[Ajuda] Temperaturas

kkaiten

Power Member
Queria monitorizar as temperaturas do meu CPU, GPU, temperatura da caixa e Disco Rígido e para isso saquei o SpeedFan o problema é que só detecta o sensor do HD. Ha maneira de fazer com que ele detecte todos os outros sensores? Thanks
 
Última edição:
Isso tem a ver com o controlador de sensores da board...que nesse caso pode não estar a ser detectado, visto que a tua board não é muito comum.
Se não reconhecer penso que não há nenhuma maneira de alterar...só com um update para esse mesmo controlador

Tenta com o Everest...pode ser que tenha suporte para mais controladores.

;)
 
Thanks Jonybat, o everest resultou :p 51º de CPU e 32º disco rígido são boas as temps? :) Não consigo é monitorizar a temperatura da board ( qual é a temperatura normal de uma btw? )

EDIT: Ok as temps do CPU subiram pra 60º quando comecei a jogar o.o ( cpu core 1: 51º ; cpu core 2: 46º ; cpu core 3: 50º ; cpu core 4: 46º ) isto é mau?
 
Última edição:
As temperaturas estão normais...;)

O máximo recomendado desse CPU é por volta dos 70º...os discos é por volta dos 50º e a board deve andar por volta dos 50º também...Isto tudo temperaturas máximas. É óbvio que qualquer temperatura acima dessas não implica directamente que o componente fique danificado...mas aumenta o desgaste do mesmo.

;)
 
Ty Jony ;p uhm eu não faço a minima ideia do que é o ICH e o MCH mas deve ter a ver com a board penso eu.
Quando fui às temps da bios para verificar a veracidade das temps dadas pelo everest lá dizia-me que o MCH e o ICH estavam por volta dos 70º :x é normal ou mau sinal?

EDIT: Não quero tar a ser muito chato mas acho que as temperaturas do meu Q6600 estão demasiado altas.. andei a procurar por aí e toda a gente diz que este estabiliza nos 37º - 40º em iddle e o meu a 51º e quando jogo 61º (diga-se que a temp máxima aconselhada para o Q6600 são ~62.22º) o computador é novo não faço a minima ideia se foi colocada pasta térmica, o cooler é stock e não overclockei nada (até pq n sei x))
 
Última edição:
Ty Jony ;p uhm eu não faço a minima ideia do que é o ICH e o MCH mas deve ter a ver com a board penso eu.
Quando fui às temps da bios para verificar a veracidade das temps dadas pelo everest lá dizia-me que o MCH e o ICH estavam por volta dos 70º :x é normal ou mau sinal?

EDIT: Não quero tar a ser muito chato mas acho que as temperaturas do meu Q6600 estão demasiado altas.. andei a procurar por aí e toda a gente diz que este estabiliza nos 37º - 40º em iddle e o meu a 51º e quando jogo 61º (diga-se que a temp máxima aconselhada para o Q6600 são ~62.22º) o computador é novo não faço a minima ideia se foi colocada pasta térmica, o cooler é stock e não overclockei nada (até pq n sei x))

se calhar tens um B3....
 
Ty Jony ;p uhm eu não faço a minima ideia do que é o ICH e o MCH mas deve ter a ver com a board penso eu.
Quando fui às temps da bios para verificar a veracidade das temps dadas pelo everest lá dizia-me que o MCH e o ICH estavam por volta dos 70º :x é normal ou mau sinal?

EDIT: Não quero tar a ser muito chato mas acho que as temperaturas do meu Q6600 estão demasiado altas.. andei a procurar por aí e toda a gente diz que este estabiliza nos 37º - 40º em iddle e o meu a 51º e quando jogo 61º (diga-se que a temp máxima aconselhada para o Q6600 são ~62.22º) o computador é novo não faço a minima ideia se foi colocada pasta térmica, o cooler é stock e não overclockei nada (até pq n sei x))
O MCH é o Northbridge ou Chipset...o ICH é o Southbridge
...e acho muito estranho eles estarem a 70º...acho que eles não aguentam até tais temperaturas.

Eu disse que as temperaturas são normais...normais no sentido de não preocupantes...até porque, tal como o ||Red_Evil|| disse, tu aqui no fórum deves encontrar maioritariamente Q6600 G0...e o teu deve ser um B3, que é uma revisão anterior...é um bocadinho mais quente.

Outra coisa é a ventilação da caixa...essa configuração parece ser de um computador "já feito", portanto a caixa não deve ser grande coisa em termos de ventilação. Não sei se a podes abrir ou não, isso depende de loja para loja, mas vê se tem um selo atrás que se estrague ao abrir a caixa. Se puderes abrir, verifica quantas ventoinhas tem na frente e atrás e se todas funcionam. Podes verificar também se esses 70º são reais (verificar entende-se pelo toque dos dedos :D). Na tua board, o MCH é o bloco de alumínio maior e o ICH é o pequenino ao pé das portas SATA.

