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Ajuda teórica sobre um jogo?

Discussão em 'Programação' iniciada por Psyko_Bones, 9 de Março de 2005. (Respostas: 4; Visualizações: 1140)

  1. Psyko_Bones

    Psyko_Bones Power Member

    Boas!

    Alguém sabe como é que funciona a parte dos jogos, daqueles tipo elifoot. Isto é quando um gajo põem para fazer um jogo contra outra equipa, como é que surgem os golos, as faltas, as lesões,etc...

    Eu não quero que me digam o código todo.

    O que eu quero é a parte teórica sobre isso. Como é que isso se faz. Qual é a lógica.
     
  2. FELiYCORA

    FELiYCORA 1st Folding then Sex

    uma vez eu e um colega meu pensamos num jogo pra Ti83 desse tipo. consistia na calculadora gerar nºs a sorte (random) e se acertasse num numero definido era golo. isto depois podiamos ter alargado para mais probabilidades dependendo das qualidades da equipa, tactica, etc. mas o esquema dos nºs aleatorios acho que funciona bem.

    ja o elifoot n sei como funciona
     
  3. nothing

    nothing Power Member

    Para tudo funcionar bem tens de escolher muito bem os atributos dos jogadores e da equipa.

    Por exemplo, a nível de lesões pode ser algo do género:
    - O jogador com a bola tem uma propensão a lesões de x. O jogador que lhe vai tentar tirar a bola tem uma agressividade maior ou então um nível de tackle inferior o que potencia a lesão. Claro que também podes juntar à festa o nível fisíco do jogador, se estiver em baixo de forma está mais propenso a lesões, etc, etc. E podes também juntar a isto um número aleatório tipo 'Sorte' para dar um pouco de realidade à situação. Senão se for tudo muito matemático irão acontecer coisas chatas como um jogador com alta propensão a lesão lesiona-se sempre, ou um jogador mau a defender ou mais agressivo lesiona sempre.

    As faltas funcionam basicamente do mesmo modo. Se o jogador que defende for mau a defender terá mais propensão a cometer faltas.

    Basicamente é só lógica a funcionar. Convém mesmo é utilizar um multiplicador que altere, na jogada, as capacidades individuais do jogador de modo a que um Ricardo Carvalho não tire sempre a bola ao adversário ou a que um Ronaldinho não passe sempre pelo adversário.
     
  4. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Acho que ele estava a falar em termos de lógica de programação, sendo assim:
    Nota: Nunca joguei Elifoot.
    Parece-me que tens que implementar algum tipo de AI (inteligência artificial) nos teus jogos.
    Não é um tópico que eu esteja muito por dentro, apenas tenho umas noções muito gerais.
    Aqui ficam alguns sites que encontrei que falam sobre o assunto:
    http://www.ai-junkie.com/books/toc_pgaibe.html
    http://www.gameai.com/ai.html
    http://www.aiwisdom.com/
    http://www-cs-students.stanford.edu/~amitp/gameprog.html
    http://www.gammax.net/aiforge/
    http://ai-depot.com/

    Há muitos mais se procurares.
    Talvez a melhor maneira de começares é leres umas coisas por ai na internet só para te familializares com os conceitos depois, talvez o melhor seja comprares um livro com exemplos e tal. Não te sei recomendar nenhum, mas talvez os reviews na amazon te ajudem.
     
  5. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Podes tambem consultar os links do forum na parte do gamedev para obteres mais info sobre o assunto.
     

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