1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda]Ubuntu 8.10

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Zirkobvisk, 12 de Janeiro de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1126)

1. Zirkobvisk

Zirkobvisk What is folding?

Bem queria iniciar-me no mundo dos SOs open source e então mandei vir o Ubuntu 8.10 Desktop edition e umas semanas depois lá chegou o CD com uns autocolantes.
    Instalei o ubuntu tudo muito bem, mas depois quando chega a fase de carregar o ambiente de trabalho pufs aparece ecrã negro com uns riscos brancos.
    Fui pesquisar e a fonte desse problema e a imcompatibilidade da minha placa gráfica (VIA CHROME9 HC IGP) com o SO.
    Agora gostava de saber se existe algum modo de resolver este problema de imcompatibilidade. E já agora gostava de saber, caso não seja possivel instalar o Ubuntu, qual o melhor distro para iniciar-me neste mundo? e que dê num amilo pro v3515 das e-escolas.

EDIT:
    VIA Chrome9 HC IGP
    North Bridge: VIA VN896
    South Bridge: VIA VT8237A

O pessoal do apoio técnico da faculdade também não consegue resolver o problema.
    Queria drives para opensuse e/ou ubuntu.
    E como instalar isto.

Obrigado.

Última edição: 13 de Março de 2009
  2. silvino

silvino Power Member

Olá,

Excelente escolha para iniciares, pelo menos tens aptitude. O erro de que me falas parece ter solução,

http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-504849.html

"It is not Ubuntu's fault that VIA's (or my) instructions are cursory, so:
    - be patient
    - persist
    - read the Fancy manual"

3. Pedro82

Pedro82 Power Member

Peço desculpa por invadir este tópico, mas tenho um problema algo semelhante:

Instalei a última versão do Ubuntu (8.10) num computador já antigo. Correu tudo 5 estrelas e até fiquei surpreendido como a pen wireless foi reconhecida pelo Ubuntu automaticamente! (no Windows tinha que instalar drivers manualmente).

Acontece que depois da instalação surgiu um aviso a dizer que tinha 200 e tal updates para fazer e eu aceitei. Houve dois que falharam, mas o sistema lá reniciou. O que passou a acontecer é que enta tudo normalmente, tenho ecrã de login e tudo, só que quando vai carregar o ambiente de trabalho, fica-se por ai, ou seja, aparece o fundo do ambiente de trabalho e nada mais!

Já fiz umas pesquisas pela net e não encontrei nada! Alguém que me possa ajudar, já que estou a (re)entrar com o pé esquerdo no linux:sad:

PS: Formatei o sistema e após s updates voltou a acontecer o mesmo, será que vou ter mesmo que desistir dos updates?

4. silvino

silvino Power Member

Olá.

Elá, pessoal do Ubuntu, isso anda mau :D... No caso do ambiente de trabalho, experimenta na consola de sistema correr o aptitude, verifica se apresenta soluções para o problema. No entanto eu tentava a la brute,

$sudo aptitude update
    $sudo aptitude upgrade

se alterar alguma coisa, tenta de novo entrar no ambiente de trabalho, se não,

$sudo aptitude install gnome

se o problema continuar, diz, experimentamos algo mais exótico ,,,

Até já
    Silvino

5. silvino

silvino Power Member

Olá,

Não tenho ubuntu, nunca experimentei, nem quero,,, sinceramente nem sei para que existe, já que é um fork do debian. Para aqueles que vierem com a treta de que é mais simples, este post pode servir como fundamento loool.

Instalei a semana passada o Debian Lenny num portatil, foi ao estilo do M$, seguinte, seguinte... e voila... A pessoa em causa nunca tinha mexido em *Linux's, unica observação a fazer é que o menu iniciar está no canto superior esquerdo e se chama Aplicações. De resto para meu bem :) , ainda não recebi mais noticias negativas, está tudo bem...

Visto estarem no ponto 0, não querem dar uma oportunidade ao Lenny ? Está no estado "congelado" apenas correcções de erros,,,

Abraço
    Silvino

6. Zirkobvisk

Bem vou então experimentar o debian lenny parece a ser muito engraçado.

7. Pedro82

Pedro82 Power Member

Viva! Fiz todos os passos indicados, mas o problema manteve-se :005: Aquilo dá um erro qualquer de falha do ifstream (?) mas faz a reinstalação aparentemente sem erros, só que depois não funciona. Se fizer CTRL+ALT F1, F2 etc consigo entrar em modo de comandos (Bash), mas em F7, ou seja a parte gráfica, só me dá o fundo do ambiente de trabalho e o cursor do rato.

Se me puderem dar mais uma ajuda.

Depois deixa a tua experiência acerca do Lenny, pode ser que mude para esse, mas agora também queria por o Ubuntu a funcionar!

8. Zirkobvisk

Estive a ver melhor e vou para o opensuse 11.1 porque e o mais leve e muito user friendly.
    Depois posto feedback. Mas se me der na telha ainda queimo uma duzia de DVD com todos os distros de GNU/LINUX e vou experimentando um-a-um, visto que virtual machine na minha maquina nunca mais saí do sítio.

9. Pedro82

Pedro82 Power Member

Isso é que era de valor! Um verdadeiro serviço público! Se puderes fazer uma pequena recessão de prós e contras de cada uma delas, eras um Homem!!!:x2:

10. silvino

silvino Power Member

Podes dizer qual o driver que estas a utilizar ?

http://lugge.wikidot.com/fujitsu-amilo-pro-v3515

No opensuse,,,
    http://forums.opensuse.org/hardware/laptop/399901-driver-via-chipset-laptop.html
    aproposito
    http://en.opensuse.org/VIA#Activate_MPEG2_and_3D_hardware_acceleration

Qualquer uma delas terás de utilizar o driver VESA, exemplo de configuração do xorg,

$sudo vim /etc/X11/xorg.conf

Section "Device"
    Identifier "?"
    Driver "vesa"
    BusID "PCI:1:0:0"
    EndSection

Section "Screen"
    Identifier "Default Screen"
    Device "?"
    Monitor "?"
    DefaultDepth 16
    SubSection "Display"
    Depth 16
    Modes "800x600"
    EndSubSection
    EndSection

:wq

Última edição: 15 de Janeiro de 2009
  11. firedrops

firedrops Power Member

o mais leve? sempre tive a impressão contrária. alías, opensuse nunca pretendeu ser um hino ao minimalismo e leveza

12. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

és tu e muita gente que quer drivers da via ...
    OU usas vesa e vai dando em 2D
    ou podes arriscas nestes pacotes (synaptic)
    onde xserver-xorg-video-openchrome deve ser o melhorzito...

Depois é mudar o driver (conforme a distro).

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Usas então a versão alternate, e no fim da instalação como disto antes, mete o driver vesa ou um desses 2, conforme indicado #11.

Partilhar esta Página