;)
 
Última edição:
O computador foi montado por peças posso abri-lo à vontade ;p tem 1 fan atrás e uma a frente do HD (não consigo ver se é uma ou duas porque tem o disco rigido a tapar mas penso que seja uma) :x fora estas tenho a do stock do processador :x a minha fonte não é grande coisa, é uma de 350w que nem marca tem acho :f vou ver se compro um cooler pro quad e uma fonte.. quanto ao ser B3 é uma revisão muito pior em relação às outras?
A caixa é uma Tsunami da JP Sá Couto que não deve ter ventilação nenhuma mesmo, bastante vulgar. :x
 
A diferença entre as duas versões deve ser no máximo 10º...mas com o stock, a diferença deve andar pelos 5º ou menos...

Esses 70º no MCH é que eu recomendava veres...porque isso se for verdade é preocupante

;)
 
Eu tou agora a correr o Burn-In do SiSoft Sandra para ver a estabilidade do PC processador no máximo todos os cores a dar-lhe e n passou dos 71º :x n sei se é bom ou não, quando acabar o Burn-In vou então "tocar" no south e no north bridge para ver se estão mesmo a 70º x) ( vou ficar sem mão? :||||| )
 
Sou meio besta só pode x| abri o PC para ver lá como estava o north e o southbridge e reparei que uma fan n tava ligada por mau contacto, arranjei aquilo e a temperatura do CPU baixou significativamente, cerca de 44º em Iddle e 56º no jogo (World of Warcraft eheh ;p) quanto ao northbridge não está muito quente praí a mesma temperatura que agua morna ou até menos o south é que já está mais quentinho, não chega a queimar o dedo, é normal? :|
Com um cooler decente tipo Thermalright Ultima-90 e uma LC Titan 550w isto vai baixar ainda mais? ^^
 
Então pronto...essas temperaturas estão completamente normais...

Não vale a pena arranjares um cooler para ele, a não ser que queiras fazer OC...ou ter só por ter :D
E sim...elas baixam...mas no máximo são uns 15º, e a caixa também tem que ter uma boa ventilação...

;)
 
Não me importava de overclockar um bocado quando tivesse a certeza do que estar a fazer e se aumenta a performance ainda melhor!
Overclockado aguenta estável 24/7 ligado ? O que faço neste PC é jogar entre outras coisas do dia a dia e está sempre ligado, o meu antigo chegou a ter um uptime de mais de 3 meses :x Se overclockado fizer o mesmo mas aumentando a performance e não desgastando a máquina melhor ainda :p
 
Atenção que o máximo recomendado para os B3 são cerca de 62º. Nos G0 cerca de 72º.

Uma boa fonte e um bom cooler são, na minha opinião, obrigatórios mesmo que não se faça OC. O sistema agradece e os ouvidos também.

Se a caixa for a que estou a pensar é completamente tapada à frente. Leva uma fan de 80 junto aos discos e uma de 92 atrás. Não é, definitivamente, uma boa caixa no que toca a air-flow.

Já tive uma caixa dessas (e também já tive um grelhador B3).

A correr prime (para medir a temperatura em load os jogos não são fiáveis) e sem oc, chegava facilmente aos 65º (isto com um Big Typhoon VX).

Logo, e se tiveres algum para gastar, deverias comprar um bom cooler, uma boa fonte, e se não quiseres mudar de caixa, comprar uma fan de 80 e outra de 92 com alguma qualidade (noiseblocker por ex.).
 
Atenção que o máximo recomendado para os B3 são cerca de 62º. Nos G0 cerca de 72º.

Uma boa fonte e um bom cooler são, na minha opinião, obrigatórios mesmo que não se faça OC. O sistema agradece e os ouvidos também.

Se a caixa for a que estou a pensar é completamente tapada à frente. Leva uma fan de 80 junto aos discos e uma de 92 atrás. Não é, definitivamente, uma boa caixa no que toca a air-flow.

Já tive uma caixa dessas (e também já tive um grelhador B3).

A correr prime (para medir a temperatura em load os jogos não são fiáveis) e sem oc, chegava facilmente aos 65º (isto com um Big Typhoon VX).

Logo, e se tiveres algum para gastar, deverias comprar um bom cooler, uma boa fonte, e se não quiseres mudar de caixa, comprar uma fan de 80 e outra de 92 com alguma qualidade (noiseblocker por ex.).

Sim, a caixa é essa ;p e eu estou a pensar em começar a juntar para um cooler fonte e caixa :p
Thermalright Ultima-90
LC Titan 550w
Nox Coolbay (Window)

Que achas?
 
Sim, a caixa é essa ;p e eu estou a pensar em começar a juntar para um cooler fonte e caixa :p
Thermalright Ultima-90
LC Titan 550w
Nox Coolbay (Window)

Que achas?

Acho muito bem.
A caixa e a fonte têm uma excelente relação qualidade/preço e o cooler é dos melhores. A julgar pelas reviews não perde grande coisa para o seu big brother.
 
Só vem mesmo o cooler sim...

As fans com melhor qualidade/preço que andam aí são as Noiseblocker da série Blacksilent...para esse cooler, as recomendadas são umas de 92mm...por isso a opção será uma XE1 ou XE2.

;)
 
Também dá para colocar uma de 120. Se optares por uma de 90 a XE2 é melhor (mas um pouco mais ruidosa). Se colocares uma de 120, parece-me que a XL2 é a melhor opção. Existem agora as SX2, mas custam quase 4x mais.
 
Back
Topo