controlador de fan's, axam q isso me resolverá o problema?
consigo ligar os fan's e o cooler do processador tudo nesse controlador de fan's?

se souberem um q seja mm bom para o efeito, por favor indiquem ta?

cumps :)
 
obrigado pela ajuda de todos! mas ainda n consegui fazer mais testes... e a resposta dos "técnicos da asus?" foi bastante incompetente!! :( foi só um copy / paste de umas info's q estavam no site!! espero agora receber uma resposta mais competente pois reclamei com eles!

no entanto gostava de saber da vossa opiniao sobre:

se eu comprar um controlador de fan's, axam q isso me resolverá o problema?
consigo ligar os fan's e o cooler do processador tudo nesse controlador de fan's?

se souberem um q seja mm bom para o efeito, por favor indiquem ta?

cumps :)


Sim basta comprar um controlador que permita controlar o numero de ventoinhas q pretendes ou até mais. Em termos de marcas desses produtos nao estou mto por dentro mas pesquisa nos nossos classificados acho ha por la algumas coisas q te podem interessar.
 
tens duas ventoinhas? uma que manda ar pa dentro e outra que tira pa fora?
é que se não tiveres acumula pó, o que aumenta a temperatura do pc.
 
Back
Topo