Ajuda - "Tirar partido Windows XP" - nlite, Apps, tweaks, etc

bluei16_

Banido
Boas a todos,

O meu pc vai levar um format já amanhã e como tal estou cheio de dúvidas. Acho que se podia aproveitar esta thread para condensar o máximo de info útil para quem, como eu, quer instalar o windows xp e tirar o melhor partido deste.

Fica uma lista de perguntas:

- 32 ou 64bits? Os drivers têm que ser 64bit na versão XP x64? Existem ainda drivers difíceis de arranjar? (tipo routers nTech, placas pinnacle, wacom volito's, comandos tipo playstation, etc). E programas? Já existem bastantes a 64bits? Para edição de imagem, video, usar conteudos multimedia, antivirus, etc?

- O nlite é um pouco complicado de usar (muito profundo). Alguém tem dicas sobre o que fazer/não fazer?

- Qual a maneira mais fácil de customizar o windows muito bonitinho, com aquelas docks tipo OSX, aqueles music players com artwork no desktop e icones/skins/etc?

- Tenho dois discos (físicos). Se instalar programas/jogos num disco e o windows noutro aumento a performance do sistema?

- Que outras formas tenho de aumentar a performance do sistema? Não gosto nada de ter aqueles programinhas todos optimizadores a correr sempre, ali na tray. Quais os programas mais aconselhados e com que frequência usar?

- Tweaks do próprio windows?

- Antispyware é importante? Nunca usei e penso nunca ter tido problemas. Tenho cuidado com os sítios por onde navego e não aceito nada à toa.


Obrigado desde já pela vossa participação :)
 
Última edição:
- 32 ou 64bits? Os drivers têm que ser 64bit na versão XP x64? Existem ainda drivers difíceis de arranjar? (tipo routers nTech, placas pinnacle, wacom volito's, comandos tipo playstation, etc). E programas? Já existem bastantes a 64bits? Para edição de imagem, video, usar conteudos multimedia, antivirus, etc?

32-bit para o XP, o XP64 *ainda* tem problemas de drivers e software, além de não ter vantagens a nível de performance. Teoricamente consegues aproveitar mais ram no XP64.

- O nlite é um pouco complicado de usar (muito profundo). Alguém tem dicas sobre o que fazer/não fazer?

Errm, isto não dá para resumir, mas brinca com as opções, e não mexas naquilo que não sabes o que é, que não deves ter problemas. :)

- Qual a maneira mais fácil de costumizar o windows muito bonitinho, com aquelas docks tipo OSX, aqueles music players com artwork no desktop e icones/skins/etc?

Eu uso tudo desligado, mas podes experimentar o Object Desktop ou o Windows Blinds.

- Tenho dois discos (físicos). Se instalar programas/jogos num disco e o windows noutro aumento a performance do sistema?

Errmm.. há muita coisa que se pode dizer acerca disto mas resumidamente: é bom teres uma partição só para Windows e programas que têm que ser sempre instalados quando formatas. Na outra partição podes deixar os jogos, alguns programas que não requerem reinstalação, como utorrent, emule, Opera, etc, séries, filmes.. até te aumenta a performance do sistema ter o disco dividido em 2.

- Que outras formas tenho de aumentar a performance do sistema? Não gosto nada de ter aqueles programinhas todos optimizadores a correr sempre, ali na tray. Quais os programas mais aconselhados e com que frequência usar?

Esses programas "optimizadores" acabam por ser desoptimizadores. Desliga umas cenas no nlite, corre o Tweaknow depois de instalares o Windows, desliga serviços desnecessários, etc.. mais uma vez, isto dava um tópico enorme de tweaks, mas já existem muitos tópicos a falar disto neste fórum, e espalhados pela net em geral.. não é uma coisa que aprendas de um momento para o outro porque cada um de nós faz a personalização à sua maneira, por isso é algo que vais ter que ir aprendendo com tempo e paciência. À medida que tiveres necessidade, vais descobrir essas coisas :)

- Tweaks do próprio windows?

Ver resposta acima.

- Antispyware é importante? Nunca usei e penso nunca ter tido problemas. Tenho cuidado com os sítios por onde navego e não aceito nada à toa.

Eu não uso firewall de software, antivirus e antispyware. Há quem diga que sou doido, mas eu não sou propriamente leigo, e sei o que estou a fazer. Senso comum é importante. ;) Isso e um browser decente, por isso se ainda não o fizeste, muda para o Opera ou o Firefox (de preferência o Opera :P), que evitarás muitos problemas de spyware. Não visites sites duvidosos, etc, etc.. podes instalar um antispyware, mas só para correr ocasionalmente, não instales um que esteja sempre a correr, não vale a pena desperdiçar recursos.
 
- Qual a maneira mais fácil de costumizar o windows muito bonitinho, com aquelas docks tipo OSX, aqueles music players com artwork no desktop e icones/skins/etc?

Eu uso tudo desligado, mas podes experimentar o Object Desktop ou o Windows Blinds.

Não dá para icones nem para por o player costumizado lol

- Tenho dois discos (físicos). Se instalar programas/jogos num disco e o windows noutro aumento a performance do sistema?

Errmm.. há muita coisa que se pode dizer acerca disto mas resumidamente: é bom teres uma partição só para Windows e programas que têm que ser sempre instalados quando formatas. Na outra partição podes deixar os jogos, alguns programas que não requerem reinstalação, como utorrent, emule, Opera, etc, séries, filmes.. até te aumenta a performance do sistema ter o disco dividido em 2.

A pergunta não é sobre ter o disco dividido em dois.. é sobre ter dois discos...

Obrigado pelas respostas
 
Última edição:
Back
Topo